Lentes de contato biônicas terão gráficos virtuais embutidos via wireless
Uma lente de contato que usa ondas de rádio para prover energia para seus LEDs poderá ser uma nova forma de exibição de imagens. A lente funcionará como um protótipo de um aparelho que poderia exibir informações de um aparelho móvel. Tendo em vista que o tamanho dos monitores fica cada vez menor em aparelhos móveis, o pesquisador Babak Parviz da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, teve a ideia de projetar as imagens dentro do olho a partir de uma lente de contato.
De acordo com ele, uma das limitações dos displays atuais é que eles têm um campo de visão muito limitado. Uma lente de contato poderia dar um espaço no campo de visão muito maior. “Nossa ideia é criar imagens que flutuem em frente ao usuário, cerca de 50 centímetros ou a um metro de distância”, afirma.
» Olho biônico devolve visão a homem cego
A pesquisa é feita colocando aparelhos eletrônicos em nano ou microescala em substratos como papel ou plástico. Parviz explica que usa lentes de contato, e a escolha da plataforma foi feita para juntas as duas funcionalidades. Colocar um circuito dentro de uma lente, entretanto, é um desafio. O polímero não pode agüentar as temperaturas ou componentes químicos usados na fabricação das lentes em maior escala.
Assim, alguns componentes tiveram que ser produzidos separadamente e depois colocados nas lentes. Outro problema encontrado pelos pesquisadores é um modo eficaz e seguro para dar energia para o aparelho dentro das lentes. O circuito requer 330 microwatts, mas não uma bateria. A equipe de pesquisadores utilizou uma antena para captar a energia, e já testou a técnica com uma lente em ratos.
Parviz explica que uma versão futura da lente poderá obter energia a partir do celular do usuário, além de ter mais pixels e várias micro-lentes para focar melhor a imagem. Apesar do espaço limitado, cada componente da lente pode ser integrado a ela ser atrapalhar a visão do usuário, de acordo com os pesquisadores. Quanto às imagens que podem ser mostradas na tela, as possibilidades são infinitas: legendas poderão ser colocadas ao conversar com uma pessoa que fale uma língua estrangeira, colocar instruções para chegar a um lugar desconhecido e até mesmo colocar legendas em fotografias. A lente também poderia ser utilizada como display para pilotos e para jogos on-line.
» Lentes de contato de células-tronco curam cegueira com menos de 2 horas no hospital
Mark Billinghurst, diretor do Laboratório de Tecnologia Interface Humana, na Nova Zelândia, se mostra impressionado com a criação. “Uma lente de contato que produz gráficos virtuais para serem colocados sobre o mundo real parece uma experiência incrível de realidade virtual”, diz. Porém, embora se mostre animado com o protótipo da criação, Billinghurst afirma que este é apenas um primeiro passo, e ainda podem demorar anos antes do aparelho ficar disponível. [New Scientist]
Vídeo sobre lente de contato biônica
11 comentários
[…] não podem manipular celulares e combater ao mesmo tempo, então veja que já conseguiram uma lente capaz de exibir 10 pixels, que já conseguiram fazer computadores entenderem nossos impulsos cerebrais e conectar aparelhos […]
eu qro um! um nao “2”
deve ser o olho da cara!!!
Imagino que depois dessa as instituições de concurços e vestibulares terão, finalmente (tardiamente, quase não chegou), mudar o estilo de provas…
Talvez assim consigam um melhor rendimento dos profissionais…
A era de decorar coisas na escola… Acabou!
[]´s
To até imaginando algum tipo de SPAM que ao ser captado pela lente fica enchendo o “mundo real” de propagandas.rsrsrs
Parabéns pela reportagem!
Será uma esperança para as pessoas cegas ou com baixa visão.
Eu uso lentes de contato bifocais para miopia e presbiopia (que não são lá essas coisas) e já acho o máximo não precisar usar óculos…
kkkkkk será uma boa pra trapacear provas de concursos e vestibulares
O q vai ter de neguinho piscando porno nessas lentes num vai ser mole.
Desafio grandioso, espero um dia poder ter esse equipamento.
É incrível… há algum tempo eu já vinha sonhado com essa tecnologia… seria uma revolução a comercialização desse material… a lente poderia até trabalhar no campo da realidade aumentada, q tb é uma tecnologia promissora…
Eu ainda acredito q num futuro não muito distante, a ciência poderá modificar geneticamente o dna para q os humanos possam nascer com esse “HUD” embutido na nossa retina… ou até mesmo implantar em humanos já crescidos… kem sabe?…
Junta isso com o projeto Natal da microsoft e estamos na matrix *-*
eu vi isso aí no discovery channel
Muito interessante essa idéia… agora precisa ver se não vai causar problemas na retina… por aquecimento ou qualquer outra coisa.