SeaWorld é processado por “escravizar” orcas

Publicado em 8.02.2012

Cinco orcas foram nomeadas como demandantes em um processo jurídico que argumenta que elas merecem a mesma proteção constitucional contra a escravidão que os seres humanos desfrutam.

Um juiz dos EUA está considerando a queixa feita pela organização Peta, “Pessoas para o Tratamento Ético dos Animais”, contra o parque temático SeaWorld.

Essa é a primeira vez que um tribunal americano ouve argumentos jurídicos sobre se os animais devem desfrutar das mesmas proteções constitucionais que os seres humanos. A equipe jurídica do SeaWorld disse que o caso era um “desperdício de tempo e recursos”.

O advogado do parque marinho, Theodore Shaw, disse ao tribunal em San Diego, nos EUA: “Nem orcas, nem qualquer outro animal foi incluído no ‘Nós, o povo…’ quando a Constituição foi aprovada”. (“Nós, o povo…” faz referência a frase de abertura da Constituição americana).

Ele disse que se o caso fosse bem sucedido, podia ter implicações não apenas sobre como parques marinhos ou outros zoológicos operam, mas mesmo sobre o uso de cães farejadores para detectar bombas e drogas na polícia.

Já a Peta diz que as orcas são tratadas como escravas, sendo forçadas a viver em tanques e fazer shows diariamente nos parques SeaWorld da Califórnia e da Flórida. Não se considera provável que as baleias ganhem sua liberdade, mas os ativistas disseram estar satisfeitos que o caso tenha chegado ao tribunal.

Peta nomeia os cinco queixosos capturados como as orcas Tilikum e Katina, do SeaWorld Orlando, e Kasatka, Corky, e Ulises, do SeaWorld San Diego.

Não é a primeira vez que o nome de Tilikum é centro das atenções da mídia – ele afogou seu treinador diante de espectadores horrorizados em fevereiro de 2010, o que levou a uma proibição da entrada de funcionários do parque da Flórida na água para realizar truques com as orcas. A mesma baleia também tem sido associada a duas outras mortes.

A ação da Peta invoca a 13ª Emenda à Constituição, que aboliu a “escravidão ou servidão involuntária” nos EUA. Jeffrey Kerr, o advogado que representa as cinco baleias, disse: “Pela primeira vez na história da nossa nação, um tribunal federal ouviu os argumentos a respeito de seres vivos que respiram e sentem e que têm direitos. Eles não podem ser escravizados simplesmente porque não nasceram humanos. Para qualquer definição, essas orcas são escravizadas aqui”.

Depois de ouvir os argumentos por cerca de uma hora, o juiz americano Jeffrey Miller levantou preocupações sobre se os animais poderiam ser representados como querelantes em uma ação. Ele vai emitir uma decisão em uma data posterior.[BBC]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

25 Comentários

  1. Assistam o Documentário BLACKFISH assim vão poder ter um pouco de noção do que se trata essa reivindicação
    li aqui argumentos imbecis e sem o menor rspeito pela instituição que deteriora o sistema em busca de fortuna, pra mim é pior que os donos das usinas de carvão.

    Thumb up 0
  2. Olá a todos !
    Sinceramente, acho ridículas certas reinvidicações.
    Esta da Peta então, beira a insanidade …
    Abraços

    Thumb up 0
    • Cara, SINCERAMENTE, sem comentários para o seu infeliz comentário.

      Thumb up 3
  3. Quando o homem deixará de ser selvagem e finalmente respeitará e cuidará dos animais, do planeta, deles mesmos???

    Thumb up 6
  4. Ok, ok, PETA como sempre realista e nem um pouco exagerada, os animais são absolutamente uma parte da sociedade humana, portanto as orcas do SeaWorld devem receber, de fato, uma remuneração em dólares por hora de trabalho, a discussão é: A escravidão é fazer shows, fica rno tanque ou ambos? Elas trabalhariam então 24 horas por dia?
    Outra dúvida, um pai que não deixa o seu filho de 3, 4 anos sair de casa pelo fato de não estar acostumado com o ambiente externo ao que foi acostumado estaria praticando escravidão com a criança? A criança é mais cidadão do que uma orca provavelmente, portanto creio que também deve ser remunerada pela sua carga horário em que passa realizando suas atividades cruciais (como escaixar formas e brincar com quebra-cabeças, bonecos e caminhõezinhos)

    Thumb up 0
    • Olá Ben !
      Brilhante argumentação !
      Abraços

      Thumb up 0
    • Em que parte do texto esta escrito sobre remuneração? O que a Ong quer é que o tipo de abuso cometido com esses animais não ocorra mais. Que esses parques idiotas sejam proibidos de capturar ou fazer com que as baleias procriem nessas prisões. A questão aqui é liberdade não para essas baleias que já morrem no parque em prol da diversão do animal mais abominavel que existe, o ser humano. Mas a manutenção da liberdade para as que nasceram em liberdade, e vivem de verdade. Por pensamentos como este que o planeta esta destinado a terminar, por intervenção humana, e apenas por intervenção humana.

      Thumb up 5
  5. Eu acho RIDICULO isso agora!!! É até bom que as orcas tenha o que fazer, acredito que se elas ficassem trancafiadas naquelas tanques sem ter o que fazer iriam ficar estressadas, mas como dão serviço pra elas isso as fazem melhores. O que deveria ser feito é evitar que retirem mais animais do habitat e não sacrificar os que ja tem porque não adianta mudar agora, esses animais já viveram muito tempo assim, como o SeaWorld disse é só perca de tempo e dinheiro com essa ação.

    Thumb up 1
    • É bom elas terem o que fazer se já estão lá mesmo,e não adianta tentar fazer com que elas voltem ao seu habitat natural, concordo com você. A verdade Jessica, é que elas nunca deviriam estar lá. Alguns dizem que lá elas são melhores tratadas do que na natureza, eu acho que não, por mais bem tratadas que sejam, a liberdade é muito melhor. Tudo tem o seu preço, no caso desses parques, lucro certo para os donos, porque tem muitas pessoas ridiculas que pagam pra ver uma babaquice dessas. Tudo tem seu preço, e o preço da liberdade é um custo mais certo a se investir. Animais que estão em liberdade tem essa vantagem, eles realmente estão em liberdade, e não presos a sistemas que escravizam alguns animais e o animal humano, que tem a ilusão de que esta livre. Mais livres do que nós, estão os que comandam o circo e não os que trabalham no espetaculo chamado vida.

      Thumb up 3
    • continuando…ter uma orca dentro de um aquario, orcas nascidas em cativeiro n é errado…errado é usa-las para shows e esperar q elas n usem seus instintos uma vez ou outra …uma galinha quando se estreça da umas bicadas e uma orca? as consequências sao terríveis… devemos preservar a integridade desse animal para proteger a vida humana tmb q esta em risco quando colocada para interagir com esses animais…se quer ter orcas em cativeiro tudo bem…continua

      Thumb up 0
    • Não dependemos de carne não. Proteinas sim, carne não.

      A soja substitui as proteinas da carne, POR EXEMPLO.

      Thumb up 3
    • Nós e algumas outras espécies dominamos outras para comer, como aquelas vespas que paralisam a aranha para depositar seus ovos, quando nascem as larvas elas se alimentam da aranha. É a cadeia alimentar, dependemos de outros animais para sobreviver, seja usando sua carne, leite ou ovos. Isso é aceitável, agora pense um pouco, o único ser abominável que domina outro animal para ser palhaço de espetáculos idiotas como o do seaworld, é o ser humano. Você precisa de outro animal pra sobreviver e não pra se divertir à custa do seu sofrimento, a falta de liberdade, o confinamento.

      Thumb up 0
    • mas usa-los para shows ?…isso eu acho burrice …dizer q elas tem q ter algo p fazer? ..pq? será q elas ficariam mais estressadas em uma aquario q retrate a vida marinha dela …sendo alimentada como em um zoologico…ahhhhhh..mais aí uma aquario desses é mto caro…entao pare de procriar esses animais porra…pensar é fácil mas o ser humano q se diz racional raramente o faz. o q acontece é q os lucros q elas dão p entreter um bando de jumento é bem maior…

      Thumb up 0
  6. NOOOSSSSAAA que ridículo!

    Vou fazer uma pergunta. Não vou fazer algumas perguntas:

    - Quais são os animais que não podem ser escravos e quais podem??? Nenhum pode?? Alguns podem, e outros não?? R: ridículo, ser vivo é ser vivo. Se um não pode, os outros também não poderiam. Ou então, todos podem.

    - As galinhas que botam dois ovos por dia nas granjas são escavas? Sendo escravas, porque essa ONG não processa as granjas, as fazendas de gado, os donos de cavalos, os donos de passarinhos??? O bixo da ceda é um escravo? Os insetos podem ser escravisados por serem pequenos e insignificantes? As abelhas… enfim, a conversa vai longe.

    - Incrível, essa ONG alega que os animais ”trabalham” todos os dias sem folga. Cara, que folga meu??? Cê tá louco po!! Que que isso gente??? Pára com isso já, o, chega! Quem tem folga é ser humano. Quem trabalha é ser humano. Quem vive sábado e domingo, feriado, é ser humano. Os animais nem podem imaginar o que é trabalhar uma semana bem ralada, e depois ganhar uma ou duas folgas por semana. Os animais não tem que trabalhar e cuidar de suas casas, fazer compras, pagar contas no banco, enfrentando filas, transito, extresse, e tudo que nossa sociedade nos oferece de pior dentro do cotidiano que é do homem, do ser humano. Vocês não podem achar que pra uma baleia saltar fora dágua e balançar o rabo seja ”trabalho” para elas. Elas simplesmente agem assim pois é assim que ganham o alimento, ORA BOLAS!!! que ridiculo ter que explicar isso!! Parece que eu estou falando com um retardado, ou com uma criança.

    Agora a última pergunta que é pra esculachar de vez:
    - O que você imagina que uma baleia faria no seu dia de folga??? putz, é terrível pensar nisso. Elas não precisam de folga. A vida daqueles bixos é mansa. Que bando de americanos idiotas. Eu to com nojo deste tipo de pensamento cri cri, que quer chamar a atenção sem necessidade. Porque essa ONG não vai salvar as criancinhas na Africa??

    Thumb up 2
    • No mesmo SEA WORLD, uma baleia matou sua treinadora ha alguns anos atrás.

      PÁREM PRA PENSAR…………. Pensou? Então vocês já imaginam a minha opnião.

      E o que eu penso é que a se uma baleia que ´´TRABALHA´´ tem DIREITO A ´´FOLGA´´, ora, então ela também tem DEVERES, e deve ser responsável pelos seus atos.

      Mas isto é uma grande bobagem. A baleia não quiz matar ninguém, e baleias não trabalham só porque pulam da água e balançam suas caudas pra plateia, e de vez em quando jogam água na tchurma. Trabalho escravo é ser humilhado, trabalhar debaixo de sol forte, sem direito a água, alimentando-se de sobras, apanhando de chicote, preso por correntes, etc… Acho que os americanos tontos nem sabem o que é ser um escravo. Aquelas baleias, na verdade são princesas, recebem ótima alimentação, tratamento veterinário de primeira, elas se reproduzem, se dão bem com seus treinadores, etc.

      Eu posso comparar a escravidão com outras atividades como o que fazem com as galinhas nas granjas: cerram o bico, arrancam as esporas, fazem um dia de 12 horas pras galinhas botarem mais ovos, e por fim, são sacrificadas sem muito respeito. Ai sim, a coisa faz mais sentido. Agora vir ao tribunal defender as princesinhas do Sea Word que levam uma vida de playboy, ah, vai peidar na água e soltar bolinhas!

      Thumb up 1
    • Acalmou? Então…

      Primeiro você deve levar em consideração que não se pode comparar a inteligência de uma orca ou golfinho com a de uma galinha ou uma vaca. A propósito, existem animais cujas as memórias são tão ruins que estes podem ser feitos de “trouxas” pelos homens todos os dias.

      Segundo, não é preciso ser gênio para dizer o quão deve ser ESTRESSANTE para um animal viver em um lugar relativamente minúsculo quando o natural seria ter QUILÔMETROS para nadar (aliás, o simples fato de só poder CIRCULAR naqueles malditos tanques é estressante também).

      E terceiro, se ter uma pessoa ordenando o que você tem que fazer na frente de centenas de outras, e ainda por cima sem entender absolutamente nada do que se passa ao seu redor não é humilhante, eu não sei o que é (e certamente nem você).

      Pense nisso.

      Thumb up 7
    • tudo bem, estou mais calmo hoje.

      PORÉM, na sua concepção, o que vale é o nível de inteligência que cada animal tem para poder ser escravo ou não.

      Tudo bem. Você pensa assim.

      Mas eu não penso exatamente igualzinho a você. Graças a Deus as pessoas tem opniões diferentes.

      Os tanques do SeaWord são adequados pros bixos. Não é a mesma coisa que viver solto no mar, concordo. Eu também fico indignado com os passarinhos presos na gaiola, e não é por serem menos inteligentes que as baleias que eles também não sofram da mesma forma.

      Então eu concordo com você. Mesmo os tanques sendo adequados, não é legal.

      Os tanques deveriam estar ligados a uma grande baia, onde os animais poderiam descansar e revesar os shows. O que acha?

      Thumb up 1
    • sobre ser humilhante ou não:

      uma baleia ou um golfinho não interpretam a humilhação da mesma maneira que o homem.

      Se você colocar uma mulher pra desfilar pelada sem seu consentimento, isto realmente é humilhante pra ela. Já pra um homem, é diferente, não sei se seria tão humilhante. Se este homem for um indio nativo, não vai ser nada humilhante pra ele pois ele já vive de pinto de fora o tempo todo. Agora, pra uma baleia fazer o mesmo, ela nem vai se importar com isso.

      Não estamos falando de se expor pelado, e sim, se expor para uma plateia do SeaWord diariamente.

      Olha, vou te falar o seguinte: EU JÁ FUI AO SEA WORD. Posso te garantir que as baleias são felizes SIM, e elas adoram brincar com as pessoas!! Juro! Momentos antes do show, as baleias jogam água com suas caudas na plateia por livre espontânea vontade, sem nenhum treinador comandando. E vai saber o que elas pensam de tudo isso. Eu imagino que, claro, elas não sabem que são sempre pessoas diferentes a cada show e talvez elas imaginem que são sempre as mesmas pessoas que estão sempre ali. Ela não tem noção do próprio sucesso, e não fazem ideia de que aquele monte de gente está ali só pra ver elas. Não, elas não sabem disso. Mas a relação que elas tem com o ser humano é positiva, pelo menos.

      Quando os brasileiros vão pra Orlando, geralmente vão em todos os parques da Disney, da EpcotCenter, MGM Studios, Parques de piscina… e muitos concordam que o Sea Word é o mais legal de todos. Os tanques não são minusculos. Poderiam ser maiores, sim. Mas elas não são humilhadas por se exporem ao público que ela nem imagina direito o que seja.

      As focas tem um habitat com vários ambientes. Os pinguins ficam em aquários climatizados, bem grandão, bem fundo, com ilhas, cavernas.

      VAMOS FAZER O SEGUINTE: o foco da discussão é BALEIA e SOFRIMENTO. Não acho que o SEA WORD faça as baleias sofrerem não. Mas minha certeza absoluta é de que o foco BALEIA e SOFRIMENTO se encaixa perfeitamente no que os japoneses fazem caçando elas. Nossa, e tem um montão de ONGs que lutam contra isso. Aí sim! Algumas ONGs são coerentes, mas esta ONG que quer processar o SEA WORD tem outras intensões. Se realmente estão preocupados com 4 baleias do SEA WORD, no Japão eles devem matar 4 por dia…. 4 por dia = MORTE

      Thumb up 0
    • Eu não acredito nos comentários de certos seres sobre o tema. Faz o seguinte, fica na sua casa para o resto da vida, no máximo ande pelo quital da sua casa, ou nas áreas de lazer do seu condominio se for o caso, e quando precisar de comida, médico ou qualquer outro tipo de necissade, vc solicita atendimento delivery. Com a internet vc pode trabalhar sem sair de casa.

      Thumb up 3
    • Balança o rabinho e dá saltinhos brincando pra ganhar comida, e chamam isso de trabalho escravo. Imagino o quanto elas não precisariam “trabalhar” pra conseguir comida no mar!

      Aproveitando a deixa: Esse sistema de comentários no HypeScience tá uma droga. Se outros sites muito maiores fazem comentário com login de facebook, porque vocês não podem oferecer o mesmo? Chato demais ter que fazer conta e lembrar senha só pra comentar aqui…

      Thumb up 0
  7. Olha, por mais que orcas treinadas sejam engraçadas, elas não foram feitas para serem a “estrela de um espetáculo”. Já fazem isso com os pobres elefantes em circos clandestinos. Pô! Deixem as orcas livres!

    Thumb up 7
  8. outro dia eu estava vendo que os tigres brancos tem muitos problemas de saúde, e so servem para trazer lucros para o zoologicos, pois não e na verdade uma espécie necessaria na natureza..

    Thumb up 3
    • aonde quero chegar e que essas empresas que “cuidam” de animais sempre tem uma mancha negra

      Thumb up 4
    • Eu não consigo ver a graça de ir em um zoológico. Não sei o porquê, mas acho que ver os pobres animais presos numa cela 4×4 não é legal…

      Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
Twitter-no-celular-1
Governo brasileiro processa o Twitter por alertas de “blitz” policiais

O governo brasileiro...

Fechar