Quem está sempre atrasado pode gostar disso ou até de sofrer com isso

Algumas pessoas estão sempre atrasadas. Você deve conhecer alguém – se é que não é você mesmo – que nunca consegue aparecer no horário marcado, chegando pelo menos meia hora depois, às vezes até com mais de uma hora de atraso.

É como se houvesse uma enorme força que a impede de sair de casa antes do horário do compromisso. Para explicar melhor este estranho fenômeno, o escritor e palestrante sobre comportamento humano, Alkie Kohn, diz que existem vários motivos para uma pessoa ser cronicamente atrasada.

Pode ser que ela goste – mesmo que inconscientemente – da atenção recebida quando chega atrasada, ou pode ser que ela esteja muito envolvida em suas atividades e tenha dificuldade de organização. “Pode ser que essas pessoas se percam no que estão fazendo no momento e não percebem que horas são até já ser tarde demais”, diz ele.

Você é bom em estimar as horas?

Um estudo de 2016 conduzido na Universidade de Washington pelos psicólogos Emily Waldun e Mark McDaniel traz mais informações sobre este comportamento.

No experimento, eles deram aos participantes um prazo para terminar uma tarefa, com a possibilidade de conferir as horas em um relógio. O experimento foi planejado para que os participantes ficassem tão ocupados que não conseguissem checar o horário.

Com base no resultado, ficou claro que algumas pessoas são melhores para estimar o tempo do que outras pessoas.

Seria como ter cinco minutos para dar uma deitada na cama e olhar o Instagram antes de ter que sair para o trabalho. Você acha que se passaram apenas cinco minutos, mas se espanta ao perceber que se passaram 20.

Segundo a professora de psicologia e ciências cerebrais Susan Krauss Whitbourne, da Universidade de Massachusetts Amherst, pessoas que são boas em estimar o tempo parecem regular melhor seu comportamento que depende de prazos.

Além de saber estimar que horas são sem olhar para o relógio toda hora, essas pessoas também são boas em calcular quanto tempo, em média, uma tarefa pode levar para ser concluída.

Pode ser culpa da sua personalidade

Se a pessoa é uma boa estimadora de tempo e mesmo assim está sempre atrasada, é possível que a culpa seja de sua personalidade. Algumas pessoas com este comportamento podem ter tendências auto-destrutivas, as prendendo em um ciclo vicioso de se atrasar e depois se sentir mal por isso.

Essas pessoas podem perder eventos e compromissos que realmente gostariam de participar, como a entrada para uma peça de teatro ou até perder um voo sem motivo que justifique.

As pessoas que são muito positivas também podem julgar erroneamente o tempo necessário para chegar ao local do compromisso. Ela pode acreditar que, por mágica, um trecho que precise de 25 minutos para ser percorrido, possa ser realizado em apenas 10 minutos se tudo estiver a seu favor.

Ninguém gosta de ser o primeiro

Outra possibilidade é que chegar atrasado pode parecer melhor que chegar adiantado, ou ser a primeira pessoa a chegar. Ninguém gosta de chegar a uma festa, por exemplo, e ficar sentada sozinha esperando pelos outros convidados. Neste caso, é uma questão de desconforto, especialmente se a pessoa não conhece bem os outros convidados.

No Brasil este é um problema que pode ser sério. Como ninguém acredita que uma festa ou jantar que está marcado para as 19h realmente vá começar às 19h, todos começam a chegar depois das 19h30 ou até 20h.

Tente descobrir o que causa o seu atraso

São várias explicações para o atraso crônico, e se você quer deixar este comportamento para trás, o indicado é tentar identificar em qual categoria você se encaixa e focar na solução desse problema. [Science Alert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,70 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta