Como nuggets são feitos

Publicado em 4.10.2010

Essa meleca cor-de-rosa é, basicamente, o que constitui o seu adorado nugget. Isso que está na foto é galinha mecanicamente separada.

Mas você acha que a nojeira para por aí? Não senhor!

Como essa “bela” massa cor-de-rosa é cheia de bactérias, ela será ensopada com amônia para matar os bichinhos. E, como o gosto do negócio não será nada parecido com o gosto que você sente quando saboreia o seu nugget, a massa é “temperada” com sabores artificiais. E então, para se livrar dessa cor rosa estranha, a mistura também é colorida com corantes artificiais.

Apesar disso nuggets têm um gosto bom. E você, leitor, mesmo sabendo disso consegue comer seus nuggets com “a consciência limpa”? [Gizmodo]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

59 Comentários

  1. Pq não usam carne de galinha produzida em laboratório já?! digo, sem usar o animal de fato?!?!?!
    Comida laboratorialmente produzido?!?!?!
    Calaria a boca dos fanáticos veganos, e entraria num consenso democrático DE FATO, para sabores e nutrientes… fácil… aí a ideia de 1 milhão de dólares!!! pq ninguém pensou nisso ainda?!?!? O.o

    Thumb up 19
  2. Um dos comentários que eu mais ri na vida sobre carne do mc donnald foi este

    Só esqueceram de comentar que a “Liga” que eles usam para grudar a carne 100% bovina, é carne de minhoca. Eu sei pq tenho um minhocário e 99% da minha renda provém da compra do McDonalds. Lógico que minhas minhocas são 100% limpas. Uma semana antes de serem abatidas, elas comem somente maçã verde.

    e teve mt gente que acreditou kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    tem muitos mitos que na internet ganha mais força ainda…
    nugget pode ter um processo horrivel de fabricação, mas quem vive sem eles? rsrs
    Claro que nao é recomendado comer muito, mas ao menos 2 ou 3x no mes é inevitável e ninguém vai morrer por isto.

    Thumb up 22
  3. Falando serio, essa pasta rosa parece bem gostosa, se assemelha muito a peté…. E qual o problema de ter essas partes “nojentas” na comida? Nossos antepassados não tinham escolha, ou comia o olho ou passava fome,num mundo onde estar tão difícil alimentar a população vc vai desperdiças partes aproveitareis por que esta co m nojinho…

    Thumb up 23
  4. Isso é uma fábrica de goma de mascar, isso ai em cima na foto, é goma de mascar, ….
    .
    por favor, internet é feita para mentir mesmo!

    Thumb up 20
    • Olá João,

      Pode ser que a foto esteja errada, mas

      Há inúmeros vídeos no You Tube mostrando como os nuggets e burgeres de frango são feitos. Se você for fluente em inglês, entenderá o que Jamie diz no video que mando sobre um dos alimentos mais nojentos que existem e que ele tenta mostrar para crianças em uma escola, como tudo é feito e mudar os péssimos hábitos nas merendas escolares.

      http://www.youtube.com/watch?v=m17BPxN15jo

      Se não conseguir entender o que ele fala no vídeo sobre os nuggets, basta VER a nojeira!!! E olhe que este chef inglês nem é vegetariano, mas não é burro de comer lixo. ACORDE!!!

      Foi ele também quem denunciou o McDonalds por usar hidróxido de amônio para converter partes gordurosas de carne em recheio.

      http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/mcdonald-s-muda-receita-apos-denuncia-de-jamie-oliver

      Thumb up 23
  5. Ainda bem que eu não gosto de nuggets eca!E também conserva e algo terrivel porque é feito do aborto morto da fêmea(a conserva de qualidade),já as conservas baratas são de partes nojentas da carne de boi!Não sou vegetariana,mas tem coisa que me recuso a come!

    Thumb up 4
  6. O consumo de carne está tão enraizado na nossa cultura que, à primeira vista, pode parecer impossível dispensá-la da alimentação. Na verdade, herdámos hábitos não questionados há séculos.
    É também generalizada a ideia de que só em alimentos de origem animal se podem obter as proteínas necessárias.
    No entanto, de um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais.
    A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne.
    A soja (proteína de soja texturizada) em cubos, granulada ou em bifes é considerada um alimento completo a nível proteico uma vez que contém todos os aminoácidos essenciais. Alimentos como castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim (tahina), quinoa, gérmen de trigo, alfafa, também incluem uma boa proporção de aminoácidos.
    São também alimentos ricos em proteínas os frutos secos em geral (avelãs, amêndoas, nozes) e as leguminosas (feijões, lentilhas, ervilha, grão-de-bico).
    Outros produtos que os vegetarianos costumam usar para substituir a carne são o seitan, o tofu e o tempeh.
    Cereais, sobretudo integrais, como aveia, trigo, arroz, cevada e centeio também contêm quantidades consideráveis de proteína e os seus aminoácidos complementam os das leguminosas. Por exemplo, uma refeição de arroz com feijão é equilibrada e fornece todos os aminoácidos essenciais.
    Atualmente também já existem no mercado vários produtos vegetarianos processados que são bons substitutos.

    http://www.tudoresponde.com.br/vegetariana-e-vegan/deixar-de-comer-carne-tornar-me-vegetariano-pode-ser-prejudicial-a-saude-73599.html

    Thumb up 4
  7. Bom dia, estou fazendo um curso superior na área de alimentos e gostaria que alguem que entenda do assunto me fala-se um pouco mais sobre o processo de fabricação dos nuggets em escala industrial. Desde já agradeço.

    Thumb up 0
  8. Isso é Completamente um absurdo e uma coisa nojenta, devemos lutar por um mundo melhor!

    Thumb up 8
  9. Se a gente parar pra pensar tudo(ou quase tudo) é estranho ou nojento de se preparar e mesmo assim adoramos!!Os hamburgueres do Mc’Donald’s Tem um modo de preparo beem pior que isso e mesmo assim a maioria das pessoas AMAM o Mc!!E ser vegetariano é a decisão de cada um mas uma coisa é fato tem muitas vegetarianas são anoréxicas ou anêmicas por não comerem a quantidade certa de ferro!!

    Thumb up 6
  10. Ossos, articulações e pele, ainda passam, mas olho e vísceras menos nobres??????

    Thumb up 2
  11. se formos olhar tudo como é feito estaremos f… pois nunca mais comeria-mos nada!!!relaxa,quem analisa muito nao vive.uma dieta é sempre bom mais nem tudo presta e nem tudo nao presta.

    Thumb up 6
  12. Estava lendo o depoimento do Eng. de Alimentos, e sei que tudo que voces estudam é realmente sério, e tudo muito bonitinho , com exatidão e etc…, mas acontece que hoje em dia se houver irregularidades nestas, industrias fiscalizadas entre aspas,existe o jeitinho brasileiríssimo então é comer e não falar nada , eu que já atendi muito restaurante, e entrei em suas respectivas instalações, é uma nojeira, e eles não proibe não para quem quer ver, é uma nojeira só, a gente sabe e come e sai satisfeito e paga bem, ainda damos os dez por cento de gorjeta e falamos obrigado, Ok.

    Thumb up 4
  13. AMIGOS ! O APOSTOLO PAULO EM ROMANOS FALA BEM CLARO : QUEM COME NAO ACUSE A QUEM NAO COME E DO MESMO MODO SE NAO COMES NAO ACUSE A QUEM COME. PORTANTO QUEM SOMOS PARA JULGAR AOS DEMAIS. A VERDADE ES QUE DEVEMOS AGIR DE ACORDO COM OS DITAMES DO CORACAO E DE NOSSA CONSCIENCIA. A REALIDADE ES QUE TODOS VAMOS ARCAR COM AS CONSEQUENCIAS DE NOSSO ATOS. UM ABRACO. DAMAIA………

    Thumb up 7
  14. Como facil… como ja disse em varias materias antes… o que não mata engorda, nesse caso engorda…

    adoro carne, eu como até vegetarianos!!

    Thumb up 10
  15. Sandro,
    O presunto e feito apenas com pernil suíno injetado com salmoura A adição de carne mecanicamente separada e proibida neste produto. O apresuntado e feito com paleta suína (carne menos nobre que o pernil). Apenas nos embutidos denominados como fiambre ou lanche e empregado o uso de carne mecanicamente separada.

    Thumb up 12
  16. Kaian, desculpe a ignorância. O presunto também é feito desta maneira? Sempre achei que fosse de carne mesmo e o apresuntado seria com o “resto” ou sobras da produção de carne.
    Obrigado pela atenção!

    Thumb up 4
  17. E provavelmente gladiadores só comiam carne por serem representantes de uma escala baixíssima da sociedade romana (na verdade, apenas um degrau acima dos escravos), pois os romanos se banqueteavam, e não creio que estes comiam melhores que os senadores, por exemplo.

    Thumb up 2
  18. Eu me lembro muito bem de ter falado que o mais importante era ter uma dieta BALANCEADA, e isso inclui comer carne.
    Me desculpem, mas eu não quero ter a pele cagada de vocês, vegetarianos… e essa histôria de dizer que o gado ê o maior poluidor da atmosfera é patético… todos esses problemas apenas acontecem porque não sabemos separar as coisas, nem dividí-las, vamos de um extremo a outro, ora somos primatas caçando mamutes, ora queremos nos alimentar de luz e ter a pele verde…
    Deixar de comer carne não é saudável, assim como comer apenas ela também não é…
    E sim, quem garante que vegetais não sentem dor? Também são vivos, sabia? Deixem de ser ridículos e protejam os animais de outras formas… já adotaram sua cota de cachorros e gatos de rua, por exemplo? Eu já…
    E sim, ser vegetariano é mesmo muito fácil, para a classe-média. Experimentem ir até uma aldeia indígena e dizer para os índios que daqui para a frente eles não podem pescar mais, ou em comunidades e dizer para seus humildes moradores que eles devem apenas comer jiló e quiabo. BAHHHHHHH!

    Thumb up 7
  19. Prezados leitores do fórum.

    Sempre leio as notícias do site hypescience por achar um conteúdo sério e interessante. Mas este texto é totalmente sensacionalista e induz a população a falsos conceitos.

    Antes que me acusem de carnívoro sempre defendi os animais.

    Sou engenheiro de alimentos, pós graduado em tecnologia de carnes e conheço inúmeras empresas de alimentos que fabricam nuggets. Por este motivo vou explicar o que realmente acontece nos frigorificos.
    É óbvio que o abate não é nada agradável, afinal é uma vida. Mas nas grandes e sérias empresas que temos no Brasil mas ele é realizado de acordo com normas rígidas e supervisionado pelo Ministério da Agricultura através do SIF (Serviço de Inspeção Federal). Os animais devem ser insensibilizados e abatidos. Se as normas regulamentadoras não forem seguidas o SIF para o processo, ou nos casos graves, fecha o frigorífico. E como qualquer empresa visa o lucro, fábrica parada é igual a prejuízo e isso ninguém quer.
    Em relação a carne mecanicamente separada (CMS) ela é obtida da carne que fica aderida aos ossos do frango. Mas não tem nada de suja. O processo é totalmente realizado em máquinas produzidas em aço inox (ideal para a indústria de alimentos devido a segurança alimentar) higienizadas constantemente. O valor nutricional do CMS é o mesmo da carne, afinal é carne. Várias análises microbiológicas são realizadas para atender os padrões do Ministério da agricultura. Um fato é real, o CMS possui mais ferro e, por este motivo ele oxida mais facilmente. Por este motivo é comum o emprego de antioxidantes nos produtos cárneos. Antes que achem que antioxidante é o fim, saibam que a Vitamina C que todo mundo toma quando está gripado é um dos antioxidantes usados em produtos cárneos

    O uso do CMS em produtos cárneos é uma forma simples e acessível de fornecer proteína a população. Além disso, o uso dele está adequado ao paladar do brasileiro. se fizermos uma salsicha somente com peito de frango moído ele ficará extremamente duro e ninguém vai gostar. Além de custar uns 50 reais o quilo.

    Outro fato, o Forista Santamaionese comentou que aquela massa parece patê, e ele está certo. Na formulação dele usa-se CMS.

    Abaixo segue os ingredientes usados na formulação de uma marca de renomada e líder na venda de nuggets:
    Peito de frango, farinha de rosca, gordura vegetal hidrogenada, água, carne de frango, farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, sal, proteína isolada de soja, amido, leite em pó, proteína vegetal hidrolisada, vinagre, ovo em pó, estabilizante polifosfato de sódio (INS 452i), antioxidante eritorbato de sódio (INS 316), realçador de sabor glutamato monossódico (INS 621), espessante goma guar (INS 412) e aroma natural de pimenta branca.

    Pra quem não sabe no rótulo de um produto os ingredientes são colocados em ordem decrescente. Ou seja, o item de maior quantidade é o primeiro da lista e o último o de menor quantidade adicionada. neste produto o maior ingrediente é PEITO DE FRANGO E NÃO CMS. E antes que digam que é mentira os rótulos e a formulação devem ser aprovados pelo governo. Neste produto não tem nada de amônia, corante ou nitritos e nitratos. Aliás, uso de amônia pra matar bactérias??? A amônia tem um gosto horrível e não é usada no Brasil em alimentos. O único local que vejo aônia são nos compressores industriais para geração de frio das câmaras frigoríficas, mas não entram em contato com o produto. Em caso de vazamentos (acidentes) toda a matéria -prima do local tem que ser jogada fora. Concluindo, a reportagem do site é sensacionalista.

    Algmas funções dos aditivos:
    *O ácido eritórbico e seus sais, os eritorbatos, são antioxidantes de uso permitido na elaboração de produtos cárneos. A função dos antioxidantes é a remoção ou inativação dos radicais livres de ácidos graxos ou de peróxidos ou impedir a formação dos produtos responsáveis pela rancidez. O ácido eritórbico atua como agente redutor, antioxidante e como agente seqüestrante. Esta substância possui característica redutora quando encontra-se dissolvida na água e na presença de íons catalisadores, características estas encontradas nos produtos cárneos. Devido à sua habilidade de retirar o oxigênio e proteger, assim, as cadeias duplas presentes nos alimentos, considera-se o ácido eritórbico como antioxidante. Além disso, ele também diminui a atividade catalítica de muitos metais ao diminuir os seus estados de oxidação. Em resumo, mantém o produto sem sabores desagradáveis no caso do produto oxidar pois não deixa eles se formarem. Se a carne estiver ruim não importa quanto antioxidante se ponha que vai continuar com gosto ruim. Vale a regra: matéria -prima estragada = produto estragado.
    *Os fosfatos são estabilizantes que atuam elevando o pH do meio acentuando a capacidade de retenção de água e a conseqüente embebição da massa. Acarretam, ainda, a diminuição da retração do produto por ocasião do cozimento devido a menor perda de umidade. Do ponto de vista comercial, a retenção da umidade proporciona um aspecto mais brilhante e homogêneo ao corte e aumenta a suculência e torna o produto mais tenro. Sem eles o produto fica duro e seco.
    *realçador de sabor glutamato monossódico. Todo mundo conhece, é o tempero Sazon da Ajinoto (é o amor….rsrsrs);
    *Goma guar: é um tipo de fibra alimentar solúvel, extraída do endosperma (parte da semente) do vegetal de espécie Cyamoposis tetragonolobus, usado na alimentação humana e do gado desde tempos antigos, especialmente na Índia e no Paquistão. Desde 1950, as sementes da planta de onde se extrai o guar têm sido processadas em goma guar e usadas como aditivo alimentar, como espessante ou como fibra alimentar. É um ingrediente totalmente natural. Ajuda a dar a consistência firme do nuggets tanto aprecida pelos consumidores.

    Uma ressalva. Sempre devemos nos alimentar equilibradamente. Nem muita só carne, nem só vegetais, nem só embutidos. Afinal tudo que é demais faz mal. Até água tomada em excesso faz mal pois pode ocasionar hiponatremia, A hiponatremia é um transtorno de eletrólitos (sais presentes no sangue) no qual a concentração de sódio no plasma sanguíneo é menor do que o normal(menor que 135 mmol/L). Uma hiponatremia grave ou rapidamente progressiva pode resultar em inchaço do cérebro (edema cerebral)e levar a morte.
    Por isso, comam tranquilos os seus embutidos. Mas não todos os dias.
    Se alguém quiser saber mais deixe a pergunta que explico da melhor forma possível.
    Abraços…

    Thumb up 50
  20. Pois até que eu achei a “gosminha” rosa bonitinha…parece sorvete de morango….

    Eu não consigo nem pensar em virar vegetariana,e não gosto de assistir documentários, nem ver como são feitos os derivados de carne. Ainda bem que vocês não colocaram o passo-a-passo dessa produção! Nuggets são uma delícia e eu não pretendo parar de comer ;D

    Thumb up 3
  21. só pra lembrar e levantar outra discussão, ha algum tempo pesquisadores estudaram ossos de GLADIADORES e afirmaram que eles eram VEGETARIANOS, não sou vegetariano tento me alimentar bem e só, mas e ae?! Aos intelectuais de plantão, o que achão…? Qual a melhor alimentação: Uma dieta baleceada com ambos os alimentos ou somente vegetais?

    Thumb up 2
  22. O vegetarianismo é frescura?! Não querer ser co-assassino de animais inocentes que sofrem desde o nascimento até à morte é frescura?! Ter respeito pelo nosso planeta que é a nossa única casa e que nos gerou e sustem é frescura(a pecuária é a principal fonte de poluição do mundo)?! Ter amor próprio e deixar de comer carne em troca de maior saúde e longevidade é frescura!? Sim eu disse bem, maior saúde e longevidade! Se duvidam leiam sobre as dezenas de substâncias tóxicas que a carne contém (uma delas é amónio ou amoníaco como diz e mt bem no artigo) e leiam tmb sobre os subprodutos tóxicos adicionais que ingerem que se originam no acto de cozinhar como eu fiz e durante horas a fio…

    Frescura é SENSO DE RESPONSABILIDADE?! Ou é comer um lixo porque é hábito e sabe bem?! (e nem me venham com as tretas da necessidade pq todos nós sabemos que se come muito mais carne do que se considera saudável…..)

    Thumb up 17
  23. Nunca comi, porem, vou esperimentar hj… pra ver se é bom mesmo… fodão-se as galinhas… num tenho culpa de estar no topo da cadeia alimentar…

    Thumb up 22
  24. Eu estou cansado das falsas afirmações dos vegetarianos de dizer que não comem carne porque o animal sofre, Alguem pode me dizer com total certeza que uma alface não sofre !!! Só porque não grita não podemos afirmar-lo. Por outro lado VEGETARIANOS PENSEM UM POUCO… Os povos que consomen PROTEÍNA ANIMAL são os mais desenvolvidos, por que será Hein! e não venham com que o feijão tem proteinas porque comparado com os carbohidratos que tem é ínfimo. Na evolução do homem sobreviveram aqueles que conseguiram comer CARNE, que não conseguiu foi pra FITA !!!
    O que sim deveriamos fazer uma campanha para parar de colocar SOJA em produtos de origem animal, eu quero comer mortadela, salame, pate etc. de verdade pois estou de saco cheio de ver nas embalagens que contem PROTEINA VEGETAL !!! Parem de enfiar soja. Eu não quero comer soja.

    Thumb up 26
  25. bom, esta olhando pela net sobre “comidas” , e achei esta pagina, so acho uma coisa independente do que cada um comemos acho que deve ter respeitos, ja que respeitamos os vegetarianos eles tambem deve respeita nosso jeit oe gosto de comer coisas do tipo, nao e so porque eles acham coisas erradas que tambem iremos achar democracia e igualdade e livre esspresao de pensar, entao que tal porar de publicar fotos de comidas que tenham a haver com carne so porque vcs nao gostam. nos respeitamos vcs e tbm merecemos pelo nosso gosto de comer

    Thumb up 7
  26. o texto e o sensacionalismo são mais indigestos que o proprio alimento.Se ingerirmos um pouco de cada coisa:carnes vermelha e branca,ovos, leite e vegetais,conforme nossas necessidades organicas , acredito que estaremos nos nutrindo de forma saudavel. Logico que não devemos esquecer da agua que também é um alimento.Quanto aos industrializados, nada nos impede de ingeri-los, porém de forma moderada.

    Thumb up 7
  27. Parece aqueles patês de saquinho que você compra no mercado. Se voc~e brir um lado dele inteiro a apertar fica igualzinho isso ai.

    Thumb up 21
  28. Acho que esse não é um texto sensacionalista nem defensor do vegetarianismo como alguns insinuaram. Parece mais um alerta, mas sempre tem quem não quer saber.
    Trabalhei em fábrica de embutidos e vi como são feitos.
    Utilizam CMS (carne mecanicamente separada), que é o aproveitamento das partes que não são vendidas no açougue e isso inclue até os olhos, vísceras menos nobres, aquela carne que fica grudada nos ossos e nos frangos até os ossos e pele.
    Para fazer mortadela, salsichas, linguiças menos nobres, é ainda acrescentada a gordura do toicinho e alguns condimentos que vão dar o sabor. Para conservar utilizam nitritos e nitratos (potencialmente cancerígenos).
    Alguns utilizam amônia para matar bactéria, onde trabalhei não usam.
    Eu vi e por isso não como embutidos e nem qualquer tipo de carne conservada.

    Thumb up 20
  29. amados quero lhes informar que que disse Jesus – NÃO É O QUE ENTRA PELA BOCA QUE CONTAMINA O HOMEM E SIM O QUE SAI – PORTANTO SAIBAM QUE VEM DO DEUS TODO PODEROSO É ABENÇOADO.

    Thumb up 1
  30. O vegetarianismo é frescura?! Não querer ser co-assassino de animais inocentes que sofrem desde o nascimento até à morte é frescura?! Ter respeito pelo nosso planeta que é a nossa única casa e que nos gerou e sustem é frescura(a pecuária é a principal fonte de poluição do mundo)?! Ter amor próprio e deixar de comer carne em troca de maior saúde e longevidade é frescura!? Sim eu disse bem, maior saúde e longevidade! Se duvidam leiam sobre as dezenas de substâncias tóxicas que a carne contém (uma delas é amónio ou amoníaco como diz e mt bem no artigo) e leiam tmb sobre os subprodutos tóxicos adicionais que ingerem que se originam no acto de cozinhar como eu fiz e durante horas a fio…

    Frescura é SENSO DE RESPONSABILIDADE?! Ou é comer um lixo porque é hábito e sabe bem?! (e nem me venham com as tretas da necessidade pq todos nós sabemos que se come muito mais carne do que se considera saudável…..)

    Thumb up 6
  31. Queria saber a nojeira do presunto comentada por Kaian.Adoro presunto mas pararia no ato.Só de imaginar já estou até parando Uau!!
    Não como carne por ter nojo.Sem frescuras vegetarianas.Seja de boi/vaca ou galinha(lembro logo da titica)
    Mas, o Gustavo que me perdoe (“não gosto de comer vitela, foi-gras ou qualquer alimento de procedencia animal que envolve o massacre e tortura desnecessários”) com o preço do quilo de carne mais barata beirando os vinte reais,não é só a classe média/decadente que vai abolir esse alimento.
    Quem sabe comerão vitela??
    Como disse a decapitada: Não tem pão,comam brioche.

    Thumb up 5
  32. Tanta ignorância nestes comentários que até dói… Que tenham uma vida longa e saudável… se conseguirem…

    Thumb up 5
  33. a verdade é que a cada geração, o povo vem querendo se mostrar ainda mais diferente do que a anterior…
    essa coisa de vegetarianismo é FRESCURA, antigamente todo mundo comia de tudo e não havia problema nenhum, eu como carne mesmo, carne de caça, isso se chama CADEIA ALIMENTAR, se você não está no TOPO, com certeza será comido !!!!

    Thumb up 32
  34. Pior foi ver fazer salsicha, é nojento d+. Bom eu trabalhei com presunto muito tempo e acreditem, não como há 10 anos e creio q nunca mais irei comer.

    Thumb up 17
  35. eu como qualquer coisa sem recriminação,ja que graças a deus posso escolher e agradeço a ele por isto,pergunte a um faminto se ele não comeria ?
    ps:por que não mostram como se fazem liguiças,salsichas,geleias,mortadelas,presunto,reciclagem de agua,poxa dem um tempo analizem e reflitam, se for parar para pensar não comeremos e nem beberemos!

    Thumb up 30
  36. Hhmm……adoro nuggets !

    E essa parada rosa parece maria-mole de morango ! To dentro, tb ! :D

    Eeheheheh…

    Falando serio, acho, como todo mundo, uma monstruosidade a gente se alimentar de outros seres vivos, etc, POREM, sensacionalismos a parte, essa e a REALIDADE na qual vivemos.

    O fato e que mais de 90% da populacao mundial ( chutando, assim por alto ) nao tem condicoes de manter uma alimentacao equilibrada e satisfatoria cortando a carne, portanto, pra que perder tempo com isto ?

    E como se ficassemos pensando em “nao morrer de velhice”. Tipo, esse dia VAI ACONTECER, mas a nossa geracao, simplesmente nao vai pegar, portanto, PASSA PRA CA OS NUGGETS, O CHURRASCAO, ETC; ETC !!!

    Simples assim. Vc tem que saber errar com dignidade e consciencia. Sobretudo, aceitando que vc e escravo da epoca em que vive.

    :D

    Thumb up 4
  37. Eu acho que é muito fácil para a classe-média querer excluir carne da dieta, visto que tem dinheiro para investir em uma alimentação rica em outras fontes de vitaminas, proteínas, etc.
    Concordo com quem disse a respeito do sujeito hipotético que trabalha na lavoura, o vegetarianismo/veganismo precisa ser mais sensível para questões sociais, ou mesmo culturais, que involvem o consumo de carne-até porque o que está em jogo aqui não é simplesmente parar de comer carne, e sim carne processada, no caso, nuggets.
    É sabido que a carne vermelha tam oito aminoácidos essenciais que o corpo humano precisa, que só ela possui, se o indivíduo ee Vegano/vegetariano, ele terá que tomar suplementos vitamínicos para suprir essa falta-coisa que considero mais artificial que comer nuggets.
    Se a natureza é tão sábia, e composta de animais carnívoros, inclusive, por que o homem deve se abster do consumo de carne? Isso é pura demagogia, o problema é na verdade come a carne é preparada e o animal abatido, isso sim, uma questão de noção.
    Particularmente não gosto de comer vitela, froi-gras ou qualquer alimento de procedøencia animal que involve o massacre e tortura desnecessários, assim como considero FUNDAMENTAL a ingestão de óleos, verduras, sementes, legumes, frutas, etc (para aqueles vegetarianos mais radicais que possam pensar que só como carne, arroz e batata.) O problema não está em se alimentar de carne (que é fundamental, vegetarianos que me desculpem, mas o cabelo ralo, as unhas fracas, a pele frágil e até mesmo o odor de vocês mostra isso, não se ofendam) e sim, se alimentar apenas de carne.

    Thumb up 33
  38. tava demorando p/ começarem a falar de veganismo…
    .
    Fernando: que tal alimentar os caras que construíram sua casa só com representantes reino Plantae?? Imagina que maravilha: 6h da manhã o cara levanta, vai p/ serviço, pega no pesado o dia inteiro, aquele Sol desgraçado… quebra parede, carrega tijolo, faz argamassa… blz. Aí chega no almoço, 13h, e come alface, rúcula, tomate, e uma batatinha frita, pq ninguém é de ferro. Aí ele volta p/ trabalho… parabéns, vc acabou de matar um homem.

    Thumb up 31
  39. Pessoal, acredito que “você é o que come”, e faz um tempo que tenho optado por evitar ao máximo comida industrializada, pelo simples fato de que quanto mais “artificial” for o alimento, mais tempo leve para nosso organismo processá-lo. Então, se no nosso país há tanta fartura de alimentos, por que não investir mais na nossa saúde? Nosso corpo e nosso relógio biológico agradecem!

    Thumb up 17
  40. Caros amigos…
    Com tantas frutas, cereais, castanhas, legumes e verduras…
    sem fala em massas, queijos, iogurte…
    façam um favor para seus corpos e mentes, excluam a carne de suas dietas, e sintam os benefícios já nas primeiras semanas.
    Pais, tenham conciência não deêm estes restos processados (lixo)a seus filhos, eles são inocentes e confiam em vocês.
    “Ao que mata rapidamente chamam veneno
    ao que mata lentamente chamam alimento.” – Mestre DeRose.

    Thumb up 13
  41. ensopado com amônia?? aham…
    .
    odeio texto sensacionalista, esse tá horrível…
    .
    Pô, Hype, pisada deixar uma matéria dessas hein???

    Thumb up 10
  42. Eu acompanho o site há vários anos e acho que só comentei aqui umas duas vezes, então, já havia visto um vídeo noutro site dum cara inglês que foi aos Estados Unidos mostrar como se faz nuggets para crianças para ver se elas paravam de comer nuggets, bom diz ele que foi a primeira vez que o experimento falhou, mas não vejo qual seria o problema em comer nuggets, já que é apenas as partes que não comemos da galinha por ter um gosto ruim ou ser imastigável como as articulações. Enfim, só rejeitamos essas partes por causa de seu sabor, tendo o sabor alterado já foi-se retirado o maior impecilho ao consumo completo do frango.

    Thumb up 22

Envie um comentário

Leia o post anterior:
palha
Enzimas de palha podem ser úteis na produção de biocombustível

As enzimas produzem ...

Fechar