Os 10 morcegos mais bizarros

Publicado em 18.03.2011

Estes mamíferos são esquisitos por natureza e inspiram histórias de vampiros e de super-heróis. Abaixo segue uma lista dos morcegos mais bizarros do mundo animal.

1 – Morcego Banana

Uma espécie exclusiva do oeste do México. Ele tem o focinho longo, o mais longo de todos. Este morcego se alimenta principalmente de néctar e é um importante polinizador do seu habitat tropical. Ele recebeu este nome porque é encontrado, muitas vezes, em plantações de banana.

2 – Morcego Fantasma

Esta espécie também é encontrada no México e em outros países da América Latina, como o Brasil, além do Caribe. Ele é branco, peludo e solitário. Durante o dia costuma ficar escondido em baixo de folhas de palmeira e sai voando de noite, caçando vespas e outros insetos voadores.

3 – Morcego Chapin

Tem um moicano radical em sua cabeça. Fora o penteado, ele é conhecido pelo cheiro estranho que exala para conquistar suas fêmeas. Eles são insetívoros e vivem nas florestas da África central.

4 – Morcego da Cara Enrugada

Mas que careta! Este morcego se alimenta de frutas e vive no México e na América Central. Ele é conhecido como “murcielago viejito” (morcego velhinho) ou murcielago zopilote (morcego abutre), por causa da sua cara enrugada. Eles usam este excesso de pele para esconder a cara enquanto dormem.

5 – Morcego Orelhudo

Estes morcegos se alimentam de insetos voadores e, como outros, usam o eco para caçar. Suas orelhas enormes possibilitam melhor audição em comparação aos outros morcegos. Eles são encontrados em muitas partes do mundo.

6 – Morcego Pescador

Este grande morcego vive no México (mais um) e nas Américas Central e do Sul. Eles se alimentam principalmente de peixe. Ele usa sua longa garra dos pés para pescar na superfície da água. Ele tem um parente menor, o Morcego Pescador Lesser, que se alimenta de insetos aquáticos.

7 – Morcego Cara de Fantasma

Ele está presente desde os EUA até o Peru. Sua face praticamente não tem nariz, sua pele tem uma textura estranha, além de uma testa proeminente. Apesar da sua aparência amedrontadora, ele só se alimenta de insetos de hábitos noturnos.

8 – Morcego do Pé Grudento

Este morcego, regional do Madagascar, consegue pregar suas patas e calcanhares em superfícies lisas, como se tivesse ventosas. Na verdade, ele produz uma substância grudenta que age como uma cola. Esta líquido é parecido com o dos sapos e das salamandras.

9 – Morcego do Nariz de Tubo

Esta espécie está em perigo de extinção. Ele foi descoberto em 1984, nas Filipinas, e é conhecido por suas narinas tubulares e as listras em suas costas. Eles se alimentam de figos e outras frutas, mas podem comer insetos em algumas ocasiões.

10 – Morcego cabeça de Martelo

Ele é encontrado em florestas da África e recebe este nome por causa da enorme e estranha cabeça dos machos. Além disso, o tórax do macho funciona como uma câmara de ressonância que produz altos chamados para atrair fêmeas. Eles se alimentam de insetos e outros animais. [ListVerse]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

55 Comentários

  1. Bom o post, mas algumas fotos dos morcegos estão erradas. Os textos estão corretos, mas as fotos:
    1 – É um morcego do gênero Sturnira, que pode ser encontrado até em cidades do Brasil;
    2 – A foto é de um Megadermatídeo, do velho mundo. A foto deveria ser de um Vampyrum spectro;
    6 – É um Myotis. Também pescador, mas só é encontrado na Baja California. O da América do Sul e Central é o Noctilio, alaranjado e grande. Muito comum no Pantanal.
    As outras estão corretíssimas.
    Fotos erradas mas texto e interesse corretos.

    A. Cesari
    Mastozoólogo, MZUSP

    Thumb up 0
  2. Eu queria que a galera da inquisição pude-se dar opnião aqui como qualquer religioso …. pena que todo mundo que era a favor da ciencia longe da biblia virou cinzas…..

    dá poder para esses caras ai de novo para ver o que acontece!

    Thumb up 1
  3. Sabem oq eu acho disso “pouca ciencia nos afasta de Deus , muita nos aproxima” (LouisPasteur) Entendem? Eu acho q nao.

    Thumb up 0
  4. Muito interessante esta matéria, pois tenho muito interesse por estes animais tão discriminados por alguns. A respeito da questão religião, acho que muitos poderiam dar mais atenção ao seu português torto, a ficar distorcendo o foco desta seção. Se o cara quer ser religioso ou não, é uma questão pessoal e cabe a cada indivíduo escolher qual caminho seguir. Vão estudar e ler um livro para aprender a escrever corretamente e não mais coisas como: “pensão”,”passificos”, “fizerão”, “aver”. É por isso que o Brasil não anda, pois num país em que BBB é costume entre a massa, só poderia dar nisso…

    Thumb up 2
  5. Na minha opinião todas as pessoas são livres para dizerem o que pensão, por isso, existe a chamada liberdade de expressõa,e também acrescento ainda que é preciso haver respeito pelas opiniões dos outro, cada pessoa é como é e faz o comentário que quiser, se uns acreditam em Deus, bom para eles se outros não tb é para eles, por isso respeitem-se em vez de estarem por ai a dizer banalidades uns aos outros. Sejam Passíficos.

    Thumb up 1
  6. como é bem diversificada a especie de morcego alguns ai eu nem conhecia gostei da matéria

    Thumb up 6
  7. não entendo a evolução, é a evolução do macaco do morcego da baleia do homem do jumento do cachorro…todos com milhares de anos de existência porém o burro continua burro o cachorro/cachorrom, macaco/macaco e homem continua … no homem houve uma ligeira alteração.

    Thumb up 3
  8. Cara! oq que tem aver morcego com religião?Pode ter alguma coisa aver com nosso DEUS, nosso PAI todo poderoso, porq ele é o único capaz de criar a vida(seres vivos) com tanta perfeição, mas religião, com certeza não tem nada aver, religião é tudo a mesma bosta(coco).

    Eu penso da seguinte forma: Nosso DEUS poderoso, para a felicidade do homem fez a FÉ e o AMOR, o fedorentão lá de baixo fez o homem confundir a FÉ com religião e o AMOR com casamento.

    Agora por favor me falem, oq que tem aver isso q eu acabei de escrever com morcego? kkkkkkkk

    Thumb up 2
  9. bom!gostei mais dos morcegos do q do blá blá blá, q fizerao sobre religião. beijos.

    Thumb up 8
  10. É infelizmente até os morceguinhos q mtos acham feios está em exticao. o homem com a sua brutalidade e ignorância irá acabar com a nossa diversidade animal.

    Thumb up 8
  11. Religião e ciência: eternas inimigas? Talvez sim. Mas se sim, não será por culpa de uma das duas coisas, e sim por culpa das pessoas. Infelizmente, nos dois grupos, existem pessoas que não aceitam a visão do outro (apesar de que, no meu ver, a religião acaba limitando o pensamento das pessoas) e sempre vão sair na ignorância. Humanos, com tanta capacidade para argumentar, e perdem tempo com discussões tolas que, eles já sabem, não os lavarão a lugar algum.

    Thumb up 2
  12. a maioria dos morcegos são exelentes polonizadores das matas ao contrario que as pessoas pensão.

    Thumb up 8
  13. Sempre tem um metido a Troll tosco que vem citando “Deus”, também creio em um, mas não fico jogando ele em qualquer coisa tosca.

    Vão para a igreja se não tem nada para fazer.

    Thumb up 6
  14. É isso aí X, excelente analogia. Eu não entro em fórum de crentes para dizer que eles estão errados. O site é público e quem quiser pode acessar e comentar, mas respeitando o contexto científico.
    O problema e que ele acham que vão converter alguém dizendo o quanto a criação é maravilhosa, mas acho que estão no lugar errado, estão vendendo geladeira para esquimós.

    Thumb up 4
  15. É isso aí X, excelente analogia. Eu não entro em fórum de crentes para dizer que eles estão errados. O site é público e quem quiser pode acessar e comentar, mas respeitando o contexto científico.
    O problema e que ele acham que vão converter alguém dizendo o quanto a criação é maravilhosa, mas acho que estão no lugar errado, estão vendendo geladeira para esquimós.

    Thumb up 2
  16. Velho sempre tem akele q atormenta … vou fazer eles darem um bjinho no morcego kbca de martelo kkk

    e tmb axo q ta faltanod o Batman …

    E parabens pelo comentario BiiaCX

    Por isso q estamos no meio do q estamos .. velho a kestao aki e a opniao de kada um nao tem o q meter o assunto de religiao em um assunto de biodiversidade … o assunto sao a diversidade de morcegos … e o q Tem a ver Deus com japao cara … tds respeitosamente tem o seu modo de acreditar no q vem a kbca mas vc nao axa q se cuidassemos melhor do planeta evitaria problemas como este nao tem nada a ver com Deus se ele e o criador de td ele ja nos deu o mais importante a vida e nosso planeta … agora xega desses assuntos q nao tem nada a ver com o tema do contexto em si posto pelo site …

    Thumb up 6
  17. Em relaçâo aos morceginhos; é muito interesante, pois pouco se sabe sobre suas especies.

    Quanto a religião eu particularmente acho que deve-se respeitar as opiniôes e crenças de cada um.

    Parabens ao comentário da ” BIIACX”.

    Thumb up 5
  18. BiiaCX, não xinguei e nem desrespeitei ninguem. Mas, vim pregar que deus fez isso ou aquilo em um site de ciencia, é a mesma coisa de uma pessoa com a camisa do palmeiras entrar no meio da torcida gaviões da fiel. Ou seja, querendo ou não, vai ter confusão !!!
    E para os crentes, catolicos e afins, deus tambem criou as maravilhosas Placas Tectônicas, que causam lindos terremotos, que coisa não?

    Thumb up 12
  19. Biac x se voce ta com pena deles vai na igreja e começa afalar de warwing e ve se os crentes sao bonzinhos assim mesmo. Fui em uma igreja e o pastor começou a falar…

    Sabe pq o universo é tao grande? é porque deus quer que o homem pare de procurar sentido la fora… Ai toda vez que o homem descobre uma estrela deus cria 20 novas para o homem se cansare desistir. Este “sermão” só aconteceu pq eu iria fazer faculdade de astronomia e namorava uma mina da igreja.
    A primeira vez que eu fui o cara fez o sermao para mim

    Thumb up 13
  20. Luan, entao faça o mesmo. Respeite minha crença e nao venha aqui falar de obra de deus e oscambau.

    Eu por acaso vou na tua igreja fala de “fatos com provados cientificamente?”

    Então nada lhe da o direito de vir aqui falar abobrinhas e se sentir ofendido.

    Thumb up 6
  21. respeitem a opinião e as crenças alheia, como BiiaCX falou, o pessoal aqui só fizeram seus comentários baseados em suas crenças ai vem os outros ofenderem e arrumando confusão. eu sou crente e minha opinião é a mesmas deles, estas coisas são obras de Deus… se vocês não acreditam respeitem minha crença ok?

    Thumb up 13
  22. ESSE MORCÊGO CABEÇA DE MARTELO TÁ MAIS PARA CABEÇA DE CAVALO. ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA MATÉRIA SOBRE OS MORCÊGOS.

    Thumb up 6
  23. Respondendo ao colega
    O nome do morcego é:
    Raposa voadora..
    Originário da Península Malaia…

    Thumb up 3
  24. “E la vem os crentes, e denovo, causando confusão nos comentarios.”

    Eles só estão dando a opinião deles, quem está causando confusão são as pessoas respondendo-os apenas para chamá-los de ignorantes e criticá-los. Não sou evangélica, nem católica, mas isso não me dá o direito de xingá-los e dizer que eles estão causando confusões porque EU não concordo.

    Se eles dizem que foi Deus quem fez, deixa eles! É só uma opinião, não está matando nenhum de vocês que facilmente se ofendem por uma simples opinião alheia.

    Isso é um espaço público, e assim como ateísmo é aceito, todos os outros modos de pensar também deverão ser.
    Eles não criticaram ninguém, logo não vejo como estão causando “confusão”.

    Sobre os morcegos, são meio “feinhos” para nós, mas lindos em diversidade. Acho que o mais bonitinho mesmo é o Morcego do Nariz de Tubo!!

    Thumb up 25
  25. E la vem os crentes, e denovo, causando confusão nos comentarios. E pra voces crentes eu lhes pergunto:
    Onde teu suposto deus estava nesse terremoto no Japão? Tava muito ocupado pra fazer algo, ou não tem poderes suficientes para isso? Ou ele simplesmente não se importa com o que acontece com seus fieis?

    Thumb up 6
  26. Alguem pode me dizer onde ficam os olhos do Morcego Cara de Fantasma? Aquele da 7ª foto!!! Valeu

    Thumb up 1
  27. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom…
    Aí ele viu os morcegos e dissse: “Ai que coisa horrível!”

    Thumb up 14
  28. Esoectro e prego.mestre, os homens não são livres para pensar? Por que tolher-lhes a liberdade?

    Thumb up 10
  29. Faltou aquele morcegão acho q do sudeste asiatico ou da Australia q tem o tamanho de um cachorro pequeno, acho q é da Australia, alguem sabe?

    Thumb up 5
  30. Lá vem os criacionistas invocando a fé na diversidade da evolução… ô ignorância…

    Thumb up 14
  31. Pra quem vê deus em tudo deveria ir morar pelado nas savanas africanas pra ver se os animais predarores iriam respeitar essa “suposta” superioridade da divina imagem e semelhança do homem com deus.

    Thumb up 24
  32. Existem cerca de mil espécies de morcegos.

    Deus é maravilhoso.

    Thumb up 15
  33. Caramba, que bichos feios. Mas mesmo assim é interessante a matéria, pois podemos ver como existe diversidade no reino animal.

    Obs.: faltou o Batman… rs

    Thumb up 22
  34. Eu postei um artigo falando um pouco sobre a biologia dos morcegos no meu site, quem quiser de uma sapeada la. Os morcegos surgiram a aproximadamente 65 milhões de anos, é o grupo de mamiferos maios diverso, com mais de 1300 espécies. As espécie mais antiga conhecida é o Icaronycteris. Existem muitos fósseis de antigos morcegos que foram encontrados em um sitio paleontologico de Messe na Alemanha que vem elucidando um pouco sobre a evoluçao desses animais.

    Para quem se interessa pelo assunto, deem uma olhada no meu site: ww.netnature.wordpress.com

    abraçao a todos

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
laser-025
Cientistas dizem ser possível movimentar objetos com laser

A luz certamente pod...

Fechar