Por que pessoas que roncam alto não acordam por causa do barulho?

Publicado em 9.12.2010

Qualquer um que já dividiu o quarto com alguém que ronca muito alto já se perguntou como que a pessoa não acorda, com tanto barulho saindo dela mesma.

A verdade é que eles não estão imunes ao próprio mal – eles acordam por causa do barulho. Mas, normalmente, eles acordam e caem no sono novamente de forma tão rápida que, no dia seguinte, nem lembram que acordaram.

Caso você não saiba, o ronco é causado quando uma pessoa respira por um “caminho” parcialmente bloqueado. Quando isso acontece o ar passa vibrando no fundo da garganta, produzindo o som do ronco.

Estima-se que 24% das mulheres e 40% dos homens ronquem habitualmente. E o ronco é mais comum em pessoas obesas porque elas possuem mais tecido gorduroso na parte de trás da garganta.

Se o ronco é muito alto, pode ser sinal de apnéia, que faz com que a pessoa fique sem respirar por até 30 segundos (embora alguns cheguem a ficar dois minutos inteiros até que acordem e respirem normalmente). Essas pessoas acordam centenas de vezes durante a noite, mas não se lembram disso no dia seguinte.

Além de impedir que a pessoa tenha uma noite tranqüila de sono, roncar pode levar a doenças cardiovasculares. Então, se alguém já reclamou de seu ronco, é bom se consultar com um especialista. [LifesLittleMysteries]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Tenho 36 anos, e ronco muito alto, meu marido não aguenta mais. Devido a carne esponjosa que tenho no nariz, existe remedio, ou algum tratamento. E esse ronco piorou de uma hora para outra, logo que me mudei para o interior.

    Thumb up 6
  2. olha meu marido é uma otima pessoa.mas quando dorme da vontade jogar ele da janela.o pior que muito gordo nao aguento ahahha.penso qe ele ta com apneia.impossivel durmi .passo mais a noite acordada que durmo,vou pro sofa.vou pro pc e nada dele parar.e anoite toda.deus me livre parece um porcao com uma cachoeira dentro kkkkkkkkkkkk.o que posso fazer pra ajuda_lo.comprei uma medicida pra ronco spray nada funciona.ajuda_me por favor.non lo faccio piu.

    Thumb up 7
  3. E aqueles que, além de roncar, batem os dentes entao?? É o fim da picada, ninguém merece. Dormi com uma mulher assim pra nunca mais…

    Thumb up 2
  4. Até hoje não entendo porque um casal dorme junto, qual é a finalidade, vejamos duas pessoas na mesma cama é incomodo, ainda mais durmindo oito horas um ao lado do outro, pra que, existe o ronco, largura da cama é mais extreita do que duas camas, incomodo na divisão de cobertores, sem liberdade para esticar suas pernas e muito cuidado para um não acordar o outro, quando voce esta na cama com seu conjuge, é sómente para fazer sexo que não leva mais do que cinco minutos, vá dormir cada um na sua cama, hora que quiser trepar , vai lá e manda…., e volta pra sua cama.Bom isto é quando vc, fez esta burrada de casar né zé mané.

    Thumb up 13
  5. No Médico:

    - Doutor, ronco tão alto que acordo acabo me acordando.
    - É possível ouvir seu ronco na cozinha?
    - Não, doutor. Na cozinha não.
    - Resolvido. Durma na cozinha!

    rs… eu vi essa cena nos novos episódios do Chaves (Dr. Chapatin).

    Thumb up 18
  6. Muito legal o artigo. Meu esposo ronca quando dorme de barriga para cima. Eu o cutuco (detesto ronco, perco o sono) e ele se vira para o lado deixando-me dormir em paz. rsrsrs…..quando o ronco fica constante, coloco algodão nos meus ouvidos. Arghhhh….ninguém merece!!!!

    Thumb up 4
  7. A minha avó dizia que o meu avô roncava muito quando bebia e que isso era porque a caldeira estava a ferver.Divertido

    Thumb up 2
  8. Vc ronca mais quando bebe porque os musculos ficam mais relaxados, inclusive os da garganta

    Thumb up 6
  9. Muito interessante … agora eu queria saber pq quando se ingere bebida alcoolica se ronca mais ?

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
ratinho1
É possível ter dois pais biológicos

Não, não estamos fal...

Fechar