Os 7 experimentos genéticos mais bizarros

Por , em 18.11.2009

Em 1983, a revista Veja divulgou a “incrível” criação do boimate: uma mistura genética derivada da mistura da carne do boi com o tomate. A “notícia” havia sido liberada pela publicação inglesa New Science, que sempre publicava histórias absurdas no 1° de abril. Até hoje não temos em nossas mãos, ou estômagos, nenhum “boimate”, mas os cientistas fazem experimentos verdadeiros que quase fazem com que a história pareça verídica. Cientistas canadenses, por exemplo, fizeram experiências para combinar o material genético de cabras e aranhas (cabranhas?), e outros cientistas fizeram experimentos com um ratinho que passou 16 anos congelado. Confira essas e outras experiências bizarras na nossa lista! Em seguida não deixe de ver os 10 experimentos psicológicos mais antiéticos.

7. Cientistas desenvolvem cabra com material genético de aranhas
experimentos bizarros

O que acontece quando você mistura uma cabra com uma aranha? Parece o início de uma piada, mas este experimento foi realizado por uma equipe de biolólogos e cientistas canadenses e estadunidenses. Os pesquisadores incorporaram o DNA de aranhas em embriões de cabras para criar uma espécie híbrida.

O resultado são cabras que parecem cabras, agem como cabras, mas têm também material genético de aranhas, e podem produzir leite com uma “imitação” da seda produzida pelos aracnídeos. O leite das cabras, quando tratado, produz apenas uma pequena quantidade da seda, fazendo com que o material seja difícil de conseguir, a não ser em grandes quantidades.

6. Cientistas clonam rato congelado durante 16 anos
experimentos bizarros

Pesquisadores japoneses conseguiram criar clones de um rato que estava morto e congelado durante 16 anos. Esta foi a primeira vez que um animal congelado pôde ser clonado, e os cientistas afirmam que o trabalho pode beneficiar a humanidade e trazer de volta animais extintos como mamutes e tigres dentes-de-sabre. Críticos da técnica afirmam que ela pode trazer ideias de tentar clonar parentes ou pessoas amadas mortas.

5. Pesquisadores criam mosquito modificado pra combater outros mosquitos
experimentos bizarros

Um mosquito geneticamente modificado foi criado para ser resistente à malária, além de ser mais forte que aqueles que carregam a doença. Estes mosquitos modificados seriam inseridos em uma população de mosquitos normais, para que as próximas gerações passem a carregar o gene que confere a resistência ao parasita que causa a malária.

Os mosquitos com as modificações também sofreram uma mudança que faz com que seus olhos fiquem fluorescentes, para que eles se diferenciem dos outros. Apesar de animador, o estudo ainda deve demorar ao menos 10 anos antes que os insetos sejam inseridos na natureza.

4. Cientistas demonstram cientificamente que garotas são predispostas geneticamente à cor rosa
experimentos bizarros

É estabelecido socialmente que garotas devem gostar de rosa e garotos devem preferir o azul. Entretanto, nunca se soube exatamente por quê. Agora cientistas descobriram que isso pode não ser apenas uma tradição, mas um instinto evolucionário básico. Pesquisadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, analisaram as preferências gerais de um grupo de 208 voluntários de 20 a 26 anos.

As cores preferidas dos participantes, que eram chineses e ingleses, eram um azul pálido para os homens e um lilás rosado para as mulheres. Muitos chineses escolheram a cor vermelha, que simboliza sorte e felicidade na China, o que aponta que um fator cultural também é envolvido na escolha. Segundo o estudo, entre vários pares de cores mostrados aos participantes, os homens geralmente escolheram tons de azul, enquanto as mulheres escolheram azuis e rosas.

De acordo com os cientistas, acredita-se que, como as mulheres tinham o papel de colher frutos, elas têm esta preferência por vermelhos e rosas, que simbolizam frutos saudáveis. Enquanto isso, os homens, que precisavam caçar, não necessitavam desta diferenciação ou preferência de cores.

3. Cientistas tentam criar globos oculares em laboratório
experimentos bizarros

Uma modificação genética que faz com que girinos tenham três olhos pode permitir que cientistas criem globos oculares humanos ou partes necessárias para cirurgias de reparação da visão humana. Se cientistas conseguissem criar globos oculares em laboratório a partir de células-tronco, a técnica poderia ser usada para melhorar a vida de pessoas com problemas nas células do olho, inclusive problemas na retina.

Pesquisadores já identificaram os genes responsáveis pelo desenvolvimento dos olhos dos girinos, mas o exato funcionamento destes genes ainda era um mistério até 2007. Naquele ano, cientistas descobriram que, ao injetar uma enzima nos embriões dos girinos, eles desenvolvem um terceiro olho. Os pesquisadores acreditam que o mecanismo deve ser semelhante para outros animais, como os humanos. Durante os testes com a enzima, os cientistas acabaram criando sapos com olhos no abdome ou até mesmo no rabo.

2. Pesquisadores criam vaca geneticamente modificada que produz leite fortificado
experimentos bizarros

Uma empresa de biotecnologia holandesa chamada Pharming criou vacas geneticamente modificadas. As fêmeas receberam um gene humano que faz com que elas liberem altos níveis da proteína lactoferrina no leite. De acordo com o site da empresa, esta proteína – presente nas lágrimas, secreções pulmonares, leite e outros fluidos humanos. combate bactérias, melhora o sistema imunológico e melhora o equilíbrio bacterial do intestino.

1. Cientistas tentam criar florestas que cresçam mais rapidamente
experimentos bizarros

Uma árvore que possa crescer quase três metros em seis anos e que possa se desenvolver em fazendas especiais poderia ser uma substituição importante para o uso de combustíveis fósseis. Pesquisadores da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, estão tentando fazer modificações genéticas para criar árvores que tenham as substâncias necessárias para produzir combustíveis alternativos.

Os cientistas estão tentando modificar um composto chamado lignina, que dificulta a extração da celulose das árvores. A celulose pode ser utilizada para fazer o etanol, combustível mais limpo que os combustíveis fósseis.

[Fonte: Oddee]

• Reinan Dias:

Legal porem eu acho errado fazer isso se esse mosquito por exemplo infectar outra especie? e se o DNA modificado prejudiciar outras especies que tbm servem de alimento a ele? poderiamos matar dezenas ou milhares de animais e quebrar mais ainda a cadeia alimentar…
    Bom mas como sou leigo nao posso contrariar cientistas porem essa é até então minha opnião.

• Emmanuel Ribeiro:

Eu queria que metade do pessoal que comentou sobre essa matéria voltasse pro primário e aprendesse a escrever.

• Fernando Silva:

Eu queria habilidade de telesinezia fazer muitas coisas com o poder da mente.

• Marco Alencar:

Esse experimento sobre disposição genética para cores é ridículo em excesso. -.-

• mateus:

esse cientistas deveriam bota um faro de cachorro em humanos e tambem super audiçao pra mim ouvir o que os outros estao fando de mim a 1km

• hector:

Tá, você só pode ficar assistindo esses desenhos e achar que é fácil né? E, se você escutasse tudo em um raio de 1km, seria impossível você conversar com alguém, você escutaria como se ela estivesse gritando, isso causaria distúrbios mentais e levaria você ao suicídio.

• will:

que por sinal nao seria grande perca para a sociedade

• Vivian Costa:

FATALITY

• wolf:

q loco,eu keria fica meio lobo.
    tem um problema nos super mosquitos,dps q os mosquitos “originais” morressem,os super-mosquitos agiriam como todo mosquito,o resultado seria uma guerra de humanos vs super-mosquitos,aí teríamos q usar nossas “raquetes de luz”.

• Liel Pires Ribeiro:

O mosquito brilhante é ótimo! Nunca mais vou brigar procurando-o no escuro

• seulunga:

eu queria que eles criaçem uma explosao metohumana igual super shock

• Oni-sama:

Não querendo dar um de sabe tudo e nem tirar as esperanças de ngm mas infelizmente mesmo que façam experiencias para q humanos possuam habilidades (X-MEN lol) só iria funcionar em embriões ou seja so futuros humanos, pois se tentassem modificar uma cadeia de DNA ja estabelecida no maximo vc teria um câncer XD

• wedney:

ki loko meu eu tambm queria ser um mutante …
    lol

• clicielen:

queria saber se tem modificações em pessoas com animais pessoas que tenham dente de leão e etc se alguem souber deixe um comentario pra mim e pra outras pessoas que queirão saber.

• Thyago Kuff de Oliveira. sabi:

nooossa muito bom, eu gostei,sabiam que eu thyago ja cosegui criar um lagarto com genes de cachorro, nossa foi incrivel, o corpo do lagarto ficou cheio de pelo, e o mais interessante, ele tem faro de cachorro e come carne. e tambem ele mija com o pe erguido etc…. resumindo, faz tudo que um cachorro fais ,

• j:

Estes cientistas deveriam inventar políticos modificados geneticamente para não serem corruptos .

• Duda e Layhsa-Miigas”:

Certinho!Corrupção tem que ta dentro….o salário de um cientista sempre é minimo….a cada experiençia gerada de um deles a metade de do dinyeiro recebido vai para os políticos corruptos.

gostaria que essa experiencia do mosquito desse certo

• JOSÉ WELLINGTON A ALENCAR:

Bem legal, acho que devem continuar pesquisas, porém, jamais permitam o sofrimento de qualquer que seja o ser vivo, em percebendo que seja inviável, sem capacidade de sobreviver, que lhe deem uma morte rápida e sem sofrimento, e que continuemos em busca de um ser perfeito. Imaginem, um ser com intelecto perfeito, musculatura equivalente a de uma formiga, asas nas costas, com uma saúde perfeita, que seja vegetariano para que não haja necessidade de criar outros animais para se alimentar, todos belos, com a virilidade sexual do porco, etc, etc. enfim, um ser perfeito e que principalmente seja humano, justo e inteligente o suficiente para manter um planeta com equilibrio perfeito. Pois, se o homem não tivesse curiosidade, ainda estariamos na idade. Imaginaram o mundo hoje sem todo o conforto que temos.

• Silvo:

Como eu faço para ser voluntário em uma experiencia genética, incorporando meu DNA a outro de um animal para melhorar as capacidades do homem?
    Alguém conhece algum laboratório que faça este tipo de experiencia?

Essa questão que o homem está exagerando nas pesquisas genéticas surge quase que instantaneamente quando lemos algo do tipo em qualquer campo da ciência.
    Isaque Asimov,grande filósofo,cientista e escritor,chamou esse medo de “complexo de Frankentein”,ou seja,o receio ou conceito que o homem tem do limite que há sobre as pequisas científicas no geral,conceito esse que ele refutava.Qual o limite para nossa curiosidade?Qual o limite para nossas perguntas?Pois não são as respostas que movem a humanidade e sim nossa ânsia de saber o por que de tudo isso,princípio básico de nossa evolução.

No campo da genética,podemos nos deparar com eventos muito bizarros porém necessários para o progresso da ciência e do salvamento de muitas vidas no futuro.

• bruna:

bom eu achei muito legal estas esperiencias ok!!!!!!!!!!!!!! beijos bruna da 6 serie***

• Edson:

A banana aranha é o mais foda de todos não tem comparaçãomudou minha vida saber que existe uma banana aranha chorei de emoção

• Vitor Kawaguchi:

Eu acho que os seres humanos estão querendo dar um passo muito além da perna.
    Certas coisas podem ser boas para serem criadas,mas ao mesmo tempo,surge a pergunta:
    Os humanos não estãos indo além de “Brincar de Deus”??
    O que vale mais??Coisas criadas por Deus ou pela ciência???
    Os humanos estão esquecendo que somos seres vivos,assim como esse rato,a vaca,a aranha…
    Muitos não estão ligando porque diz que animais não tem sentimentos…
    Certeza???
    Tenta pegar um filhote num ninho…tenta atacar um animal que vive em bando…
    Os seres humanos esquecem que dividimos esse mundo com outros animais(Também somos animais como eles),mas a raça humana está dominando a Terra e tirando os lares dos outros animais sem mesmo pensar…
    Esses mosquitos não teriam uam fase “revolta” e atacariam os seres humanos??Do que se alimentariam???
    São coisas que devem ser muito bem pensadas…
    Mas eles fazem,no ponto que acham que está bom,por ali param….
    Deus nos livre das coisas que estão por vir por causa das modificações dEle!!!!!

• Cray22:

É , deicha eles mecher na cadeia alimentar ressucitando mamutes e dentes de sabre, se não existem é pq o equilíbrio está completo!POderia trazere volta aqueles que o homem extinguiu!..
    Não quero acordar e ver um dinossauro passando na minha janela!rs

• thattoow:

quanto tempo vai demorar para aparecer o wolverine, hulk, the flash, doutor spock e os highlanders?

• hector:

Hehehehehe, tomara que só nos videogames com uma “realidade virtual bem realística” né?

• Darwin:

Apesar dessas modificações serem boas, alguma coisa podará acontecer futuramente que iremos nos arrepender de ter nascido.Sinceramente, tenho vergonha de ser humano.

• Liliana:

Adorei e achei muinto interessante a da cabra e a do rato. Os cientistas são uns génios pk sem eles nao saberiamos as maiores curiosidades que existem.Adorei este site!!!

Achei bem interessante a do mosquito modificado (fortificado) geneticamente…
    Já imaginaram um exército de super-mosquitos no combate a outros mosquitos, seja da dengue ou da malária?

Ótima matéria…

• Paulo Vinícius:

Gostei da do rato e da cabra.

• biriga:

bem, não entendi! pensei ter lido bizarro no título da reportagem!!!

• Alberto:

A genética é uma ciencia que vai revolucionar o céculo xxi. Já podemos ver agora a revolução que está acusando em várias partes da ciencia. Quem viver, verá.

• Emmanuel Ribeiro:

Cara, de todos os erros grotescos que eu li nos comentários. O seu “céculo” foi o melhor! Parabéns!

SÉCULO

• Fucker Boy:

Olha mto legal a Cabra, interesante a do rato, maravilhosa das arvores!