Mulher mexicana ficou com uma granada a ponto de explodir alojada em seu rosto

Publicado em 1.10.2011

Karla Flores, uma vendedora de rua de 32 anos de idade, de Culiacán, México, pode considerar-se sortuda depois de ter sobrevivido ao ser atingida no rosto com uma granada.

Ou nem tão sortuda assim.

Em 6 de agosto de 2011, a “Mulher Milagre”, como ficou conhecida, estava vendendo frutos do mar na rua quando, de repente, ouviu uma explosão.

Conforme ela se virou para ver o que tinha acontecido, foi atingida no rosto por um objeto, e o impacto poderoso a levou a cair na calçada. Karla sentiu uma sensação de queimação no rosto, e quando o tocou, havia muito sangue.

Ela desmaiou depois disso, mas felizmente um transeunte anônimo a levou em seu carro para o hospital mais próximo. Lá, Karla acordou e os médicos lhe perguntaram sobre a ferida. A mulher disse que achava que uma pedra a havia acertado. Mas investigações posteriores revelaram que foi algo bem mais mortífero do que uma pedra.

Depois de raios-X e tomografias, os médicos chegaram a conclusão de que algum tipo de projétil estava preso entre suas mandíbulas superior e inferior, e peritos militares chamados ao local identificaram o projétil como um explosivo armado de uma granada.

Ele tinha sido expelido com um lançador de granadas, o que causou o barulho que Karla ouviu, mas não detonou quando atingiu seu rosto.

Ainda assim, a granada era extremamente perigosa; apenas um movimento errado e poderia matar todo mundo num raio de 10 metros. Os pacientes e funcionários do hospital foram evacuados, mas algo tinha de ser feito para ajudar Karla, que mal podia respirar com o projétil travado no lado de seu rosto.

A maioria dos médicos de plantão estava assustada demais para sequer chegar perto de Karla, quem dirá operá-la, sabendo que um movimento errado poderia explodi-los ao alto. Porém, quando o chefe Gaxiola Meza pediu voluntários, quatro almas corajosas se aproximaram do desafio: anestesistas Felipe Ortiz e Cristina Soto, enfermeiro Rodrigo Arredondo e a médica Lidia Soto.

Juntamente com dois especialistas em explosivos do Exército mexicano, eles levaram Karla e todos os equipamentos necessários para um campo aberto, onde em caso de uma explosão, ninguém além deles seria ferido.

Os médicos, que não estavam usando nenhum tipo de armadura, fizeram uma traqueotomia em Karla, e começaram a extrair a granada sob a orientação dos especialistas militares. A operação durou até meia-noite, mas no final, o projétil foi removido com segurança e a paciente salva.

Karla Flores perdeu metade de seus dentes, ficou com uma cicatriz gigante no rosto deformado, e os médicos dizem que ela tem pelo menos três anos de cirurgia à frente, mas isso não parece ser um preço tão alto a se pagar, considerando que ela sobreviveu milagrosamente de ser destroçada por uma granada alojada em seu rosto. [OddityCentral]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

22 Comentários

  1. Que coisa mais linda, confesso que fiquei emocionado pelo amor e coragem desses paramédicos e militares que arriscaram suas vidas para salvar a vida dessa jovem vitima das atrocidades e violencia humana, que Deus abençõe todos vcs, que nos deram um grande exemplo de amor e solidariedade….parabéns, espero que isso sirva de exemplo para esse mundo contaminado pela maldades dos homens!

    Thumb up 8
  2. Parabéns a esses voluntários, que colocaram suas vidas em risco para salvar uma estranha, sem pedir nada em troca.Infelizmente pessoas assim estão cada vez mais raras.E os médicos….. ah os médicos estão se esquecendo do juramento Hipócrates que fizeram no dia da formatura, tá mais pra juramento hipócrita mesmo.Nesse caso tudo bem, é compreensível se recusarem a atender esta mulher, pois éra uma situação extremamente perigosa, mas no dia a dia alguns médicos atendem bem que tem dinheiro ou um bom plano de sáude.Quem não tem que se dane.No Brasil, só jovens de classe média alta fazem medicina, pois os pais tem dinheiro pra custear a faculdade ou então, estudam a vida inteira em escola particular e fazem mais uns 2 anos de cursinho pra entrar numa Faculdade Federal, tirando a vaga de um jovem pobre que estudou em escola pública, onde a qualidade do ensino é inferior e jamais (com raras excessões) entrará pra faculdade federal, onde existem 200 (ou mais)candidatos disputando uma vaga.
    Como consequência, forman-se médicos que não sabem o que é passar necessidade, madrugar numa fila de SUS, não ter dinheiro pra comprar um remédio ou fazer um exame, eles não conseguem imaginar que é impossível um trabalhador que ganha um salário mínimo pagar R$ 200,00 por uma consulta.
    Ainda bem que há excessões, existem profissionais que vieram de famílias ricas e atendem as pessoas pobres e ricas da mesma maneira, são pessoas abençoadas e de coração humilde, que estão honrado seu juramento, mas também existem aqueles que entraram na medicnina pra ganhar dinheiro e que não tem a menor compaixão, pois nunca passaram por nenhuma necessidade.
    Tomará que apareça um alma caridosa pra fazer as cirurgias plásticas dessa mulher, pois com certeza ela não tem dinheiro pra pagar.

    Thumb up 15
  3. A sorte dessa moça foi que a granada parece que estava com defeito,pois quando um petardo desses é lançado,ele já vai pronto para explodir.Essa é muito sortuda mesmo.

    Thumb up 4
  4. Vivemos em um mundo tão cheio de violência, onde as pessoas estão mais preocupadas consigo mesmo,que quando encontramos pessoas como Filipe Ortiz,Cristina Soto,Rodrigo Arredondo e Lidia Soto nos faz ter esperança nestes homens e mulhres que estão perdendo algo que nos diferencia dos outros animais nossa humanidade.Deus abençoi estas pessoas que com um ato de amor ao proximo nos fez repensar nosso modo de encarra a vida

    Thumb up 4
  5. O marisco que ela estava a vender sei eu! Isto foi uma tentativa de eliminar a concorrência.

    Thumb up 3
  6. Emerson Costa, violência no México, é só contar o nº de valas comuns descobertas quase diariamente por lá.
    Quanto a essa mulher é só mesmo dar Graças a Deus.
    O Senhor forte e poderoso na guerra que enviou seus anjos intercessores para a salvar.

    Thumb up 8
  7. Se isso tivesse acontecido no Rio saberíamos de onde veio a granada, tudo indica que o México não esta muito diferente daqui…

    Thumb up 1
  8. “anestesistas Felipe Ortiz e Cristina Soto, enfermeiro Rodrigo Arredondo e a médica Lidia Soto”
    Os nomes das pessoas acima deveriam ser lembrados: são pessoas mais valiosas que as outras.

    Thumb up 26
    • Não sabe como apareceram voluntários?! Quem exerce Medicina ou Enfermagem com amor e convicção sempre ajuda o outro, independentemente da situação! Grandes pessoas que mostraram o que é ser-se médico e enfermeiro. Eu sou enfermeira e ajudaria com toda a certeza!

      Thumb up 25
    • MARLE ELA QUIZ DIZER QUE EM UMA SITUAÇAO DESSAS É DIFICIL NÉ,POIS OS MÉDICOS E ENFERMEIROS E EATC ESTAO ALI PARA SALVAR VIDAS MAS NÃO PARA ARRISCAR AS SUAS
      NESTE CASO É BEM COMPLICADO.

      PENSA BEM TU TEM FAMILIA FILHOS PRA CRIAR PESSOAS Q DEPENDEM DE TI, TU VAI PENSAR DUAS VEZES EM TE ARRISCAR ASSIM SABENDO Q TEM MUITA CHANCE DE DAR ERRADO E TODOS ALI MORREREM POIS ESSA GRANADA NAO EXPLODIU POR MILAGRE!
      CORAJOSOS E MUITO OU MELHOR DIZENDO ANJOS ENVIADOS POR DEUS!!

      Thumb up 2
  9. Pessoas sendo atingidas por granadas enquanto caminham pela rua… Aonde esse mundo vai chegar?

    Thumb up 11
    • Ora, Fabriciop, o mundo está muito melhor hoje: pense que ao longo de toda a história caminhar por ruas esperando pelo perigo era a regra e não a exceção!

      Thumb up 22
    • É mesmo?
      E como você chegou a essa conclusão?

      Thumb up 1
    • Então, João, eu sei que dizer isso parece ser algo sem sentido [principalmente se você vive em alguma capital brasileira; eu garanto que pensar desse jeito na Curitiba de hoje é quase uma loucura XD kkk], mas os fundamentos para legitimar esse argumento, a violência diminuindo ao longo da história, são um pouco mais complexos. Caso tenha interesse em saber a fundo, veja esse vídeo no TED do psicólogo Steven Pinker, em que ele explica brevemente porque o senso comum está equivocado sobre o aumento da violência:
      ted.com/talks/steven_pinker_on_the_myth_of_violence.html

      PS.: Não consegui acessar o vídeo pelo link acima, se acontecer o mesmo, tente por este aqui:
      blogs.dharma.art.br/2011/09/steven-pinker-e-o-mito-da-violencia-steven-pinker-and-the-myth-of-violence/

      Thumb up 6
    • É uma reflexão bastante profunda à cerca da violência. Se analisarmos desde tempos remotos com a ‘lei do mais forte’ pode ser que chegaremos à conclusão de que proporcionalmente a violência tem diminuído com o decorrer da história, MAS enfaticamente possuímos uma mídia, imprensa, PREOCUPADÍSSIMA em nos estressar com notícias de violências cada vez mais desoladoras. Analisando sobre pontos de vistas racionais, como por exemplo a ‘guerra ao terrorismo’, que alimenta uma indústria de guerra caríssima, onde ao topo estão as elites mundiais, sempre ‘chutando a escada’, ou ainda mais especificamente, no Brasil ela ‘comodamente’ nos impede de atingir o foco de enxergar claramente a corrupção.

      Thumb up 3
    • Sem dúvida a violência está a aumentar. Pelo menos em Portugal. Há muito que deixou de ser possível dar um passeio pelas ruas durante a noite. E cada vez a violência está mais agressiva, é como que cá se estivesse a tornar num Brasil. Sou de uma cidade calma, mas um dia no Porto tentaram-me assaltar colocando-me uma navalha no pescoço, pessoas e carros a passar e ninguém faz nada… por incrível que pareça, consegui me livrar, perdendo só um caderno que coloquei no chão pra despistar o assaltante pra me largar, e pôr-me a correr. Cada vez mais criminalidade, e agora com a crise e desemprego, mais assaltos a lojas, inclusive na minha calma cidade. A violência nas escolas, cada vez mais violência, enqt andei na escola, e que não foi há muito, nunca tive conhecimentos de bullying, hoje é muito comum acontecer.

      Thumb up 1
    • -Por tampas de bueiros também(Rio de Janeiro).

      Thumb up 2
  10. Caramba…rs…
    Espalhar como? Em toda materia que entro voce ja colocou este comentário.

    Quem sabe consigo espalhar na proxima edição dos artigos… kkkkk

    Valeu pela descoberta e Informação.

    Abraço.

    Thumb up 1
  11. Sem esses anúncios, o pessoal do site não tem lucro pra divulgar as notícias que tanto gostamos, seria uma injustiça com eles.

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
8
8 alucinógenos que alteram a mente humana

Os seres humanos ing...

Fechar