Piadas machistas podem tornar as mulheres piores motoristas

Publicado em 11.12.2011

Acha que as mulheres têm mais dificuldades em interpretar mapas ou colocar o carro em vagas estreitas de estacionamento? A culpa pode ser dos homens, e não é difícil imaginar o porquê. Afinal, mulheres ao volante têm sido alvo de piadas machistas por décadas.

Psicólogos parecem ter encontrado evidências de que as piadas sobre motoristas mulheres podem ser uma profecia auto-realizável.

Um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Warwick e da Universidade da Geórgia, nos EUA, encontrou evidências de que a crença de que as mulheres dirigirem mal e os homens bem ajuda ou atrapalha o motorista de acordo com seu sexo. No caso das mulheres, as piadas sexistas podem reduzir a confiança e o desempenho no volante.

Pesquisadores pediram para que mais de 500 estudantes universitários dos EUA realizassem uma série de testes na direção. Eles foram divididos em vários grupos de acordo com o gênero. Em alguns dos testes, a confiança dos participantes foi manipulada com comentários positivos ou negativos em seu desempenho ao volante.

Quando as mulheres tiveram seus níveis de confiança diminuídos, elas dirigiram pior do que os homens. Mas quando elas foram deixadas à própria sorte, realizaram as atividades tão bem quanto eles. As mulheres que receberam elogios se saíram tão bem quanto seus colegas do sexo masculino.

A confiança é um fator fundamental na forma como as mulheres dirigem. Essa pesquisa sugere que ao fazer uma mulher se sentir melhor sobre ela mesma, possivelmente ela vai dirigir melhor também. Com mais confiança e um pouco de habilidade é possível colocar o carro até naquela vaguinha de estacionamento apertada… [Telegraph]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

9 Comentários

  1. Claro que homem causa mais acidente. 99% dos taxistas, caminhoneiros e motoristas de empresas são homens… Mulher só pega carro pra ir pro trabalho e pegar criança no Colégio…

    Thumb up 12
  2. Na realidade a pesquisa não quis dizer que de fato,as mulheres dirigim pior que os homens.Todo esse preconceito por parte dos homens,vem do fato que a mulher tem a”visão-espacial”menos desenvolvida que a do homem,isso dificulta na hora de manobrar e estacionar o veiculo,como dito no final do texto acima.
    E isso é fato,podem ficar á vontade para pesquisar em quaisquer sites de ciência.

    Thumb up 3
  3. Pensamento positivo é necessário no dia-a-dia. Elas não dirigem bem, então vamos elogiá-las para que sejam melhores motoristas. Crítica não me parece conselho, aliás se lhe criticar, não se esqueça de dar sugestão…

    Thumb up 0
  4. Pesquizas feitas dizem que os homens se envolvem mais em acidentes que as mulheres, (homem com homem sem envolver mulheres) e tem uma taxa bem maior tbm onde envolvem mortos em acidente de transito, miha opinião: a mulher é mais cuidadoza que o homem, quanto a velocidade e as regras do transito.

    Thumb up 1
  5. E tem como piorar? Fala sério. Que me desculpem as boas motoristas, mas a grande maioria das mulheres não honram a habilitação que “conseguiram”.

    Thumb up 3
  6. Já caia umas 10 vezes de moto,minha mulher nem uma vez, mas mesmo assim ela pilota mal pois anda devagar.

    Thumb up 2
  7. O que acontece é que mulheres tem uma excelente visão periférica, mas uma nem tão excelente visão de profundidade, ao contrário dos homens. Isso dificulta saber a distancia dos objetos à frente e atrás do carro e ocasiona mais acidentes nessas situações. Apesar disso mulheres tendem a ser mais cuidadosas que os homens no transito então não somos tão ruins assim. Tanto é que há mais acidentes graves envolvendo homens que mulheres o que, convenhamos, é bem pior.

    Thumb up 8
  8. é bem isso mesmo , nao sou eu que dirijo mal , é meu marido que é um cretino…pronto disse!!

    Thumb up 15
    • É isso, amiga, vamos apimentar o negócio,, pôr fogo na coisa. rsrsrsrs.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
yawning-baby-boy
Bocejos são mais “contagiosos” entre amigos

Um bocejo, conforme ...

Fechar