12 sinais de que você está prestes a ter um ataque cardíaco

Por , em 12.08.2013

Ao contrário do que normalmente é mostrado em filmes e seriados, um ataque cardíaco nem sempre é rápido e intenso: na verdade, a maioria começa devagar, e os sinais podem aparecer horas ou até mesmo dias antes do ataque propriamente dito.

Se você tem algum fator de risco para doenças cardíacas (colesterol ou pressão altos, obesidade, diabetes, uso de tabaco ou histórico familiar) é bom conhecer os possíveis indícios.

“As pessoas normalmente não querem admitir que estão velhas ou doentes o bastante para terem um problema no coração”, lamenta o cardiologista David Frid.

Dieta balanceada, rotina de exercícios, acompanhamento regular com um especialista e conhecimento de indícios são excelentes ferramentas para evitar (ou sobreviver a) um ataque cardíaco.

Nota: “cautela” não deve ser confundida com “paranoia”; é importante entender que esses sintomas podem surgir por conta de outras situações.

Sinais de ataque cardíaco

1. Ansiedade

Um ataque cardíaco pode fazer com que a pessoa se sinta extremamente ansiosa.

2. Desconforto no tórax

Nem todo ataque cardíaco causa dor no tórax (e, claro, nem toda dor no tórax é causada por um problema no coração), mas esse é um sintoma possível. Além disso, a sensação pode não ser necessariamente de dor, mas também de pressão ou de “queimação” – mais comum em mulheres do que em homens.

3. Tosse

O ataque cardíaco pode levar a um acúmulo de líquido no pulmão e, por consequência, causar tosse ou ruído.

4. Vertigem

Se o coração não bombear sangue suficiente para o organismo (um possível sintoma tanto de ataque cardíaco como de arritmia), a pessoa pode sentir vertigem e até mesmo perder a consciência.

5. Fadiga

Esse sintoma é mais comum entre mulheres e pode ocorrer tanto na hora do ataque como dias ou semanas antes.

É normal se sentir cansado depois de fazer esforço físico, claro, mas no caso de um ataque cardíaco o cansaço é intenso, repentino e não tem motivo aparente.

6. Náusea ou falta de apetite

Um dos sintomas de ataque cardíaco é o inchaço abdominal, que pode fazer com que a pessoa se sinta enjoada ou sem fome.

7. Dor em outras partes do corpo

Além do tórax, outras regiões podem apresentar dor por conta de um ataque cardíaco: ombros, braços, mandíbula, pescoço e abdômen. Entre homens, é comum que a dor seja no braço esquerdo; entre mulheres, é comum que seja nos dois braços.

8. Pulsação rápida ou irregular

De vez em quando, é normal sentir o coração acelerar. Contudo, se a aceleração for acompanhada por fraqueza, tontura ou respiração curta, pode ser indício de um problema cardíaco (ataque, arritmia).

9. Respiração curta

Comum entre pessoas com problemas pulmonares, como asma, pode ser um sintoma de um ataque do coração.

10. Suadouro

Começar a suar sem motivo é um possível indício de ataque cardíaco.

11. Inchaço

Problemas no coração podem causar retenção de líquido no organismo e, portanto, inchaço em algumas regiões do corpo (normalmente nos pés, nos tornozelos, nas pernas ou no abdômen).

12. Fraqueza

Durante o ataque (ou mesmo dias antes), a pessoa pode sentir uma fraqueza intensa, repentina e sem motivo aparente. [WebMD, Heart.org]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votos, média: 3,17 de 5)

10 comentários

  • deuses & mitos:

    vixi to lascado

  • Marcus Arnauld:

    Sinto os mesmos sintomas citados a mais de 7 anos. E são diários. Agora a pouco senti tudo isso por isso estou aqui na pg .

    • Cesar Grossmann:

      Procure um médico, é importante cuidar da saúde com um profissional da sua confiança. Procure um médico.

  • Natalino Rosa:

    olha esses avisos sobre avc é muito bom para a gente que esta com 72 anos

  • Rafael Souza:

    Esse artigo deveria ser revisado e reescrito tomando alguns cuidados. Pois os sintomas acima podem em sua totalidade não ser sintomas de ATAQUE CARDIACO. Os sintomas citados acima tem como base distúrbios de Ansiedade Crônica, Sindrome do Pânico entre outras doenças psicossomáticas. Não significa que você passando por uma crise de ANIEDADE ou PÂNICO necessáriamente (quase impossível) “você” terá um infarto, como bem claro no comentário de JOSÉ KLEIN: TENHO SÍNDROME DO PÂNICO E ESTOU “INFARTANDO A TRES ANOS”.

    • Edinei Júnior:

      Na verdade, boa parte desses sintomas se repetem em diversas condições sim, porém deve-se ter em mente que um ataque cardíaco contará com a união de alguns desses e não com um único sintoma. E, mesmo que um ataque cardíaco pudesse ser diagnosticado com apenas um sintoma (papel que caberia a um médico), a matéria cita expressões como “PODE SER”, que retiram a obrigatoriedade de um sintoma representar toda uma condição…

  • samuel alencar:

    Não quero aqui ser irônico; mas, sendo torcedor do Clube de Regatas Vasco da Gama, creio que estou prestes a ingurgitar.

  • José Klein:

    TENHO SÍNDROME DO PÂNICO E ESTOU INFARTANDO A TRES ANOS

  • Ana Carolina:

    Meu deus, vou morrer..

    • leo2505:

      pensei a mesma coisa huahuahuahu

Deixe seu comentário!