10 descobertas médicas bizarras

Por , em 16.11.2010

Cada vez mais divulgamos resultados de pesquisas médicas que realmente beneficiam a saúde humana. No entanto, nem todas as pesquisas da área fazem muito sentido, ou chegam a conclusões brilhantes. Algumas são apenas muito engraçadas. Confira nossa lista de 10 descobertas médicas simplesmente bizarras e escolha a sua preferida:

1. Pessoas que acham que têm chulé realmente têm chulé, e aquelas que acham que não têm chulé, não têm chulé

Poderia ser o suor, ou bactérias acumuladas, mas alguns cientistas descobriram que o principal fator que causa seu chulé é a sua consciência. F. Kanda, E. Yagi, M. Fukuda, K. Nakajima, T. Ohta e O. Nakata, do Instituto Shiseido chegaram à conclusão de que, se você acha que tem chulé é porque você tem chulé. Se você não sente nenhum cheiro suspeito vindo do seu pé, é porque você não tem chulé. Por essa descoberta, eles receberam o prêmio IgNobel de 1992.

2. Remédios falsos caros são mais eficientes do que os baratos

Quanto mais caros forem seus analgésicos, mais eficientes eles serão – mesmo se eles não passarem de pílulas feitas com farinha. Pelo menos foi a essa conclusão que os pesquisadores Rebecca Waber e Dan Ariely chegaram em 2008. Quanto mais você gasta em um remédio, mais espera que ele funcione – isso faz com que, mesmo que ele seja falso, você se sinta melhor. E isso foi verificado até com os mesmos remédios quando adquiridos por preços diferentes. Pessoas que compravam remédios com desconto se sentiam piores do que aquelas que pagavam um valor maior.

3. Você pode pegar uma DST se “compartilhar” uma boneca inflável

Aparentemente, você deve usar camisinha até quando for “ter uma conversa” com uma boneca inflável. Em 1996, dois pesquisadores de Harvard receberam um prêmio IgNobel por terem comprovado que a gonorréia pode ser transmitida através de bonecas infláveis “comunitárias”.

4. Música country pode causar suicídio

Em 2004, dois universitários receberam o IgNobel por terem verificado os “efeitos da música country no comportamento suicida”. Segundo Steven Stack e Jim Grundlach, quanto mais as estações de rádio de uma cidade tocam música country, maiores são os índices de suicídio da região.

5. Se apaixonar não é muito diferente de ter um transtorno obsessivo-compulsivo

Para você, sua nova paixão pode ser um sonho transformado em realidade, mas para os cientistas, ela pode se assemelhar a um Transtorno Obsessivo-Compulsivo (conhecido como TOC). Biologicamente e quimicamente, a paixão seria indistinguível do TOC, segundo a ganhadora do IgNobel de química do ano 2000, Donatella Marazzi.

6. Sintomas da Asma podem ser tratados na Montanha-Russa

Em 2010 Simon Rietveld e Ilja van Beest, da Universidade de Amsterdã, resolveram colocar uma paciente de 25 anos, que sofria com asma, para andar em montanhas-russas. Depois eles receberam um prêmio por provar que esses passeios cheios de adrenalina podem aliviar os sintomas da doença.

7. Engolir o chiclete faz com que ele fique preso em seu estômago para sempre

Ok, é um fenômeno raro, mas alguns casos de obstrução intestinal ou estomacal causada por goma de mascar engolida já foram documentados – na maior parte, as vítimas são crianças. Mas para isso precisa haver um exagero. Uma das vítimas conhecidas é um menino de 4 anos que precisou ir para a cirurgia remover vários pedaços de chiclete do seu estômago – mas isso porque ele mascava, e engolia, de quatro a sete chicletes por dia.

8. Pessoas que bebem café vêem fantasmas mais regularmente

De acordo com uma pesquisa, pessoas que bebem muito café podem ter mais alucinações ou sentirem que estão na presença de fantasmas. O estudo entrevistou 200 universitários do Reino Unido e descobriu que, quanto mais café eles bebiam, maiores eram as chances de eles verem “coisas que realmente não estão lá”. Aqueles que bebiam mais do que sete xícaras de café diziam ver até três vezes “mais fantasmas” do que aqueles que ingeriam uma quantidade menor da bebida.

9. Uma pessoa cega pode recuperar a visão implantando um dente nos olhos

Cirurgiões conseguiram devolver a visão de um homem cego implantando um dente nos olhos do paciente. Basicamente eles removeram o dente, colaram uma lente dentro do dente, e o colocaram dentro de um dos olhos do paciente. Segundo os médicos, essa técnica só pode ser usada quando a pessoa está com a córnea arranhada, não quando a visão foi perdida por algum outro problema. E a cirurgia necessita que o dente seja removido do paciente para que as chances de rejeição sejam menores.

10. Sacos de trigo podem queimar

Você já deve ter visto aqueles pequenos “travesseiros” de trigo que são aquecidos no microondas e depois colocados sobre os músculos de alguém que está sentindo dores. Só que, se aquecidos demais, eles também podem queimar. Médicos da sala de emergências do Hospital Adelaide fizeram a brilhante descoberta após tratarem queimaduras causadas por sacos de trigo. [Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

33 comentários

  • Ludmyla B.:

    Ver fantasmas, a culpa não é do café! O problema é a FALTA DE SONO! Estudantes zumbis(tipo os de engenharia-meu caso) não dormem pois precisam estudar, e pra conseguir driblar isso, tomam café!

  • Almir Muriello:

    as pessoas fazem o comentario mas não há como saber de qual video eles estão comentado, alguns dá pra perceber

  • Gustavo Freimam:

    Beber café vê fantasma?
    Então sumiram com os meus, cadê os phantons?????
    Kkkkkkkkkk

  • Lucas:

    a do olho foi incrivel, mas… o olho do cara não fica nem um pouco parecido com meu lindo olho verde (fica feio demais)
    mesmo assim é um grande passo!

    • Almir Muriello:

      a beleza vem em segundo plano pra quem está sem a visão

  • gabriela carolina:

    acho isso uma palhaçada vcs nao tem nada o que fazer..!!!!!

  • Jorge:

    soca a porva numa boneca de plastico é uma coisa doentia que nem eu faria…

  • Babi:

    Putz, caramba quanta idiotice, que imaginação esse povo tem.

  • VANIA:

    VCS REALMENTE VIAJARAM COM ESSE NEGOCIO DE CFÉ FANTASMA E MUSICA SUICIDA RSRSRSR

  • Alessandro:

    muito interressante.mais também deviam incluir a transfusão fecal, os transplantes de orgãos de animais [não sei se existe gente com espirito de porco,agoora com coração de porco tem e como tem] e o caso em que congelaram 1 bebe para operarem seu cérebro.ou ainda as cirurgias cerebrais em que os pacientes ficam acordados; vi 1 em que 1 cara ate tocou violino enquanto era operado.

  • Helson:

    Muito duvidoso…

  • jean:

    pqp tem uns trol que sai negativando os comentarios td

  • Estela:

    Gostei de todas as matérias,mas eu acho que ando vendo fantasmas e não percebi,tomo muito mais que tres xícaras de café,haja fantasmas.

  • josias:

    E a ciência se multiplicando.

  • jean:

    alguem fexa a IgNobel por favor!!!

  • maluco:

    Tomo em media 1,5 litro de café por dia e nunca vi fantasma, o unico fantasma que vejo é a diretora da escola da minha filha…,outra cousa esquisita é a do efeitos da música country no comportamento suicida, isso não tem nada haver, eu curto este tipo de musica a mais de 20 anos e sempre quando estou meio agitado (quase todo dia) e nunca me passou pela cabeça em me matar, suicidio e para mente fraca e com falta de DEUS no coração.

  • DARA:

    Nossa essas descobertas sãoo de mais
    Só deveriam ser comprovadas!!!!
    e utilizadas!!
    se for verdade?
    que massa!
    para algumas descobertas!!
    beijim
    xau

  • clarice:

    só rindo ksksksksksksksksksksksksksksk

  • gloria:

    …e, existe alguém saudavel q toma isso tudo de café?só mesmo sendo louco p/ tomar + de 3 xicaras p/ dia ,aí ele verá fantasma em todo canto q olhar!

  • ANILSON MARTINS:

    Apesar de tanta idiotíce da matéria a unica coisa que se aproveitou foi a colocação do DOUGLAS !

  • claudemir da silva:

    essa do dente emplantado no olho foi fascinante

  • kiddo:

    Não é preciso provar não, Douglas: quase todo mundo SABE que ouvir funk certamente causa degeneração precoce dos neurônios !
    E pior, porque quem ouve funk já tem uma quantidade bem
    reduzida deles, o que acarreta numa bestificação completa em
    curtíssimo espaço de tempo.
    O funk é um estupidificante poderosíssimo !
    O resultado se vê nos bailes, nas ruas, nas eleições…

  • MARCOS:

    pior que confiava nas bonecas agora não sei mais..

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    no caso dos remédios é o famoso placebo.

  • FELIPE:

    ATÉ AS BONECAS INFLÁVEIS? ONDE VAMOS PARAR?

  • Douglas:

    Darei todas as minhas economias como prêmio para o cara que constatar científicamente que ouvir funk causa degeneração precoce dos neurônios.

  • iury:

    bizarra e aquela da musica country que isso suicidio , vou fazer meu pai escutar muita musica
    country
    hahahahahahahahahahahaha

  • juliano frerix:

    dificil de acreditar

  • André Noronha:

    Nossa!!!! cada descoberta.

  • Marcelo:

    Pura babozeira.
    Envez de ficarem perdendo tempo com besteiras, vão pesquizar coisas sérias…..

  • Antonio Tacito de Souza e Silva:

    Depois dessas, eu não sei mais o que comentar, pois tudo que vem da mente humana é possível.
    Nós seres humanos ainda não sabemos explorar a capacidade
    que possuímos em nossas mentes.
    Quando chegarmos a explorar todo nosso potencial, ficaremos
    admirados.

  • luiz mario:

    caros e falsos – corrigindo

  • luiz mario:

    remédios caros mas eficientes – é o famoso placebo.

Deixe seu comentário!