Vórtice maior que a Terra é avistado em Saturno

Por , em 30.10.2012

No fim de 2010, astrônomos amadores detectaram uma enorme tempestade no hemisfério norte de Saturno, que ficou conhecida como “Grande Mancha Branca”. A tempestade cresceu rapidamente e logo atingiu um tamanho inacreditável, muito maior do que nosso planeta.

• Os grandes mistérios de Saturno

Com os ventos, a tempestade se esticou, atingindo o colossal comprimento de 300 mil quilômetros. Quanto é isso? Simplesmente 3/4 da distância da Terra até a lua!

No ano passado, a tempestade havia quase desaparecido. Mas ainda havia uma grande surpresa escondida nela. Observações feitas a partir da sonda Cassini, da Nasa, mostrou que a tempestade era muito mais forte do que se esperava e formou um vórtice (uma tempestade dentro de uma tempestade) maior do que nosso planeta.

Confira abaixo um vídeo sobre o fenômeno:

A temperatura máxima no vórtice foi de -150°C, enquanto o habitual em Saturno é cerca de -220°C. Esse aumento de temperatura nunca tinha sido observado e foi inesperado, pois a atmosfera do planeta é geralmente muito estável.

Cientistas também se intrigaram com uma enorme liberação de gás etileno do vórtice. No momento da tempestade, o nível de etileno aumentou 100 vezes do que se pensava que era possível em Saturno. A origem do gás ainda é um mistério. [Discover Magazine/LiveScience]

Ainda deve haver muito o que descobrir nos planetas jovianos!

Se o daqui se chama Sandy, esse poderia se chamar Preta-Gil…

• Rodrigo Piedade:

Ou Cláudia Milk afinal a tempestade é branca 😉

Mistério por mistério, não deveriam nem ocorrer vórtices em Saturno ou em qq outro planeta fora da Terra. Sinal que vórtices são causados por fatores comuns em qq planeta, e com certeza não tem nada a ver com água quente e ar frio.