Alergia à exercício físico: condição de saúde real e torturante

Por , em 2.10.2013

Sua pele coça quando você corre, anda de bicicleta ou levanta pesos? Se isso acontece e você achou que estava sozinho no mundo, saiba que não é o único com o sintoma estranho.

Quem sente coceira quando faz alguma atividade pode sofrer de uma alergia desencadeada pelo exercício físico.

Roberta Kwok, do site The Last Word On Nothing, compartilhou seu terror em um post recentemente. Ao que parece, a condição é chamada de “urticária colinérgica”.

Kwok acredita sofrer dessa condição. Mas, enquanto ela só sente o desconforto quando corre, a miséria de algumas pessoas é bem maior. Ela citou, por exemplo, um paciente de 25 anos com um caso tão grave que ele começa a coçar até quando sobe um lance de escadas ou carrega mantimentos.

Ao procurar por uma explicação na internet, Kwok notou que uma das sugestões mais comumente citadas é o colapso de capilares. Pessoas fora de forma, ao se aventurar em seus tênis pela primeira vez em semanas ou meses, podem estourar esses vasinhos, que se abrem para permitir maior fluxo de sangue às pernas, o que envia um sinal de “coceira” para o cérebro.

No entanto, se essa fosse a causa da coceira, com a prática e o tempo, ela deveria passar. O problema é que mesmo pessoas saudáveis e praticantes regulares de exercício físico apresentam a coceira – que pode ser tão desconfortável que seus sofredores a descrevem como “insana”, “um verdadeiro inferno”, e suficiente para fazê-los querer “coçar até sangrar”, “pegar uma faca para as pernas”, ou “explodir o rosto”.

Essas infelizes pessoas podem ter uma doença chamada urticária colinérgica: uma urticária induzida pelo exercício, pelo aumento da temperatura corporal ou pelo estresse. Ou seja, costuma aparecer após atividades que aumentam a temperatura corporal, como banhos quentes, hidromassagem, uso de saunas, exercícios físicos, febre, ansiedade ou estresse emocional.

É mais comum em adolescentes e adultos e caracteriza-se por coceira intensa, manchas vermelhas na pele e inchaço. Normalmente, manifesta-se de 2 a 30 minutos após a elevação da temperatura corporal e pode durar de 20 a 90 minutos.

Como com outras alergias, a urticária colinérgica pode variar de mais leve a mais grave – de sintomas como eritematosa, erupções na pele, a uma reação anafilática potencialmente fatal. Se você crê que possui a condição, procure um médico.

Existe tratamento à base de medicamentos. O mais comum são anti-histamínicos (antialérgicos), que aliviam a coceira para muitas pessoas. Em alguns casos, pode ser que não funcione. O homem que mal podia subir escadas, por exemplo, só encontrou conforto com anticorpos contra a imunoglobulina E, uma proteína envolvida nas reações alérgicas. [TLWON, io9, TuaSaude]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, média: 4,75 de 5)

14 comentários

  • Suzi Lessa T Rocha:

    Sempre senti essa coceira. Ela é muito intensa e ocorre ao andar um pouco mais distante do que só andar em casa. Fica pior no inverno, quando a temperatura do corpo aumenta com a caminhada e faz frio. O impacto dos passos provoca a coceira, se andar de ônibus, vibração do ônibus também provoca coceira. Sempre ficava perguntando pra um e outro se sofriam do mesmo mal e não achava ninguém que passasse pela mesma coisa para me informar o que era. Somente algumas pessoas da minha família também dizem ter isso. Acho que é hereditário.

  • Marcos Filipe Barreto Bispo:

    A sensação que eu tenho e mergulhar em um mar de formigas, dura 8 min, o corpo corsando, e minha pele fica extremamente receada .

  • Letícia Vieira:

    Me coço! Me coço muito! Entre a panturrilha e o tornozelo, ficam umas manchinhas vermelhas.
    Estava caminhando, e agora estou me coçando d+

  • jessica marques:

    Sofro Desse mal 🙁

    • Kelli Cristtine:

      Pessoa eu sofri por anos , agora nao sofro mai pq descobri que o ressecamento das minhas pernas era o que causava essa coceira ao caminhar e

    • Kelli Cristtine:

      Entao comecei a usar sabonete liquido bem hidratanteDove , a noite sabonete e hidratante de banho, e de manha um exelente hidt corporal.

    • Kelli Cristtine:

      Entao, o segredo para nao sentir coceira e manter o corpo bem hidratado , com hidratantes como hidraporin, Epidrat, e Cetaphil .

  • Bruno Moraes:

    Eu tenho alergia a remédios e cada vez vai aparecendo mais, a última foi a camarão. Não posso dar uma carreirinha maior na esteira que começo a me coçar muito abaixo da linha da cintura (no local do elástico da calça ou do cinto). Não adianta baixar ou subir o short que a coceira só faz piorar se continuar a correr. Mas só acontece se o exercício for aeróbico e em ritmo mais forte. Mas é muito incômodo e força você a parar.
    Não tenho problemas com dança de salão, bicicleta ou pesos.

    • Marcelo Ribeiro:

      Não seria no local que começa a suar primeiro?

  • Líbia GulososSaudáveis:

    comecei os exercícios há algum tempo, as coceiras foram se intensificando com o aumento da atividade física e o pior é que quase ninguém sabe falar ou entende deste problema. Gostaria de mais informações

    • Jake Andrade:

      Sofro este desconforto desde criança. E nenhum médico soube me ajudar.Minha situação melhorou quando comecei malhar no ar condicionado.

  • Kátia Milesi:

    Sempre tive esse problema, inclusive fazendo hidroginástica. Quando digo que não posso fazer caminhadas, as pessoas parecem desconfiar da minha vontade. Finalmente alguém mostra que o problema de fato existe.

  • Samuel Locatelli:

    Minha irmã sempre se queixava de coceiras em todo o corpo quando tinha de caminhar exposta ao sol no verão. Eu nunca entendi o porquê disso, vai ver ela possui essa alergia.
    Sempre achei que ela estava exagerando, mas parece que essa coceira é ruim mesmo.

  • Rodrigo Piedade:

    Isso poderia ser considerado um sinal evolutivo indicando que é mais eficiente e útil ser sedentário? Quase todas as nossas funções no mundo atual exigem nem que seja certo grau de sedentarismo, estaria então o próprio cérebro dizendo que vale a pena ficar parado e pensar pois isso lhe traz dinheiro ou diversão o que lhe proporciona melhor condição de vida pessoal e social(admitindo que pessoas com dinheiro possuem maiores chances de encontrar um parceiro em vista das exigências impostas atualmente, e também ter muitos conhecidos e amigos pois tem dinheiro o que atrai as pessoas seja por interesse ou não, mas atrai ) … é de se pensar.

Deixe seu comentário!