Qual é o som do bóson de Higgs?

Publicado em 15.07.2012

Nos últimos dias, você provavelmente leu várias matérias sobre o bóson de Higgs e (supostamente) aprendeu bastante sobre ele. O que aconteceria se os dados coletados pelos pesquisadores fossem transformados em… música?

A curiosa ideia (conhecida como “sonificação de dados”) foi levada a cabo por um grupo de cientistas europeus. Por meio de algoritmos e programas específicos, eles usaram um gráfico que indicava a energia das colisões de partículas do experimento como base para uma criar uma partitura.

“Ela oferece a mesma informação qualitativa e quantitativa contida no gráfico, só que traduzida em notas”, explicou o compositor, físico e engenheiro Domenico Vicinanza.

Eles criaram duas versões diferentes da “música do bóson de Higgs”: um solo de piano e uma com piano, baixo, percussão, marimba e xilofone. O resultado, na opinião de Vicinanza, pode ir além de simplesmente agradar aos ouvintes. “Por exemplo, permitiria que um pesquisador cego entendesse a localização dos picos [de energia] do bóson de Higgs”, sugeriu. “Além disso, daria a um músico a oportunidade de explorar o fascinante mundo da física de alta energia ‘tocando’ suas maravilhas”.

Fascinante mesmo é o fato de uma partícula dar origem a músicas mais agradáveis do que certos hits de sucesso atuais, não?[MSNBC]

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

• Thumb up 0
  1. Muito bonito! Uma outra sugestão de reportagem seria sobre o som do número PI. Também muito interessante.

lion-vs-tiger
Tigre ou leão: quem ganharia a luta?

Conheça as caracterí...