A Goma de Mascar dos Adolescentes da Idade da Pedra Revela a Vida de 9.700 Anos Atrás em Detalhes Fascinantes

Por , em 24.01.2024
Um molde feito de um dos pedaços de piche mastigados (Verner Alexandersen)

Há cerca de 9.700 anos, em uma estação de outono, um grupo de antigos habitantes se estabeleceu nas margens ocidentais da Escandinávia. Eram nômades caçadores-coletores, envolvidos em atividades de pesca, caça e coleta de recursos locais.

Entre esses indivíduos, jovens de ambos os sexos estavam ocupados processando resina para fazer cola, após se alimentarem com truta, veado e avelãs. Notavelmente, um adolescente enfrentava dificuldades tanto para comer a carne dura de veado quanto para trabalhar com a resina, devido a uma grave doença dental conhecida como periodontite.

Essa visão do período Mesolítico, uma era anterior ao início da agricultura na Europa, foi revelada através do estudo de DNA encontrado em resina mastigada, conforme publicado na revista científica “Scientific Reports”.

O local desse achado é conhecido como Huseby Klev, situado ao norte de Gotemburgo, na Suécia. Descoberto no início dos anos 1990 por arqueólogos, o sítio arqueológico continha 1.849 ferramentas de pedra e 115 pedaços de resina.

Datações por radiocarbono indicam que o local foi habitado entre 10.200 e 9.400 anos atrás, com uma das peças de resina especificamente datada de 9.700 anos atrás.

Marcas de dentes na resina sugerem que era mastigada por adolescentes. Esses fragmentos mastigados, muitas vezes com marcas de dentes e impressões digitais, são comuns em locais mesolíticos.

A resina analisada, feita de piche de casca de bétula, era reconhecida por seu uso como agente adesivo na fabricação de ferramentas de pedra desde o período Paleolítico Médio. Também servia para fins recreativos ou medicinais em comunidades tradicionais.

Substâncias variadas, incluindo resinas de árvores coníferas, asfalto natural e outros tipos de gomas vegetais, eram utilizadas de maneira similar em várias partes do mundo.

Na análise de DNA, metade do DNA extraído de algumas amostras de resina era de origem humana, uma quantidade significativa comparada à encontrada normalmente em ossos e dentes antigos. Isso inclui alguns dos genomas humanos mais antigos da Escandinávia, mostrando ancestrais comuns aos caçadores-coletores mesolíticos da região.

Essas amostras de resina continham DNA humano masculino e feminino, sugerindo que adolescentes de ambos os sexos provavelmente preparavam cola para a fabricação de ferramentas, como fixar machados de pedra em cabos de madeira.

O restante do DNA, de origem não humana, provém principalmente de micro-organismos como bactérias e fungos presentes na resina desde seu descarte, há 9.700 anos. Parte dele também originou-se de bactérias presentes na boca dos mascadores e dos resíduos alimentares que eles tinham consumido antes de usar o piche de bétula.

Analisar esse DNA foi um processo complexo, exigindo a adaptação de métodos computacionais existentes e o desenvolvimento de novas estratégias analíticas. Isso resultou na criação de um novo fluxo de trabalho para essas análises.

O processo incluiu várias técnicas de mineração de DNA, reconstruindo sequências curtas de DNA em sequências mais longas e utilizando técnicas de aprendizado de máquina para identificar fragmentos de DNA de patógenos. Os resultados foram comparados com casos modernos de cárie dentária e periodontite.

Como esperado, bactérias típicas do microbioma oral estavam presentes, incluindo aquelas ligadas a doenças dentárias, como cáries (Streptococcus mutans) e doenças sistêmicas, como doença de Hib e endocardite, além de bactérias causadoras de abscessos. No entanto, os níveis desses micróbios patogênicos não excediam os de um microbioma oral saudável, sugerindo nenhuma evidência definitiva de doença.

Significativamente, foi observada uma notável presença de bactérias relacionadas a doenças graves de gengiva – periodontite. Através do aprendizado de máquina (especificamente, modelagem de Random Forest), indicou-se uma alta probabilidade (mais de 75%) de que uma das garotas que mastigou um pedaço de resina sofria dessa condição.

Além do DNA bacteriano, também identificamos DNA de organismos maiores, como veado vermelho, truta marrom e avelãs, provavelmente restos das refeições anteriores dos adolescentes.

O processo de identificação é intrincado devido à complexidade e ao maior tamanho dos genomas eucarióticos em comparação com os de microrganismos. Isso significa que nossa identificação de espécies específicas, como a truta marrom, pode ser imprecisa, embora estejamos confiantes de que pertence à família do salmão.

Além disso, detectamos uma quantidade significativa de DNA de raposa. Isso pode indicar o consumo de carne de raposa ou o uso de tendões e peles de raposas em têxteis. Alternativamente, o DNA de raposa poderia ter contaminado a resina após seu descarte, possivelmente através de marcação territorial de raposas.

No entanto, o que aprendemos com certeza representa um grande avanço na compreensão desses registros fascinantes da cultura humana da Idade da Pedra. À medida que continuamos a analisar mais amostras, esperamos descobrir ainda mais informações surpreendentes. [Science Alert]