Aprenda qualquer uma destas 16 linguagens de programação e você sempre terá um emprego

Por , em 16.10.2016

Softwares. Eles estão dominando o mundo e não vão desaparecer tão já. Assim, se você está em busca de um emprego, sugiro que aprenda uma linguagem de programação, visto que alguém tem que escrever esses softwares.

Existem milhares de linguagens, mas algumas são muito mais populares que outras. Quando uma empresa contrata novos talentos para programação, geralmente procura por pessoas familiarizadas com as linguagens e sistemas que eles já utilizam.

Abaixo, você confere uma lista com as linguagens de programação que deve aprender se quiser sempre ter um emprego, conforme a sugestão de pesquisas e índices como o TIOBE Index, o Redmonk Programming Language Rankings e o Stack Overflow.

Java

linguagens-de-programacao-1
Originalmente inventada em 1991 como uma linguagem de programação para smart TVs, o Oracle da Java ainda é a língua mais popular no mundo – uma posição solidificada pelo fato de que é crucial para o desenvolvimento de aplicativos Android e um monte de software de negócios.

C

linguagens-de-programacao-2
Uma das linguagens de programação mais antigas ainda em uso, C foi criada no início de 1970. Em 1978, “A Linguagem de Programação C”, seu manual lendário e ainda amplamente lido de 800 páginas, foi impresso pela primeira vez.

Python

linguagens-de-programacao-3
Esta linguagem remonta a 1989, e é amada por seu código altamente legível. Muitos programadores sugerem que é a língua mais fácil para se começar a usar.

PHP

Php Programming Key Shows Internet Development Language
Esta linguagem para programação de websites é incrivelmente comum. Algumas estimativas dizem que alimenta um terço da internet. Grandes sites como WordPress, Facebook e Yahoo a utilizam. No entanto, muitos programadores a detestam. O fundador de Stack Overflow, Jeff Atwood, escreveu uma vez: “PHP não é tanto uma linguagem quanto uma coleção aleatória de coisas arbitrárias, uma explosão virtual no teclado e uma fábrica funcional”.

Visual Basic

linguagens-de-programacao-5
A Visual Basic, da Microsoft (e sua sucessora, Visual Basic.NET) tenta tornar a programação mais fácil com um elemento gráfico que permite alterar partes de um programa arrastando e soltando. É mais velha, mas ainda tem usuários.

JavaScript

linguagens-de-programacao-6
Esta linguagem de programação superpopular é usada principalmente em aplicações web. Não tem muito a ver com Java além do nome. Embora presente em muitas páginas modernas, recebe um monte de críticas por tornar os navegadores mais lentos e, por vezes, expor usuários a vulnerabilidades de segurança.

R

linguagens-de-programacao-7
Esta é a linguagem de programação de escolha dos estatísticos e qualquer um que trabalhe com análise de dados. O Google já afirmou ser um grande fã de R, pelo poder que dá aos seus matemáticos.

Go

linguagens-de-programacao-8
Originalmente concebida pelo Google para construir sistemas na imensa escala necessária para alimentar o mais movimentado motor de busca do mundo, desde então virou moda entre desenvolvedores que valorizam confiabilidade e integridade acima de tudo. É uma das linguagens de programação que mais crescem.

Ruby

linguagens-de-programacao-9
Como Python, os desenvolvedores gostam desta linguagem de 24 anos porque é fácil escrever códigos com ela. Rails, uma linguagem adicional de Ruby simples de usar para construir aplicativos para web, também é popular.

Groovy

linguagens-de-programacao-10
Esta ramificação da Java subiu em popularidade desde o seu início em 2007, projetada para tornar mais fácil e mais rápido escrever códigos. Como Groovy integra muito bem com o código Java, ganhou os desenvolvedores de grandes empresas como IBM, Google e Target.

Objective-C

linguagens-de-programacao-11
A linguagem de programação C original foi tão influente que inspirou uma série de sucessoras com nomes semelhantes, que se inspiraram em suas características, mas adicionaram as de outras linguagens também.

Perl

linguagens-de-programacao-12
Originalmente desenvolvida por um engenheiro da NASA no final dos anos 80, Perl se destaca no processamento de texto, e os desenvolvedores gostam dela porque é poderosa e flexível. Foi uma vez descrita como a “fita adesiva da web”, porque é ótima para manter sites coesos, mas não é a língua mais elegante.

Pascal

linguagens-de-programacao-13
Nomeada em homenagem ao famoso filósofo Blaise Pascal, esta linguagem foi fundamental para a codificação dos computadores Apple Macintosh originais. Eventualmente, se estendeu para a chamada Object Pascal, e ainda é amplamente utilizada em sistemas hoje.

Delphi Object Pascal

linguagens-de-programacao-14
Desenvolvida pela Apple em 1986, recebeu esse nome porque ajudava os programadores a conectar bancos de dados Oracle (como em “O Oráculo de Delfos”, sendo que oráculo em inglês é “oracle”, e Delfos, “Delphi”). A linguagem tem se tornado popular novamente como uma alternativa para a construção de aplicativos para smartphones.

Swift

linguagens-de-programacao-15
A linguagem de programação Swift, da Apple, é nova, mas está conquistando os desenvolvedores como uma maneira mais rápida e fácil de construir aplicativos para o iPhone. Com usuários de alto perfil, como a IBM, pode se tornar mais popular em 2016.

MATLAB

linguagens-de-programacao-16
Pretendida como uma linguagem de programação matemática para ajudar a ensinar álgebra avançada a estudantes universitários e processamento de imagem, é também amplamente utilizada por cientistas, engenheiros e programadores que trabalham no campo de processamento de imagem e outras aplicações de inteligência artificial. [BusinessInsider]

5 comentários

  • Renan Duarte:

    Pascal??? Ta de sacanagem ne?

  • Junior Dias:

    E o c sharp (c#) poderosa linguagem usada em site desktop e mobile onde esta? Que amor esse pelo java heim .

  • Vilson Heuer de Oliveira:

    No título diz 16 linguagens de programação, e no entanto, o artigo lista 15 linguagens de programação, a grande maioria de quarta e quinta g

  • Roger Lima:

    Sem C++ na lista? Aí não nem tem nem como levar isso a sério.

  • Ronaldo da Silva:

    Esqueceram de citar o C# (C-Sharp). Ela é tão ou mais poderosa que o Javascript e é muito usado para Web também, e é mais eficiente.

Deixe seu comentário!