Quer se livrar de uma verruga? O melhor jeito é congelando-a

Publicado em 19.09.2010

Segundo um novo estudo, a maneira mais eficaz de eliminar as verrugas comuns é através da crioterapia. Ou seja, o congelamento delas com nitrogênio líquido.

Anteriormente, havia pouca pesquisa comparando a eficácia dos tratamentos de verrugas em estudos controlados. E uma falta de coerência na forma como foram administrados os tratamentos aplicados fez com que fosse difícil chegar a uma conclusão sobre suas eficácias.

Pesquisas sobre males benignos, como verrugas, são relativamente raras porque não há muito dinheiro envolvido nos tratamentos.

No estudo recente, pesquisadores holandeses testaram três métodos de tratamento em 240 participantes, metade dos quais tinha idade entre 4 e 12 anos, e a outra metade ia até 79 anos. Alguns dos participantes receberam a crioterapia, outros foram tratados com aplicação diária de ácido salicílico (um ingrediente comumente usado para tratar a acne), e alguns foram orientados a “esperar para ver”, ou seja, nenhum tratamento foi aplicado.

Das verrugas comuns tratadas com crioterapia, 49% foram curadas após três meses. O tratamento com ácido salicílico curou 15% das verrugas, e dos que não receberam tratamentos, apenas 8% curaram suas verrugas.

As verrugas comuns podem aparecer em qualquer parte do corpo, mas geralmente ocorrem nas mãos.

A crioterapia é uma prática comum dos dermatologistas. Quando você congela a verruga, ela seca e cai. Porém, segundo os pesquisadores, o método é menos eficaz no tratamento das verrugas encravadas nas solas dos pés.

As verrugas plantares, encravadas nas solas dos pés calejados, são notoriamente difíceis de tratar. Nenhuma das opções de tratamento funcionou melhor do que a abordagem de “esperar para ver”.

As verrugas podem ser causadas por muitas das cepas do papilomavírus (HPV) humano. Alguns tipos de HPV são transmitidos sexualmente, e podem causar verrugas genitais e câncer cervical. Outros causam verrugas em outras partes do corpo. Estas não são perigosas, pois não podem se transformar em câncer, mas ainda assim podem ser mais do que um incômodo.

Segundo os pesquisadores, as verrugas são mais comuns em crianças, e eles podem se sentir envergonhados porque são feias, ou serem intimidados com brincadeiras. Além disso, pode ser irritante, porque elas são dolorosas.

Atualmente, outros estudos estão sendo feitos para determinar como as verrugas causadas por diferentes tipos de vírus reagem às terapias. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. TENHO UMA NO MEIO DA MINHA TESTA E QUERO ME LIVRA DELA ALGUEM JA TEVE ALGUMA NO ROSTO E ARRANCOU , ? PQ O MEU PRIMO FOI TIRAR UMA DE TRAS DO PESCOÇO E TEVE UMA PEQUENA HEMORRAGIA, POR ISSO QUE TENHO MEDO DE TIRAR NA MARRA.

    Thumb up 7
  2. Cortem um pedacinho de casca de banana verde. Esfreguem sobre a verruga.Em alguns casos podem fixar a casca com um bandaid. Usem a parte interna da casca. Normalmente a verruga “morre” e sedimenta-se. Repetir alguns dias até a verruga cair. Já vi casos, com crianças, de se usar a cica da folha da bananeira passada algumas vezes sobre as verrugas, nas mãos, e caírem todas.Geralmente as verrugas das mãos caem mais rápido.

    Thumb up 4
  3. tenho 13 so apaixonado por futebol e quero me livrar de verrugas no pé e nas axilas por memanda o nome do remedio obrigadooooooooooo urgenteeeeeeeeeeeeeeeee beijo do magrin

    Thumb up 3
  4. olha bruno eu tenho 14 anos sigui
    suas instruçoes mas nao deu serto nao
    so ficou duro mas nao fez nada com a verruga
    q eu tenho no meu dedo so deu certo com vc
    comigo nao da nada serto

    Thumb up 7
  5. NÃO FAÇAM ISSO EM CASA, HEEHHEHEHE…

    Eu me livrei de uma verruga usando parafina.
    Acendi uma vela e pinguei parafina nela e pronto.
    Ela ficou mole e eu a arranquei assim mesmo.
    De outra vez refiz o procedimento por uma semana e depois ela secou e eu so puxei e pronto.

    Dica: se vc for um louco como eu, heheheheh, faça o seguinte: se vc tem medo da parafina quente, levante a vela a proximadamente 25cm de altura da sua verruga e deixa a parafina pingar. Vc praticamente nao sente nada. Se quiser um efeito mais rapido, é so aproximar mais a vela da verruga.
    A verruga em si nao doi. O que dói um pouco é a pele ao redor, mas é so um pouco, menos que uma tatuagem…

    Só maismuam coisa: use de preferencia velas sem cor, pq as coloridas esquentam muuuuito!!!

    Thumb up 29
  6. Eu tenho uma verruga e quero um tratamento mais simples para me livrar dela.

    Thumb up 22
  7. Pelo contrário, Raphael, não me assusta nem um pouco, até porque eu não considero essas quizilas como sendo parte do meu corpo.

    Thumb up 8
  8. No YouTube se acha vídeos de gente arrancando verrugas na marra mesmo, mas eu acho que isso não é recomendado por causa de infecções e outras coisas. Seja como for, me assusta a idéia de congelar uma parte do meu corpo e deixá-la cair…

    Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
falandocelular
Porque conversas de celular alheias nos prendem a atenção?

Alguns se irritam ma...

Fechar