Quantos painéis solares seriam necessários para energizar o mundo?

Por , em 1.09.2009

paineis solares
Clique na imagem para ampliar

Eu chutaria que é necessário uma área do tamanho do Brasil, levando em conta que a eficiência das células fotoelétricas ainda é muito baixa, conseguindo extrair pouca energia dos raios solares.

Mas para a minha surpresa é muito menos do que isso. Parece que apenas uma área um pouco menor do que o tamanho da Espanha seria o suficiente, ou seja, 496.905 quilômetros quadrados.

» Cemitério gera eletricidade na Espanha

Na imagem é possível ler:

Estas 19 áreas contíguas mostram aproximadamente o que seria a responsabilidade razoável para as várias partes do mundo. Elas precisariam ser divididas muitas vezes, quanto mais melhor, para alcançar uma infraestrutura diversificada e o mais localizada possível.

A grande área no deserto do Sahara (1/4 da área necessária para abastecer o mundo em 2030) poderia fornecer energia para toda a Europa e África do Norte. Apesar de grande ela é apenas 18 vezes menor do que a área total do deserto.

Mesmo assim não posso esquecer que uma infraestrutura destas seria insanamente cara, possivelmente aumentando o custo da eletricidade. [Gizmodo]

13 comentários

  • Sidney Engenharia Eletrica Mocity:

    Com certeza é a energia do futuro, ou alguem conhece outra fonte de energia e com durabilidade, pois o sol ainda terá uns 5 bilhões anos

  • michel:

    *já existem maneiras rudimentares de se obter energia solar, que uma simples cartilha poderia orientar cada residencia a instalar captação em seu teto.
    *também foi citado isenção fiscal para quem investir nessa tecnologia, por que isso ainda não foi feito??
    *estamos preocupados com a substituição das hidrelétricas e petroleo, mas a simples diminuição já seria uma boa ajuda.
    *combinação de metodos alternativos é muito eficiente mas é raramente lembrado, como aquela lombada que gera energia e reduz a velocidade dos carros. se fosse colocada uma em cada esquina, além de eliminar a necessidade das porcarias de radar, ainda teriamos o dobro de energia necessária pra iluminação publica. IMPORTANTE frisar, que essa forma de criação é barata e funciona 24HRs nas estradas de todo o mundo.
    *academias podem comprovadamente converter energia de todas as maquinas e aparelhos, os ferreiros nunca seriam tão aclamados, possibilitando uma nova profissão, “homem-gerador” ;D

    nos sentimos impotentes, mas espalhar a menssagem já é uma boa ajuda, afinal se alguem não clariar os alienados eles por voltade própria nunca irão saber. sem ofensas.
    paz!

  • Allegra:

    O Deep falou tudo ! é isso aí ! revestir os prédios disso é perfeito ! imaginem a quantidade de prédios que existem só em SP gerando essa energia ? lindo ! O problema são as companias elétricas q não gostam da idéia é claro ! podiam fazer um projeto nas favelas pelo menos , aquelas porcarias só dão dor de cabeça com o tráfico ,pelo menos iriam dar algo bom pra nós tb . bjx

  • vivoverde:

    […] [Via Gizmodo e HypeScience] […]

  • Wanderson Campos:

    é simples… façam-se 2 usinas… uam em cada extremidade do planeta =D

  • Ricardo Mendonça:

    De forma generalista, temos alguns biomas, que poderiam dentro dos fusos horários manter a produção deste tipo de energia de forma initerrupta, o meu pesar é que cada vez mais o solo terrestre deixaria de receber os raios solares, que são necessários para sua sustentação.

  • Mansuetto Salvadori:

    Não esqueçam do fator “armazenagem”, muito caro e complexo, pois de dia, nem precisamos de lâmpadas e a noite, não tem geração.

    • Sidney Engenharia Eletrica Mocity:

      Na verdade mesmo nao precisando de lampadas de dia, se olharmos o consumo de energia e muito maior durante o dia,ja seria uma ajuda ao SEP

  • Lukas:

    E por que ainda não começaram a fazer essa energia??
    Acho que o mundo está ignorante… Devíamos ter mais consciência do Planeta e acabar com tudo isso de uma vez!!

  • Julio:

    Seria cara, mas seria a solução pras várias questões ambientais… agora pq será que o governo não investe maciçamente em energia solar e energia eólica? votem concientemente!!!

  • Icaro:

    Coisas do tipo não necessitam apenas de investimento, mas de vontade política para a execução desse projeto.
    Há meios muito mais lucrativos em termos de impostos e consumo em massa (no caso, os combustíveis fósseis) do que um projeto modernista e políticamente correto como este. O problema é toda essa destruição promovida com técnicas “rudimentares” para a a geração da energia (diríamos… empurrar agua sobre uma turbina).
    Aí vem pela televisão: “que futuro queremos deixar para os nossos filhos?”, sendo que nem os que vivem nele hoje conseguem fazer alguma coisa. Parece que vivemos num mundo onde grandes transformações andam a passos de tartaruga e ainda esses passos esbarram nos interesses econômicos, na manutenção do poder, no comodismo, na ignorancia e no espírito invidualista!
    Aí vem o Sr. Lula dizendo que o pré-sal é o futuro! que futuro é esse?

  • Deep:

    Pra começar, todas as superfícies e fachadas de prédios públicos poderiam conter painéis solares…

    Como ainda são pouco eficientes, seria preciso combinar os painéis a outros métodos… Energia eólica (q atualmente tb é cara), metano, bio-massa, movimento das ondas e mesmo energia nuclear!

  • Juniw:

    Com tanto sol que tem por aí, todo e qualquer investimento nesta área deveria ter imposto zero em todas as esferas. Similiar ao crédito de carbono, quem investisse nisso também deveria ter grandes vantagens em benefícios fiscais. Infelizmente, existem uma minoria no poder que está se lixando para o meio ambiente e novos recursos… abs

Deixe seu comentário!