Os 10 morcegos mais bizarros

Publicado em 18.03.2011

Estes mamíferos são esquisitos por natureza e inspiram histórias de vampiros e de super-heróis. Abaixo segue uma lista dos morcegos mais bizarros do mundo animal.

1 – Morcego Banana

Uma espécie exclusiva do oeste do México. Ele tem o focinho longo, o mais longo de todos. Este morcego se alimenta principalmente de néctar e é um importante polinizador do seu habitat tropical. Ele recebeu este nome porque é encontrado, muitas vezes, em plantações de banana.

2 – Morcego Fantasma

Esta espécie também é encontrada no México e em outros países da América Latina, como o Brasil, além do Caribe. Ele é branco, peludo e solitário. Durante o dia costuma ficar escondido em baixo de folhas de palmeira e sai voando de noite, caçando vespas e outros insetos voadores.

3 – Morcego Chapin

Tem um moicano radical em sua cabeça. Fora o penteado, ele é conhecido pelo cheiro estranho que exala para conquistar suas fêmeas. Eles são insetívoros e vivem nas florestas da África central.

4 – Morcego da Cara Enrugada

Mas que careta! Este morcego se alimenta de frutas e vive no México e na América Central. Ele é conhecido como “murcielago viejito” (morcego velhinho) ou murcielago zopilote (morcego abutre), por causa da sua cara enrugada. Eles usam este excesso de pele para esconder a cara enquanto dormem.

5 – Morcego Orelhudo

Estes morcegos se alimentam de insetos voadores e, como outros, usam o eco para caçar. Suas orelhas enormes possibilitam melhor audição em comparação aos outros morcegos. Eles são encontrados em muitas partes do mundo.

6 – Morcego Pescador

Este grande morcego vive no México (mais um) e nas Américas Central e do Sul. Eles se alimentam principalmente de peixe. Ele usa sua longa garra dos pés para pescar na superfície da água. Ele tem um parente menor, o Morcego Pescador Lesser, que se alimenta de insetos aquáticos.

7 – Morcego Cara de Fantasma

Ele está presente desde os EUA até o Peru. Sua face praticamente não tem nariz, sua pele tem uma textura estranha, além de uma testa proeminente. Apesar da sua aparência amedrontadora, ele só se alimenta de insetos de hábitos noturnos.

8 – Morcego do Pé Grudento

Este morcego, regional do Madagascar, consegue pregar suas patas e calcanhares em superfícies lisas, como se tivesse ventosas. Na verdade, ele produz uma substância grudenta que age como uma cola. Esta líquido é parecido com o dos sapos e das salamandras.

9 – Morcego do Nariz de Tubo

Esta espécie está em perigo de extinção. Ele foi descoberto em 1984, nas Filipinas, e é conhecido por suas narinas tubulares e as listras em suas costas. Eles se alimentam de figos e outras frutas, mas podem comer insetos em algumas ocasiões.

10 – Morcego cabeça de Martelo

Ele é encontrado em florestas da África e recebe este nome por causa da enorme e estranha cabeça dos machos. Além disso, o tórax do macho funciona como uma câmara de ressonância que produz altos chamados para atrair fêmeas. Eles se alimentam de insetos e outros animais. [ListVerse]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

1. Bom o post, mas algumas fotos dos morcegos estão erradas. Os textos estão corretos, mas as fotos:
    1 – É um morcego do gênero Sturnira, que pode ser encontrado até em cidades do Brasil;
    2 – A foto é de um Megadermatídeo, do velho mundo. A foto deveria ser de um Vampyrum spectro;
    6 – É um Myotis. Também pescador, mas só é encontrado na Baja California. O da América do Sul e Central é o Noctilio, alaranjado e grande. Muito comum no Pantanal.
    As outras estão corretíssimas.
    Fotos erradas mas texto e interesse corretos.

A. Cesari
    Mastozoólogo, MZUSP

2. Eu queria que a galera da inquisição pude-se dar opnião aqui como qualquer religioso …. pena que todo mundo que era a favor da ciencia longe da biblia virou cinzas…..

dá poder para esses caras ai de novo para ver o que acontece!

3. Sabem oq eu acho disso “pouca ciencia nos afasta de Deus , muita nos aproxima” (LouisPasteur) Entendem? Eu acho q nao.

4. Muito interessante esta matéria, pois tenho muito interesse por estes animais tão discriminados por alguns. A respeito da questão religião, acho que muitos poderiam dar mais atenção ao seu português torto, a ficar distorcendo o foco desta seção. Se o cara quer ser religioso ou não, é uma questão pessoal e cabe a cada indivíduo escolher qual caminho seguir. Vão estudar e ler um livro para aprender a escrever corretamente e não mais coisas como: “pensão”,”passificos”, “fizerão”, “aver”. É por isso que o Brasil não anda, pois num país em que BBB é costume entre a massa, só poderia dar nisso…

5. Na minha opinião todas as pessoas são livres para dizerem o que pensão, por isso, existe a chamada liberdade de expressõa,e também acrescento ainda que é preciso haver respeito pelas opiniões dos outro, cada pessoa é como é e faz o comentário que quiser, se uns acreditam em Deus, bom para eles se outros não tb é para eles, por isso respeitem-se em vez de estarem por ai a dizer banalidades uns aos outros. Sejam Passíficos.

6. como é bem diversificada a especie de morcego alguns ai eu nem conhecia gostei da matéria

7. não entendo a evolução, é a evolução do macaco do morcego da baleia do homem do jumento do cachorro…todos com milhares de anos de existência porém o burro continua burro o cachorro/cachorrom, macaco/macaco e homem continua … no homem houve uma ligeira alteração.

laser-025