Vacina poderá ser a resposta contra doença de Alzheimer

Por , em 24.09.2009

cérebro com alzheimer
Cérebro com Alzheimer

Uma pesquisa realizada na Universidade Ben-Gurion, em Israel, procura por uma vacina específica para a doença de Alzheimer, que possa reduzir os danos neurológicos e inflamações relacionadas à doença. O pesquisador Alon Monsonego conseguiu testar e medir respostas imunológicas em ratos com genes humanos para antecipar a resposta do corpo humano com Alzheimer.

O acúmulo do peptídeo beta-amilóide em pacientes com Alzheimer causa danos neurológicos, e o pesquisador demonstrou que a introdução da substância no cérebro libera uma resposta natural que pode ser detectada.

» Como saber se você tem Alzheimer

A pesquisa foi realizada com ratos com genes humanizados, e por isso o estudo conseguiu medir a magnitude da resposta do corpo ao beta-amilóide. “Os ratos foram infectados com o gene mais comum do Alzheimer em humanos”, afirma Monsonego. De acordo com ele, existem muitas variações dos genes da doença para humanos, mas o HLA DR15 allele atinge 30% dos infectados, que poderiam todos tomar a mesma vacina.

“A estimulação de uma resposta imunológica nesses ratos resultou em uma melhora grande das placas no cérebro, além de uma melhora na reação inflamatória”, diz o pesquisador.

De acordo com Monsonego, o estudo pode ser usado para o desenvolvimento de um medicamento personalizado para a doença de Alzheimer. Segundo o pesquisador, populações diferentes devem ter respostas diferentes ao tratamento, devido às suas diferenças genéticas. [Science Daily]

1 comentário

Deixe seu comentário!