NASA cria jogo online de ‘exploração em primeira pessoa’

Publicado em 26.02.2009

game nasa

De acordo com a comunidade científica, que conta com muitos aficionados por jogos online, três game designers foram contratados pela NASA para desenvolver um game de aventura espacial para a empresa. O jogo será um MMO (Massive Multiplayer Online).

Chamado de Astronaut: Moon, Mars & Beyond (Astronauta: Lua, Marte e Além) a NASA declara que o projeto enfatizará, acima de tudo, a diversão. As empresas responsáveis pelo desenvolvimento do game são a Virtual Heroes, Project Whitecard e Information in Place.

Os loucos por games mandaram 800 páginas de respostas para a iniciativa da NASA. “A opinião que recebemos foi que devemos deixar as empresas de design de jogos terem a liderança no desenvolvimento do projeto” explica Daniel Laughin, gerente de tecnologias educacionais da NASA. “É fácil criar um jogo que não é divertido. Mas criar um que seja legal e tenha sucesso é bem mais difícil” completa.

Um “demo” (demonstração) do jogo está previsto para sair antes do fim do ano. Os jogadores terão uma experiência de grupo em uma base de operações na Lua.

“Nós tivemos que criar um novo gênero de jogos, desenvolvendo o que chamamos de ‘exploração em primeira pessoa’” declara Jerry Henegan, fundador da Virtual Heroes. De acordo com ele, os jogadores precisarão cooperar para sobreviver em ambientes hostis no espaço e para utilizar máquinas complexas.

Os jogadores irão assumir papéis como “mecânico de robôs” ao invés de “atirador”, se fosse um jogo mais voltado para o combate. Os jogadores também poderão incluir conteúdo próprio, conseguindo, até mesmo, construir e pilotar sua própria nave espacial.

Os desenvolvedores do jogo esperam se aproximar do que a NASA chama de realidade espacial de “um futuro próximo”. Segundo Henegan, a organização cedeu alguns projetos de equipamentos, que serão usados daqui a alguns anos, para auxiliar os designers a terem uma idéia bem próxima do que irá acontecer.

A Virtual Heroes já trabalhou com o exército americano, criando para eles um jogo grátis e online que se tornou realmente popular.
Todas as empresas de produção de jogos contratadas já têm experiência com jogos de temática espacial – incluindo até um jogo para a Agência Espacial do Canadá que está sendo finalizado.

Laughin diz estar feliz com o desenvolvimento rápido do jogo. A idéia surgiu em 2004, mas foi apenas após a virada deste ano que os designers foram contatados.

“Estou trabalhando com a NASA e com videogames ao mesmo tempo. Esse é o melhor trabalho do mundo!” brincou Laughin. [Live Science]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Vai ser lançado em dezembro desse ano,vai demorar mais pelo mebus baichem MarsColony,StarQuest ou coisa parecida para saber o que fazer pq o jogo é online e dificil

    Thumb up 0

Envie um comentário