Alzheimer poderia ser causado por mudança genética que altera o sistema imune: estudo

Por , em 12.02.2024

Uma investigação recente conduzida pela Northwestern Medicine revelou que o sistema imunológico no sangue de pacientes com Alzheimer sofre alterações epigenéticas. Isso sugere que o estilo de vida ou fatores ambientais dos pacientes causaram mudanças que impactam a função dos genes.

Essas alterações nos genes imunológicos não apenas são significativas, mas muitos deles estão também associados a um aumento no risco de desenvolver Alzheimer. Os pesquisadores da Northwestern propõem que essas mudanças podem ser devidas a uma variedade de causas, incluindo infecções virais anteriores, contaminantes ambientais ou escolhas de estilo de vida.

David Gate, o principal pesquisador do estudo e professor assistente de neurologia na Faculdade de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, comentou: “É possível que esses achados indiquem uma implicação da resposta imune periférica no risco da doença de Alzheimer. Ainda não determinamos se essas mudanças refletem a patologia cerebral ou se elas precipitam a doença.”

Este estudo foi divulgado na edição de 9 de fevereiro da revista Neuron.

Pesquisas anteriores mostraram que muitos dos genes mutados que aumentam o risco de Alzheimer estão relacionados ao sistema imunológico. No entanto, pesquisas anteriores focaram principalmente no sistema imunológico central do cérebro, já que o Alzheimer é principalmente um distúrbio cerebral, muitas vezes negligenciando o sistema imunológico do sangue, ou sistema imunológico periférico.

Gate optou por investigar o sistema imunológico do sangue. Ele e sua equipe descobriram que, em pacientes com Alzheimer, todos os tipos de células imunes exibem alterações epigenéticas, evidentes por meio de cromatina aberta. A cromatina, que abriga o DNA dentro das células, torna-se vulnerável a alterações quando está aberta ou exposta.

Posteriormente, Gate investigou quais genes nessas células imunes estavam mais abertos. Ele descobriu que um receptor chamado CXCR3 nas células T estava mais exposto. Ele teoriza que o CXCR3 atua como uma espécie de antena nas células T, permitindo que migrem para o cérebro. Normalmente, as células T não entram no cérebro devido ao seu potencial de desencadear inflamação.

Gate explicou: “O cérebro está emitindo um sinal de que está danificado, e as células T estão se dirigindo a esse sinal por sua antena, o CXCR3.”

“As células T podem ser muito tóxicas no cérebro, mas também não sabemos se essas células podem estar tentando reparar o dano no cérebro”, acrescentou.

Além disso, Gate identificou mudanças epigenéticas em proteínas inflamatórias dentro de células brancas do sangue conhecidas como monócitos.

“No geral, esses achados indicam que a função imunológica em pacientes com Alzheimer é significativamente alterada”, afirmou Gate. “Pode ser que fatores ambientais, como poluentes, ou infecções que uma pessoa teve ao longo da vida causem essas mudanças epigenéticas.”

A pesquisa destacou vários genes que poderiam servir como alvos terapêuticos potenciais para influenciar o sistema imune periférico. A próxima fase inclui experimentos pré-clínicos usando culturas in vitro e modelos animais para testar esses alvos.

Outros colaboradores da Northwestern incluíram Abhirami Ramakrishnan, Natalie Piehl, Brooke Simonton, Milan Parikh, Ziyang Zhang, Victoria Teregulova e Lynn van Olst.

O estudo foi intitulado “Disregulação epigenética na imunidade periférica da doença de Alzheimer.”

O estudo da Northwestern Medicine oferece uma nova perspectiva sobre a doença de Alzheimer, uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Ao focar no sistema imunológico periférico, a pesquisa abre novos caminhos para entender como fatores ambientais e de estilo de vida podem influenciar o desenvolvimento e a progressão da doença. Além disso, ao identificar genes específicos que podem ser alvos para tratamento, o estudo oferece esperança para terapias futuras que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes com Alzheimer.

Essas descobertas sublinham a complexidade da doença de Alzheimer e a necessidade de abordagens multidisciplinares para combatê-la. A pesquisa também destaca a importância de considerar o corpo como um todo no tratamento de doenças neurológicas, ao invés de focar apenas no cérebro. Isso é particularmente relevante para o Alzheimer, uma doença que não apenas afeta a função cerebral, mas também está ligada a alterações sistêmicas em todo o corpo.

A pesquisa da equipe de Gate é um lembrete de que ainda há muito a aprender sobre o Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. À medida que a ciência avança, é essencial continuar explorando todas as vias possíveis para entender melhor essas condições complexas e desenvolver tratamentos eficazes. A esperança é que, com o tempo, essas descobertas levem a melhores estratégias para prevenir, gerenciar e, eventualmente, curar o Alzheimer. [Medical Express]