Por que algumas pessoas traem enquanto outras são fiéis?

Publicado em 12.05.2010

Para responder a essa pergunta pesquisadores estão se dedicando à ciência dos relacionamentos. Eles estão analisando desde fatores biológicos até respostas psicológicas de pessoas que recebem um “olhar interessado” de alguém que não conhecem.

Os resultados sugerem que enquanto algumas pessoas são naturalmente mais resistentes às tentações, outras precisam se policiar para conseguir manter um relacionamento monogâmico.

Homens que carregam uma variação genética identificada pelos cientistas, por exemplo, tinham menos chances de serem casados (e aqueles que eram comprometidos normalmente estavam em casamentos infelizes com esposas insatisfeitas).

Enquanto o “gene da fidelidade” mostra que um casamento estável pode ser “genético”, outras pesquisas indicam que o cérebro pode ser treinado para resistir à tentação.

Testes psicológicos feitos em homens e mulheres casados mostravam aos voluntários fotos de pessoas atraentes. Quanto mais comprometidos eles eram com seus parceiros, mais depreciavam as pessoas das fotos. A teoria é que, quando estamos realmente comprometidos com alguém, não achamos outros tão atraentes.

Outro teste colocava os voluntários em uma sala de espera com atrizes ou atores que deveriam flertar com eles – sem que eles soubessem que tudo era armação. Depois, no consultório de um pesquisador, eles respondiam a um questionário sobre a qualidade de seu relacionamento atual. Uma das perguntas principais indagava se, diante de uma traição, o voluntário perdoaria seu parceiro.

Os homens que “aceitaram” o flerte com a atriz da sala de espera afirmavam, na sua maioria, que não perdoariam as esposas ou namoradas. Já as mulheres que aceitaram a “paquera” do ator perdoavam o seu parceiro mais facilmente. [Telegraph]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

33 Comentários

  1. Achei bem interessantes os comentários, sem pretensão alguma concordo com alguns e não concordo com outros, dizer que homens não são monogâmicos pode ser muito simplista como parte sim de sua cultura ele pode ter interesse por outras pessoas assim como as mulheres também eu quero dizer atração o que não significa ir para a abordagem estando com um relacionamento e nem por isso trair a pessoa, o fato é que para muitos ter interesse achar bonito ou bonita ou gostosa ou gostoso pode se considerar uma traição,Não vi ninguém dizer que as pessoas poligâmica podem mudar e eu acredito nisso, sou prova disto.

    Thumb up 0
  2. “Quanto mais comprometidos eles eram com seus parceiros, mais depreciavam as pessoas das fotos”

    Claro, os defeitos servem como escudo psicológico para continuarem fingindo que não gostavam do que viam hehe. Isso é muito comum.

    Thumb up 3
  3. Acredito sinceramente que se você tem o que precisa não há necessidade de buscar lá fora. Toda pessoa é sujeita as tentações, mas isso não quer dizer que você tenha a obrigação de cair nelas. Mulher não troca o certo pelo duvidoso, não põe em risco o “concreto” pelo abstrato…
    Ser fiel ou infiel… tudo se resume em ser ou não satisfeito!
    Agora, existem aqueles indivíduos (homens e mulheres) que são insatisfeitos por natureza.

    Thumb up 10
    • Como se fosse ‘natural’ sentir-se atraído por uma só pessoa por muito tempo. As pessoas fingem, só isso.

      Thumb up 1
  4. Concordo totalmente com ENZO, tenho 28 anos e já percebi isto também, não é só idade avançada que se tem experiencia, é saber obserevar e a maioria não sabe, pois desde inicio encontramos várias pessoas que passam por nossas vidas e como sempre a maioria não sabe o que é honestidade entre familia, trabalho, relacionamento, amizade. Se não tem honestidade em um deles é indigno de confiança em outros departamento.DUVIDA?
    Outra coisa, voces homens deste site, falam bláblaaaaa, sao isso mesmo, pessoas controladas, por que ainda, me desculpe não conheci nenhum homem assim, voces só sabem BLA, BLA, BLA…

    Thumb up 5
  5. @Lu

    Hauehuehueue, o Arnado Jabor pode ser um retardado, mas o “Erico A, Abreu e Lima” tem razão não tem?

    Thumb up 0
    • Nem sempre, Robson… Nem sempre. Claro que por partes sim, mas sempre se torna um assunto relativo. Existem milhões de motivos, e você sabe disso.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
spaceship
A relatividade de Einstein será testada no espaço

A operação da Nasa e...

Fechar