O universo em um clique

Guardiões da Internet entrarão em ação, no caso de um cyberataque

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 22.08.2010 as 21:10

Share

Parece até uma “Sociedade do Anel” (de “O Senhor dos Anéis”, de J.R.R Tolkien), mas, se a Internet, algum dia, sofrer algum ataque pesado, sete pessoas portadoras de “chaves” irão se reunir para reestruturá-la.

As chaves não restauram, automaticamente, a Internet, mas sim ativam um protocolo de segurança que poderá fazer isso. Para isso pelo menos cinco dos sete “portadores das chaves” devem se reunir em um centro de dados seguro localizado nos Estados Unidos, conhecido como Domain Name System Security Extensions (DNSSEC).

Sete pessoas foram escolhidas para que nenhuma organização ou pessoa tenha o controle completo sobre a reestruturação da Internet. A identidade delas é, obviamente, desconhecida.

Uma ótima trama para um “Senhor da Web”, um romance que, em vez de ser ambientado em um mundo imaginário e medieval, poderia ocorrer no presente. [MSNBC]

Luciana Galastri é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

6 comentários

  1. criancinha /

    Humm, acho que estou entendendo…

    “É tipo internet?”

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Joao /

    E se essas pessoas adoecerem ou morrerem, será o fim da internet? Como fazer para restaura-la nesse caso?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. bruno /

    em resumo o que eles fariam seria restaurar os 7 principais servidores dns do mundo, os responssáveis por organisar toda a web. detale curiozo é que não se sabe aonde, mas um destes 7 servidores é localisado no Brasil, 2 na európa, 3 nos EUA e 1 na ázia.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • teko /

      Na verdade existem 13 servidores (raiz) no mundo e nenhum esta no Brasil, o que exixte no Brasil é uma réplica (PPT) que fica em porto alegre.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Jin /

    Mas eu vou.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Bruno /

    Isso não vai me impedir de dominar o mundo…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.