A surpreendente descoberta do Dogxim: Um híbrido raro no Brasil

Por , em 28.09.2023

No Brasil, uma descoberta intrigante tem chamado a atenção de pesquisadores: um cão vira-lata que cativou a imaginação de todos ao revelar-se uma possível cria de cruzamento, uma híbrida resultante da união de um lobo de pampas sul-americano e um cachorro doméstico, informalmente apelidada de “dogxim”.

Desde o início, este enigmático animal confundiu os cientistas com sua aparência e comportamento. Ele exibia características tanto de cães quanto de raposas, emitindo latidos semelhantes aos de cachorros e ostentando uma pelagem e olhos escuros típicos de cães. No entanto, suas características distintas incluíam orelhas pontiagudas e um focinho alongado, diferenciando-o dos caninos convencionais.

Curiosamente, este cão híbrido exibia uma preferência alimentar incomum, recusando-se a consumir a comida típica de cachorro e optando apenas por roedores de pequeno porte, especialmente ratos.

Um conservacionista envolvido no cuidado do animal comentou: “Ele não era tão dócil quanto um cachorro, mas também não demonstrava a agressividade esperada de um canídeo selvagem quando manuseado.”

A cativante história desse ser híbrido remonta a 2021, quando foi encontrado gravemente ferido após um acidente de trânsito em Vacaria, Rio Grande do Sul. Posteriormente, ele foi cuidadosamente tratado no Centro de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Nesta região da América do Sul, são conhecidas quatro espécies distintas de canídeos, mas nenhuma delas se assemelha ao cão resgatado em termos de aparência ou composição genética.

Os cachorros-do-mato locais (Speothos venaticus) apresentam características como orelhas pequenas e arredondadas, pernas curtas e pelagem marrom. Em contraste, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é conhecido por sua altura, pernas e orelhas compridas, além de um manto de pelagem avermelhada.

O cachorro-do-mato-vinagre (Cerdocyon thous) e o graxaim-do-campo (Lycalopex gymnocercus) são os que mais se assemelham ao animal resgatado, embora apresentem cores de pelagem mais claras. Apesar de seus nomes, essas espécies compartilham uma afinidade genética mais próxima com cães do que com raposas europeias.

Diante da ausência de uma correspondência perfeita entre essas espécies, os pesquisadores brasileiros voltaram sua atenção para a possibilidade de um híbrido.

A análise genética do animal resgatado forneceu evidências convincentes de que ele é, de fato, um descendente híbrido de um lobo de pampas e um cachorro doméstico – uma rara instância de duas espécies de gêneros diferentes se reproduzindo com sucesso.

“Essa descoberta sugere que, embora essas espécies tenham divergido há cerca de 6,7 milhões de anos e pertençam a gêneros diferentes, elas ainda podem produzir híbridos viáveis”, observaram os pesquisadores.

O animal híbrido foi encontrado com um total de 76 cromossomos, que apresentavam semelhanças visuais com os de cachorros domésticos e lobos de pampas. Embora os lobos de pampas normalmente possuam 37 pares de cromossomos, eles aparentemente são capazes de se reorganizar com o genoma de um cachorro para formar 38 pares. Embora não seja idêntico aos 39 pares de cromossomos dos cachorros, essas semelhanças genéticas potencialmente permitem combinações incomuns de DNA que podem funcionar harmoniosamente.

Além disso, a posse pelo canino híbrido de dois cromossomos X com morfologias distintas sugere que eles vieram de duas espécies diferentes.

Uma análise do DNA mitocondrial do animal, que deriva exclusivamente da linhagem materna, indica que sua mãe provavelmente era um lobo de pampas, enquanto seu pai era um cachorro doméstico.

Bruna Szynwelski afirmou: “Até o momento, não temos evidências científicas de que existam outros híbridos nesta região. No entanto, suspeitamos que este caso que descrevemos não seja o único.”

A história toma um rumo triste, já que o híbrido de cachorro-lobo aparentemente faleceu em circunstâncias desconhecidas em um zoológico após se recuperar de seus ferimentos. As autoridades estão agora conduzindo uma investigação para esclarecer as circunstâncias que cercam a morte deste ser único. [Science Alert]