Por que o relacionamento pode perder o brilho depois do compromisso?

O parceiro que te dá apoio em suas esperanças e projetos enquanto está namorando te ajudará a cumprir responsabilidades e obrigações que virão com o casamento? A resposta a esta questão pode mostrar o quanto vocês ficarão satisfeitos após firmarem o compromisso.

Estudo da Universidade Northwestern, nos EUA, mostrou que a crença no apoio do parceiro mostra um aumento nos índices de satisfação com o relacionamento após o casamento.

Para os namorados, o relacionamento tende a se concentrar sobre como as coisas estão indo para frente – a felicidade com um parceiro depende de quanto o relacionamento pode crescer, enquanto um parceiro irá apoiar os sonhos que o outro eventualmente conseguir alcançar.

Já para os casados, o sentimento de que seus parceiros os estão ajudando a melhorar suas relações e conquistar seus principais objetivos ainda é importante. Mas as relações das pessoas casadas, agora mais interconectadas tanto prática como psicologicamente, tendem a se concentrar na manutenção do compromisso feito com seu companheiro. Ao contrário dos namorados, os casados também dão grande valor no apoio dos seus companheiros, nas suas obrigações.

“Em outras palavras, os sentimentos de ser amado e apoiado, que as pessoas usam para avaliar se alguém é um bom ou mal namorado, pode não ser ideal para decidir se alguém será um bom marido ou esposa”, diz Daniel Molden, professor-assistente de psicologia na Northwestern e autor do estudo. Estes estudos, segundo Molden, podem ser importantes para explicar porque tantos casamentos se desfazem.

O estudo, que será publicado na edição de julho da Psychological Science, incluiu 169 casais heterossexuais – 92 casais de namorados e 77 casados. Eles completaram uma bateria de questionários, que incluíram tópicos sobre como eles imaginavam que seus parceiros os apoiavam e entendiam suas esperanças e responsabilidades. Para medir quantos tipos diferentes de apoio estavam relacionados à felicidade com a relação, os casais também responderam sobre quais são suas medidas de satisfação, intimidade e confiança.

Pesquisas anteriores já demonstravam uma importante ligação entre os sentimentos sobre o apoio do parceiro e a satisfação com o relacionamento, mas nunca mostraram diferenças entre os namoros e os casamentos. Identificando as diferenças, o estudo da Northwestern vai além, mostrando que o apoio às responsabilidades são vistas como mais importantes apenas após o casamento.

“Pessoas que pensam em casar deveriam pensar não apenas sobre como seus parceiros apoiam suas esperanças, mas também como eles apoiarão sobre o que eles se sentem obrigados a fazer”, afirma Molden, que completa: “Nós poderíamos conseguir casamentos mais felizes e pessoas mais satisfeitas, em geral”. [Science Daily]

Por: Alessandra NogueiraEm: 27.04.2009 | Em Comportamento, Outras  | Tags: ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Uma resposta para “Por que o relacionamento pode perder o brilho depois do compromisso?”

  1. Namorar até que é bom, mas casar já não é, bom é viver a individualidade e se encontrar só pra conversar. Separar vida de trabalho e luta da vida de namorado…

Deixe uma resposta