5 formas de contato que fazem bem a saúde

Por , em 16.07.2011

Eis a dica de um medicamento barato e gostoso que pode lhe trazer muitos benefícios: contato. Quer seja um aperto de mão, um grande abraço ou uma massagem, o toque tem a capacidade de baixar a pressão arterial e a frequência cardíaca e aumentar a função imunológica bem como aliviar a dor. Quer melhor jeito de ficar saudável, para não mencionar mais feliz e menos ansioso? Então, aqui vai uma lista de várias formas para você explorar esse remédio natural:

1 – Receba uma massagem

Massagens, por mais rápidas e simples que sejam, ajudam a relaxar. Não é apenas uma sensação mental: os músculos massageados relaxam, a frequência cardíaca diminui, a pressão arterial elevada cai, e os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, caem. Neste estado relaxado, seu corpo é capaz de se “recarregar”. O resultado: um sistema imunológico reforçado.

O hormônio cortisol suprime a resposta imunológica, então tudo o que aumenta o relaxamento provoca a restauração da resposta imunológica do seu corpo. Recentemente, pesquisadores mediram a função imunológica em adultos saudáveis que receberam uma massagem de 45 minutos. Os massageados tinham mais glóbulos brancos, incluindo as células que “matam” invasores, e ajudam o corpo a combater vírus e bactérias, e menos tipos de citoquinas inflamatórias associadas a doenças autoimunes.

2 – Abrace muito

O ato de abraçar inunda nossos corpos com ocitocina, o “hormônio do amor”, que faz as pessoas se sentirem seguras e confiarem mais nos outros, além de reduzir os níveis de cortisol e o estresse. Mulheres que recebem mais abraços de seus parceiros têm níveis mais altos de ocitocina e pressão arterial e frequência cardíaca baixas. E nem precisa ser de um parceiro: um abraço de qualquer pessoa que você goste funciona. Pesquisadores já testaram: quem recebe abraços da mamãe também tem menores níveis de cortisol.

3 – Ande de mãos dadas

Segurar as mãos de alguém que você gosta é extremamente calmante. Pesquisadores descobriram isso quando administraram ressonância magnética funcional em 16 mulheres casadas. Eles “mentiram”, dizendo que elas poderiam sentir um leve choque. A ansiedade resultante fez com que a atividade cerebral das mulheres “enlouquecesse”. Mas quando as mulheres deram as mãos a um dos pesquisadores, essa resposta de estresse diminuiu, e quando elas seguraram as mãos de seus maridos, realmente se acalmaram.

Segundo os cientistas, houve uma mudança qualitativa no número de regiões do cérebro que não estavam mais reagindo à sugestão ameaçadora. Quando você está em um relacionamento feliz, apertar as mãos do parceiro reduz a atividade relacionada ao estresse em uma área do cérebro chamada hipotálamo, o que reduz os níveis de cortisol no sistema, assim como na parte do cérebro que registra a dor, realmente diminuindo-a.

4 – Faça sexo

O sexo envolve total contato corporal. Portanto, nos inunda com ocitocina e endorfinas, hormônios que nos fazem sentir bem, especialmente emocionalmente. O sexo regular também tem vantagens físicas, possivelmente nos impedindo de ficar doente com frequência. As pessoas que têm relações sexuais uma ou duas vezes por semana têm 30% mais imunoglobulina A na saliva, que combate infecções. E se você não tiver um parceiro fixo, não se preocupe: sexo “solo” também conta. Pelo menos um estudo ligou a masturbação a menor risco de depressão.

5 – Cuide de seu animal de estimação

Se você é proprietário de um animal de estimação, com certeza fica menos tenso quando faz um carinho atrás de suas orelhas. De fato, pesquisas mostram que a pressão arterial das pessoas cai quando eles cuidam de seus cães. Acariciá-los também melhora a função imunológica e alivia a dor, ou pelo menos a percepção da dor. Portanto, não resista quando seu cãozinho lhe rondar querendo atenção: no mínimo, vai fazer muito bem para você.[CNN]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

27 comentários

  • Mario:

    essa número 4 vc pode pegar uma doença e morrer, não vá na onda da mídia.

    • lulu:

      Vc pode sair de casa, ir comprar bala na padaria da esquina e morrer.
      Vc pode atravessar uma rua calma, cair uma manga na sua cabeça, e vc abotoar o paletó.
      Vc pode ir à praia, e se afogar.
      Vc pode dormir e um dia nunca mais acordar.
      Vc pode comprar um carro novo, se acidentar, e ir ver a grama nascer por baixo!

      Todos vamos morrer um dia, alguns de forma mais esdrúxula do que outros, mas todos iremos, rapaz. Sem moralismo idiota, por favor!!!

    • Carlos:

      Cara, voce e virgem

    • Gente Dagora:

      Acredito que o Mario não leu corretamente.
      Veja bem, se sua mão direita estiver contaminada, toca uma só com a esquerda.

  • gloria:

    Eu ñ gosto de ter contatos c\ pessoas q já me fizeram chorar, ex; parentes, amigos “da onça”,ex patroas,me sinto muito mal ter q fingir q tudo está bem se ñ gosto da pessoa q me beija e me abraça.Prefiro dizer um “io” e deixar a pessoa de lado, evito conversar e olha-la nos olhos.Mesmo q tenham me pedido desculpas e até perdão, fico de pé atras quem faz uma vez pode muito bem fazer de novo, nunca mais eu confio, ainda mais se for parente muito proximo.

    • Gente Dagora:

      Glória!
      Você só esses tipos de pessoas, ex, ex, ex e pessoas ruíns?

  • claudemir da silva:

    são coisas simples q faz muita diferença

  • jack l v:

    Sempre gostei de beijar, massagear, abraçar, segurar os braços apertando ternamente as mulheres!!! Sem exagero tenho muitas!!! Já estou pensando em fazer um curso de massagista minhas mãos são incríveis!!! Os homens morrem de ciúmes e inveja!!! E olha que não sou novo não mas sou incrível para conquistar e manipular as mulheres gostosas e bonitas!!!

    • Ezio José:

      Ouvimos dizer de muitos milagres acontecidos nas igrejas do reino de deus. Só ouvimos, porque na realidade é só falácia, tanto que no começo não havia espaço, os templos estavam sempre cheios de fiéis comprando milagres e hoje só vemos elefantes de concretos quase vazios.

  • Sobral:

    Acho que vou experimentar e aconselhar os outros a fazer o mesmo. Gostei das dicas, mui grato… Nunca mais estarei stressado. Abaixo o sstresse, abaixo…

  • COSME DAVID:

    faça sexso. COM ABRAÇO,BEIJO,MASSAGEM,MÃOS DADAS…

  • Daniel:

    Gostei da frase: “Pelo menos um estudo ligou a masturbação a menor risco de depressão.” – Então vamos nos prevenir da depressão macacada… rs!

  • caixeta:

    É de fato bons conselhos tenho-os como prioridade em minha vida, mais se me permite, faltam alguns exercícios diários para completa essas informações. grato, e, passe bem.

  • Magda Patalógica:

    Valeu, Silvio RC.
    Seu depoimento é emocionante.

    Amei a frase

    “Os animais de estimação são os recadeiros de Deus, para nos mostrar que apesar dos pesares, nunca estamos sós”.

    É tudo!

    Fui

  • creuza maria:

    falando em mão dadas para mim é um processo muito importante
    quando se fala em familia ,ando de mãos dadas com minha filha com meu filho,e com meu esposo, aonde quér que estiver-mos,amo andar com eles demãos dadas faço isso desde que eram pequenos,e agora depois de adultos,aida mantemos o mesmo amor e carinho ,isso é muito importante na familia.traz paz e armonia á todos.

    • mikael:

      e’ verdade creuza, oncordo totalmente com esse seu depoimento, pra mim tb e’ essencial andar de maos dadas com quem amo e me ama, ando sempre na rua de maos dadas com mhas tias em quase tds ircunstanias e isso me faz muito bem e vo fazer sempre, pq e’ importante na vida se sentir bem,calmo, seguro, sem estresse e pra viver bem a vida dia apos dia,
      e’ bom demais,
      e’ msm paz e armonia p mim

  • Ezio José:

    Quem não tem colírio usa óculos escuros.
    Andar descalço pisando na relva e molhando os pés no orvalho.
    Todos os ións são aterrados e a vida torna-se mais bela. Até as coisas insignificantes ganham valor.

  • Silvio RC:

    DEPOIMENTO:

    Os animais de estimação exercem em nossas vidas, uma função bem maior do que imaginamos.
    Meus pais não foram muito de expressar carinho e afetividade. Era o jeitão deles, mas eu e minha irmã mais nova sentíamos inconscientemente essa carência, até adotarmos um gatinho.

    Passamos e expressar nossa afetividade com o gatinho, o qual se tornou um ícone de alegria e carinho mútuo.

    Sou muito grato ao Damoros (nome do gato), pois se tivéssemos crescido sem a presença dele em nossas vidas, seríamos hoje adultos mais carentes, pouco equilibrados e aquele tipo de pessoa egoísta que exige muito, mas tem pouco para dar.

    Os animais de estimação são os recadeiros de Deus, para nos mostrar que apesar dos pesares, nunca estamos sós.

    Silvio

  • Gelson:

    Excelente! gostei muito,fui submetido e uma pequena cirugia quando a medica me falou, agora vai doer um pouquinho quase entrei em desespero. uma das medicas segurou em minha mão sentir-me capaz de suportar qualquer dor.

  • Flor de Lis:

    Gostei muito da matéria,,, acho q todos nós já observamos mesmo q inconscientemente o bem que essas coisas todas nos fazem… Adoro andar de mãos dadas,, mas sem namorado fica difícil usar essa técnica de relaxamento..rsrsrs…E os benefícios de brincar com o meu cachorro, esses eu já tinha descoberto há um tempão,,, ele é uma fofura, e apesar de meio rebelde é uma gracinha.

  • José Ricardo:

    É difícil para mim,tenho 15 anos,nunca namorei e meu único animal de estimação é um sapo(Isaac Newton).

    • @AtomicBlue:

      Que gracinha…! =) O tempo passa e, embora aos 15 a gente pensa que já é muito grande (e já é grande, sim), você está muito, muito novo, e vai ter tempo de, aos poucos, conquistar coisas novas pra você. Pode anotar.

  • Reynaldo Andrade:

    Exelênte assunto,isto nada mais é do que expressar o amor, que hoje em dia não existe mais entre o ser humano, isto é pais e filhos, irmãos com irmãos, entre as pessoas, além de não ter amor , não existe respeito, enfim , por isto que hoje em dia, convivemos com a extress, quem tem amor ainda, esta se apegando aos animais, não temos contato de amor com as pessoas, porque existe muito a eletronica, que tomou este lugar de contato entre o ser humano, às crianças ficam só no computador, pai e mãe trabalha fora, quando chega em casa o filho não está, chega tarde, saiu com colegas( sabe aqueles amigos, vc, entende né), ou foi para escola, vem tarde da noite, fins de semana, não fica com os familiares, porque não foi aducado desta maneira, enfim o amor acabou, então este assunto do toque, é previlégio de alguns.Vamos amar mais para que este toque tenha efeito. Tá.

  • ALX:

    PRECISAVA MESMO DE DICAS PRA DAR UM JEITO NA MINHA ANSIEDADE…. CASO SAIBA DE MAIS ALGUMA DIZ AI VIU NATASHA?

  • claudio:

    Ainda bem que os cientistas estão atentos e alertando as pessoas sobre como é bom ter um animal de estimação.E a pratica de terapias alternativas….

  • DALVA:

    Fantástico! Como atuante em Secretaria de Meio Ambiente, é uma notícia espetacular. Assim as pessoas vão entender melhor quando ouvir alguém dizer que devemos cuidar bem dos nossos animais de estimação e muitos deles deixarão de ser abandonados em qualquer lugar, o que é muito comum hoje em dia em vários lugares. Além de serem ótimos companheiros em nossas vidas, ainda ajudam a aliviar nossos problemas de saúde. Deus é mesmo muito especial: as árvores nos dão oxigenio para respirar, animais cuidam de nossa saúde, e sabe-se lá, quanta coisa mais Ele fez por nós e não sabemos!

  • Jefferson Luiz:

    Muito 10 essas informações a respeito do contato, acredito mesmo ser verdade, possuo 3 cachorros e 2 gatos, amo-os como se fossem meus filhos e sempre que posso faço-lhes carinho. gostei do post. Fui!

Deixe seu comentário!