Reveladas células do cérebro que nos ajudam a respirar

Por , em 20.07.2010

Células do cérebro que possuem o formato de estrelas podem ter um papel chave no controle de nossa respiração, de acordo com um novo estudo.

Quando respiramos, absorvemos o oxigênio vital e expelimos o dióxido de carbono resultante. O estudo mostra que células do cérebro conhecidas como astrócitos podem sentir mudanças no fluxo de dióxido de carbono e depois sinalizar para outras células do cérebro controlarem a respiração de forma correta.

É possível que essas células do cérebro estejam relacionadas a doenças respiratórias como Morte Súbita infantil – mas mais estudos sobre elas são necessários para provar esse elo. Se for comprovado, isso poderá resultar em novos tratamentos preventivos.

Os astrócitos fazem parte de um grupo de células cerebrais conhecidos como células da glia (glia, em grego, é cola) e até recentemente se achava que esse tipo de célula tinha funções meramente estruturais no cérebro. Mas cientistas descobriram que os astrócitos respondem diretamente a quedas no nível de dióxido de carbono no sangue, enviando uma espécie de mensageiro biológico conhecido como ATP que, por sua vez, estimula outras células responsáveis pela respiração. [LiveScience]

• j.ferreira:

E ASSIM È A NOSSA VIDA COM DEUS! ELE È O PROPRIO AR QUE RESPIRAMOS….

O dióxido de carbono funciona como uma tomada, quando o nível cai, estimula as células a trabalharem para continuar o processo de absorção de oxigênio. Por isso nos torpedos de O2 hospitalares existe uma mistura de gases, se houvesse somente O2, o cérebro deixaria de funcionar.