Peter Higgs não tem ideia para que serve seu bóson

Publicado em 10.07.2012

Diante de tanta comoção com a descoberta da Partícula de Deus, muita gente deve ter se perguntado para que, afinal, ela serve (além, é claro, de completar o Modelo Padrão da Física). Questionado sobre aplicações práticas, o próprio Peter Higgs, autor da teoria por trás da partícula, confessou que “não faz ideia”.

Em entrevista recente, divulgada pelo The Telegraph UK, ele explicou que a partícula só aparece por um tempo ínfimo (“um milionésimo de milionésimo (…) de milionésimo de segundo”) e que “já é difícil usar partículas com tempo de vida maior”.

Por outro lado, seu colega Alan Walker, da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Edinburgh (Escócia), lembra que houve uma incerteza semelhante logo após a descoberta do elétron. Em outras palavras, ainda é cedo para pensar em aplicações práticas para o célebre Bóson de Higgs, cuja existência havia sido proposta há quase 50 anos.[The Telegraph]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. O boson de higgs não é uma partícula e sim uma energia (energia gravitacional) e por este motivo não pode ser detectada. Isto que descobriram pode ser outa coisa e não o boson de higgs. Isto é um cala boca para o mundo que esperava que milhões de dólares gastos com esta experiencia apresentassem resultados positivos. Agora ficaremos cerca de 20 ou 50 anos para ter outras novidades, porque agora partimos do zero. Este boson que desaparece em milésimos de segundo, como vai dar massa a matéria? Isto é qualquer coisa menos o boson de higgs, cuja aparência deva ser de uma força gravitacional quântica, como a força de gravidade do universo seja a matéria escura e o buraco negro seja o centro gravitacional de uma galáxia. São três grandezas iguais em escala de tamanhos diferentes e também três mistérios a serem solucionados..

    Thumb up 9
    • Prezado,
      Está equivocado, primeiro conceitualmente, se é um Bóson é inexoravelmente uma partícula, é também energia afinal e=mc², enfim toda força é transportada por bósons e todo o bóson é uma particula. Sua pergunta: “Este bóson que desaparece em milésimos de segundo, como vai dar massa a matéria?”, mostra que ainda desconhece o funcionamento básico da teoria do Campo de Higgs, desde modo sua visão está ofuscada, lhe impedindo de entender a importância desta descoberta. A Gravitação Quântica faz parte de outra teoria do Modelo Padrão que ainda está em desenvolvimento e bem longe de ter uma explicação aceitável. Contudo existe uma teoria quase desconhecida chamada Relatividade Geral que explica a gravidade em sua macro escala. Unir ambas as teorias na verdade consiste em criar uma gravidade quântica que não infrinja a RG, o que tem sido um dos maiores desafios da física moderna.
      Existe muita literatura sobre esse assunto para leigos, sugiro que procure mais informações sobre o assunto.

      Thumb up 28
    • Porque você não coloca tudo isso em forma de equações matemáticas e toma o Nobel de Peter Higgs (atualmente um dos favoritos para o prêmio)?

      Sem contar o descrédito de centenas de físicos e engenheiros vinculados ao CERN e envolvidos na descoberta.

      Mas como dizem: só que não…

      Thumb up 3
    • Senhor, tenha calma, não copie as coisas do Wikipédia e cole aqui.

      Thumb up 1
  2. Einstein também não sabia que aplicações práticas teriam sua fórmula de energia-matéria.

    Werner Heisenberg quando tentou inventar a Bomba A, tropeçou em cálculos que são feitos por ginasianos!

    Com o Bóson de Higgs, ocorrerá coisa semelhante: a teoria, na prática, é bem outra.

    Ficam agora a cargo de engenheiros e inventores (obs.: inventores não precisam ter diplomas acadêmicos!!!) descobrir “prá que serve” as descobertas do LHC.

    Thumb up 21

Envie um comentário

Leia o post anterior:
120628061657-man-being-arrested-story-top
Tecnologia “precog” está sendo usada para prever crimes nos EUA

Policiais americanos...

Fechar