O universo em um clique

Preconceito: mulheres acima do peso ganham menos

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 26.05.2011 as 19:49

Share

Aqueles quilinhos a mais não fazem mal apenas à silhueta de mulheres com sobrepeso, mas também podem atrapalhar na sua vida profissional. Segundo uma pesquisa, o peso extra pode interferir – negativamente – no salário de uma mulher e até mesmo na sua capacidade de conseguir um emprego.

No entanto, o mesmo estudo chegou à conclusão de que, enquanto as mulheres tendem a ser penalizadas por estarem acima do peso, com os homens acontece exatamente o contrário. De acordo com os pesquisadores, eles são até recompensados por serem gordos.

O efeito foi encontrado tanto nos Estados Unidos, local do estudo, quanto em outros países do mundo.

Usando dados coletados na Islândia, o novo estudo examinou a associação entre excesso de peso e trabalho. Foi encontrada uma correlação ligeiramente negativa entre o sobrepeso e a empregabilidade nas mulheres e uma correlação ligeiramente positiva para os homens.

A Islândia foi escolhida porque, de acordo com um estudo do Fórum Econômico Mundial feito em 134 países, tem o maior nível de igualdade entre os sexos em termos de saúde, educação, oportunidades de negócios e participação política.

Um estudo de 2009 nos Estados Unidos, que ficou em 31º lugar na pesquisa do Fórum em termos de igualdade de gênero, também descobriu que o peso pode ser um obstáculo ao salário de uma mulher.

“Parece haver uma penalização para as mulheres”, comenta Edward Norton, professor da Universidade de Michigan, EUA, que conduziu este estudo. As mulheres com sobrepeso sofrem mais ainda e “parecem receber menos”. O estudo sugere que a mesma penalização não é aplicada em homens acima do peso.

Um outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Flórida chegou à impressionante conclusão de que mulheres com 25 quilos acima do peso médio ganham 13.847 dólares a menos por ano (1.153 dólares por mês) em relação a uma mulher de peso médio.

A pesquisa avisa que é importante para os desempregados manterem a forma durante a procura de emprego.

“É um investimento muito valioso”, confirma Adam Gilbert, o fundador de um serviço de treinamento pessoal online. “Quanto melhor você parecer – e realmente estar – maiores são as chances de conseguir um emprego”, completa.

Gilbert sugere pequenas adaptações na alimentação ao invés de dietas rigorosas. Afinal, trata-se de um emprego, e não do concurso de Miss Universo. Ele aconselha a não se concentrar nas coisas que você não pode ter, como sorvete, enquanto faz dieta. “Concentre-se naquilo pelo que você pode comer para substituir o sorvete”, diz. “Talvez seja um iogurte ou uma fruta”.[MSN]

Bruno Calzavara é estudante do 4o ano de Jornalismo na Universidade Federal do Parana, mas não vai se formar neste ano. Está fazendo intercâmbio na Universidade de Pisa, na Itália. Volta em agosto. Já trabalhou em vários campos jornalísticos e agora lida com o mundo fascinante dos textos científicos de HypeScience. É dono de um blog de viagem.

Site

4 comentários

  1. Chuck Norris Modafucker /

    [sic] “Quanto melhor você parecer – e realmente estar –” (ahh?), melhor: “Quanto melhor você parecer – e realmente ESTIVER –”

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Bom,isso é totalmente ridículo, ser gordo ou magro, isso não define uma pessoa por si só, do que adianta ser magro e não inteligência, criatividade, iniciativa, comprometimento…
    Mas infelizmente hoje em dia o que conta não é você ser um profissional qualificado, pode ser uma burra mas sendo magra tá dentro… Sem ofensa, assim como tem os gordinhos burros… rsrs

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  3. Sabriina /

    Ainda bem que sou magrela

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  4. Carlos /

    É preconceito sim, mas não um preconceito 100% irracional.

    Todos sabem que mulher se importa muito com peso e todas queriam ser magra. Se uma é gordinha, passa a idéia que é largada, não tem força de vontade, não tem disciplina e por isso não é magra, logo, não seria uma boa profissional. Sem contar que mexe com a auto-estima da mulher, igual altura influencia na auto-estima de homens.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.