7 segredos para uma alimentação saudável

Por , em 5.11.2010

Quer perder ou manter o peso? Faça uma boa dieta com consciência, escolhas alimentares inteligentes e métodos de culinária saudáveis. A ideia é cozinhar pratos cada vez mais leves e refeições cada vez mais nutritivas. A chave para isso? Alguns segredos de culinária infalíveis – confira:

1) Reduzir a ingestão de gordura saturada

Uma dica é substituir a manteiga por tapenade (condimento que vem da França), azeite de oliva, manteiga de nozes ou purê de grão de bico – conhecido como homus.

2) Salada ainda mais light

Use molhos para salada com pouca gordura, que são os que têm mais água e vinagre do que óleo. Molhos sem gordura não tem nenhum óleo e tem sabores mais intensos.

3) Reduza o sal

Cozinhe bem os alimentos para controlar seu conteúdo de sal. Muitos alimentos embalados têm alto teor de sal, mesmo escolhas mais saudáveis, como legumes congelados. Uma dica é usar mostarda seca ou um pouco de pimenta fresca picada em vez de sal nos legumes.

4) Use métodos saudáveis na hora de cozinhar

Fritura não é um deles – deve ser a sua última escolha. Se for o caso, para minimizar o uso de óleo, frite em um wok (utensílio asiático parecido com uma frigideira – na foto), ou refogue em uma panela antiaderente. Mas se quiser realmente perder peso, cozinhe a vapor, asse, ou grelhe tudo que for comer. O caldo de carne com baixo sódio e gordura dá mais sabor a esses métodos de culinária saudáveis.

5) Trocas saudáveis

Quer comer um bolo sem se sentir culpada/o? Troque o óleo ou a manteiga por uma quantidade igual de purê de banana ou maçã. Outra sugestão é adicionar nutritivas amêndoas ou avelãs.

6) Reduza a quantidade de gorduras lácteas

Se quiser cozinhar com creme de leite ou leite integral, opte por produtos com baixo teor de gordura. Eles contêm o mesmo cálcio e vitaminas que as demais versões.

7) Queijo e iogurte sem gordura

O queijo cottage com baixo teor de gordura pode ser o ingrediente principal de uma boa dieta. Em uma receita, substitua a quantidade de creme de leite por metade queijo cottage de baixa gordura sem sal, metade iogurte de baixa gordura. Para realmente perder peso, use queijo e iogurte sem gordura. [TheHuffingtonPost]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

25 comentários

  • Wilson:

    É ninguém vive pra sempre mesmo!!
    mas sempre vai ser bom viver um pouco mais.
    eu quero!

  • Xupão:

    Comam o que quiserem! Ninguém vive para sempre mesmo.

    • Bruno:

      É óbvio que ninguém vive pra sempre. Contudo, já que é pra viver, vamos viver a curta vida que temos de uma maneira saudável, sem dores, sem doenças, sem ter que passar o fim dos nossos dias, agonizando em uma cama de hospital.

  • Rosenete:

    Essas dicas são mravilhosas !!!!!!

    que tal começar hoje…..

  • Valentina.:

    Sem sombra de dúvidas ,alimentação e atividades físicas são elementos para uma boa saúde.
    Quanto a longividade , eu acredito em outros fatores somados ou não a alimentação. meus avós maternos,ambos com mais de noventa e cinco anos ,são um exemplo fantástico de saúde e disposição.Acredito que seja ,fora a genética,o fato de não fumarem e beberem vinho no almoço.
    Mas ,nada me tira da cabeça que o grande segredo da saúde humana está associado ao metabolismo e consequentemente, à digestão .

  • luciana:

    Nem parece dieta de tão gostoso que tudo isso é, principalmente homus, castanhas e azeite de oliva. O problema é que massas e doces, chocolates também são uma delicia.

  • Ramos:

    Olá!
    Gostei, Maravilhoso. È só praticármos de acordo as Dicas e com Certeza iremos bem!
    Abraços!!!

  • Jacob Nunes Leite:

    Recentemente em uma conversa com amigos, recomendei uma margarina sem gorduras – ou de baixissímo teor -, e com excelente sabor de manteiga. Quase fui cruficado vivo, o pior rebote foi “Quando procuramos manteiga ou margarina estamos querendo é gordura mesmo”, se o seu dinheiro não da pra comprar um produto gostoso, o problema é seu.

    Francamente eu tentava ajudar.
    É dificil entender as pessoas.

  • GERSON J. G. ALENCAR:

    Está cientificamente conprovado, que o corpo humano se mantem saudavel e forte e menos sujeito a doenças do tipo colesterol, trigliceres, polblmas cardiovasculares e tantos outros incomodos; se tivermos habitos saudaveis de alimentação,podemos evitar muitos tipos de medicamentos que nem sempre cumprem as funções desejdas alem de nos intoxicar.

  • Gertrudes:

    legal suas dicas…vou usá-las com muito carinho………..

  • antonio lara:

    Enzio tenho 69kg 1.77 51 anos e estou contigo.Alimentação é um
    prazer ao paladar e à convivência salutar.
    “tudo que é bom é ilegal imoral ou engorda” RC vamos acabar com isso.

    Então vivamos comamos com prazer e se for possível use alimentos os mais naturais possíveis ,sabemos que é pouco provavel hoje em dia achá-los mas…

    viva a boa mesa à fartura e a felicidade !

    Em tempo a cada “onda” se muda o vilão dos alimentos hoje pode amanhã não pode ?!

  • Andrey Luiz:

    Aaaah, é tão dificil manter essa rotina.

  • Everton Carlos da Costa Cardoso:

    A gordura é um dos ingredientes que o corpo humano utiliza para a fabricação dos hormônios. Diminuir a ingestão de gordura é uma atitude saudável. Só não se deve tirar totalmente a gordura da dieta.

  • jose nilson:

    Bruce Ames recomenda a ingestao de 05 porçoes de frutas e verduras saudaveis, e assim, incluindo essas indicações, voce estará optando por uma alimentação balanceada e com todos os anti oxidantes, inclua mais brócolis e castanha do
    Pará e de cajú.

  • ana claudia correia:

    …Boas dicas!!!

    Irei aproveita-las

  • Ezio Jose:

    Por que existem pessoas alimentando-se conforme as regras nesta matéria informativa e vivem entupindo-se de remédios contra depressão e outros distúrbios? Por que são, essas pessoas adéptas desses costumes, rancorosas e não têm um mínimo de humor, vivem criticanto tudo e querendo impor seus modos de vida aos outros? Por que não se têm coleções de notícias de pessoas que tiveram longevidade em virtude desses regimes? Por último: Dercy Gonçaves (in memorium), a centenária, fumou de tudo, bebeu todas, comeu sem regras, para resumir, viveu uma vida em mais de cem anos totalmente desregrada. Sem contar essa excelência como exemplo, encontrei uma velhinha na Estação Rodoviária de Curitiba que, mesmo tendo um lugar humilde onde morar, vive pelas ruas fumando tal qual uma caipora; comendo o que lhes oferecem e de vez e muitas, bebendo sua cervejinha ou vinho. Por que essas raridades vivem tanto e vivem com um bom humor elevado que chega à nos contagiar? Se o fator é humor, então esqueçamos as dietas. Se o fator é genético, então as receitas e regras devem ser dirigidas à quem tem os problemas genéticos.

    • jodeja:

      Concordo em parte com você Ezio, mas, nem tanto ao mar nem tanto à terra. Acho que o bom humor é importante, como os exercícios e a dieta. Há um dito popular que diz: “Devemos comer a metade, caminhar o dobro e rir o triplo”. Agora, no meu modo de pensar, a genética também influi, porém, esta nós podemos melhorar ou piorar através do conhecimento e também pela alimentação. Não conheci meus avós, paternos nem maternos. Todos eles faleceram com menos de 60 anos. Já, o meu pai se foi com quase 103 anos, minha mãe com mais de 100 e eu, com 86, não estou nem pensando em sair daqui agora, embora saiba que a saída não é tão ruim como dizem.

  • claudemir da silva:

    adorei as dicas essas receiutas são boas para equilibrar peso

  • alberto fernandes:

    bom dia
    Boas dicas
    e optimas sugestões a seguir.
    Todos a lutar por uma vida saudavel.

    obg
    alberto fernandes

  • Bovidino:

    Fazer jejum também é uma boa dica.

  • Ester:

    Nós somos aquilo que comememos e tanto para uma alimentação saudável como para não ganhar peso, agradeço as dicas. Algumas eu já sabia mas é sempre bom relembrar. Obrigada.

  • Manuel Bravo:

    Ótimas dicas, principalmente para obesos que precisam
    emagrecer uns quilinhos.

  • Nanci Valladão de Mello:

    Bom dia!
    Não me preocupo com dieta, e sim com alimentação saudável, gostei das dicas, e das substituições!
    grata!

  • Cesar:

    Não serve para mim. Tenho que comer em restaurante, não consigo controlar a quantidade de sal colocada na comida. Pior ainda, tem comida que não precisava ter tanto sal e que é servida bem salgada…

  • Liel Pires Ribeiro:

    Ótimas dicas. Conhecidas, mas válidas e explicativas.

Deixe seu comentário!