A razão verdadeira pela qual você deve comer vegetais

Por , em 27.10.2023

Pesquisadores recentemente conduziram um estudo inovador que estabelece uma ligação direta entre os microorganismos encontrados em frutas e vegetais e o microbioma humano no intestino. Este estudo marca a primeira vez em que tal conexão foi demonstrada, lançando luz sobre o impacto positivo do consumo de frutas e vegetais na diversidade de espécies bacterianas no intestino.

A diversidade de bactérias no intestino é conhecida por ter implicações significativas para a saúde humana. Pesquisas extensas já estabeleceram ligações entre o microbioma humano e vários aspectos da saúde, incluindo câncer, traços de personalidade, memória e o desenvolvimento de doenças como diabetes e esclerose múltipla.

Embora seja bem compreendido que o microbioma de uma mãe seja transferido para o bebê durante o parto e posteriormente fortalecido através da amamentação, as origens das bactérias intestinais de outras fontes têm permanecido como um tópico de interesse. Um estudo recente realizado por cientistas da Universidade de Tecnologia de Graz (TU Graz) na Áustria agora forneceu evidências convincentes de que frutas e vegetais servem como uma dessas fontes.

O autor principal do estudo, Wisnu Adi Wicaksono, enfatizou a importância de suas descobertas, afirmando: “A prova de que microorganismos de frutas e vegetais podem colonizar o intestino humano foi estabelecida pela primeira vez”.

Um microbioma refere-se à totalidade de microorganismos, abrangendo tipos tanto benéficos quanto prejudiciais, que habitam todo ou parte de um organismo maior, como humanos, animais e plantas. Neste estudo específico, os cientistas começaram compilando um banco de dados abrangente de dados de microbioma derivados de 156 tipos diferentes de frutas e vegetais. Eles subsequentemente compararam esse conjunto de dados com informações obtidas a partir de dois estudos separados que se concentraram nos microbiomas de seres humanos: um envolvendo bebês e outro envolvendo adultos. Ambos esses estudos com humanos também coletaram dados sobre os hábitos alimentares dos participantes.

Esses estudos com humanos forneceram dados de metagenoma obtidos a partir de aproximadamente 2.500 amostras de fezes, permitindo que os pesquisadores analisassem bilhões de sequências genéticas. Dentro desse extenso conjunto de dados, os pesquisadores foram capazes de identificar a presença de microflora associada a frutas e vegetais no intestino humano. Em média, essas bactérias relacionadas a frutas e vegetais contribuíram com aproximadamente 2,2% da diversidade bacteriana total no intestino.

Além disso, esta pesquisa destaca a importância de frutas e vegetais como fontes naturais de microbiota e enfatiza a importância da implementação de boas práticas agrícolas. Os pesquisadores destacaram que a ingestão de bactérias associadas a plantas por meio do consumo de frutas e vegetais constitui um elo fundamental entre o microbioma humano e o microbioma ambiental mais amplo. Consequentemente, fatores que influenciam a microbiota de frutas e vegetais, incluindo métodos de cultivo, práticas de reprodução e tratamentos pós-colheita, podem afetar diretamente ou indiretamente a composição da microbiota intestinal.

Curiosamente, os pesquisadores já estão realizando um estudo internacional no qual indivíduos seguirão dietas idênticas por um período especificado, seguido pela análise de suas amostras de fezes. Dependendo dos resultados, existe o potencial de desenvolver dietas personalizadas adaptadas a necessidades específicas, já que cada fruta e vegetal possui um microbioma único, como explicou Gabriele Berg, outro autor correspondente do estudo: “Cada fruta e vegetal possui um microbioma único, então talvez em algum momento, uma dieta personalizada possa ser montada com base nisso”. [New Atlas]