Microsoft sai na frente e cria linguagem de programação para ser usado em computadores quânticos

Por , em 27.09.2017

Quando um dos primeiros computadores pessoais, o Altair 8800, chegou em 1976, a Microsoft estava pronta com uma linguagem de programação, a Altair BASIC. Pouca coisa mudou nestes anos. A gigante da informática quer estar igualmente preparada quando os computadores quânticos se tornarem populares, por isso revelou uma nova linguagem de programação e outras ferramentas para a tecnologia futurista em sua conferência Ignite. Qubits e outros conceitos estranhos ainda precisarão ser compreendidos, mas ao integrar linguagens tradicionais como C # e Python, a Microsoft quer tornar mais fácil a computação convencional nessas máquinas complexas.

Cientistas descobrem um tipo totalmente novo de computação quântica

A computação quântica é extremamente difícil de entender. Ao discutir as novas iniciativas da Microsoft, Bill Gates chamou a física envolvida de “hieróglifos”, e quando perguntado se poderia descrevê-los em uma frase, diretor executivo da Microsoft, disse: “Eu acho que não. Eu gostaria de poder”.

Ao aproveitar os princípios de superposição e emaranhamento, os computadores quânticos podem resolver certos tipos de problemas exponencialmente mais rápido do que os melhores supercomputadores. “Permitiria que os cientistas fizessem cálculos em minutos ou horas que levariam a vida útil do universo até mesmo nos computadores clássicos mais avançados”, explica a Microsoft. “Isso, por sua vez, significaria que as pessoas poderiam encontrar respostas para questões científicas anteriormente consideradas irrefutáveis”.

A Microsoft está efetivamente construindo um idioma para computadores que ainda não existem. A máquina experimental mais avançada, um modelo 16/17 qubit, foi construída pela IBM e executou mais de 300 mil experiências. No entanto, está longe de estar pronta para aplicações comerciais. A Big Blue revelou recentemente uma iniciativa para construir computadores quânticos comerciais denominados IBM Q e já lançou suas próprias ferramentas de programação através de uma Interface de Programação de Aplicativos (API) chamada IBM Quantum Experience.

Computadores quânticos simulam realidade molecular

A linguagem de programação da Microsoft ainda não tem um nome, mas a empresa já possui planos para a computação quântica na Inteligência Artificial. Em particular, a empresa acredita que as máquinas poderiam ser usadas para treinar seu assistente digital Cortana em dias em vez de meses. “Mesmo que o resto fosse o mesmo, Cortana melhoraria 30 vezes mais rápido”, diz o chefe de pesquisa da Microsoft, Craig Mundie.

Para fazer a computação quântica funcionar mais rapidamente, o pesquisador teórico-estrela da Microsoft, Michael Freedman, está tentando construir o hardware e o software para um “computador quântico topológico”. Para esse objetivo, ele recrutou “alguns dos mais proeminentes físicos de materiais condensados, físicos teóricos, cientistas de materiais, matemáticos e cientistas da computação do mundo”, diz a Microsoft.

Software e hardware

A Microsoft também está trabalhando no próprio computador, mas para que os programadores estejam atualizados, está lançando as ferramentas de programação para desenvolvedores e cientistas da computação. “O mesmo código que você está executando hoje na simulação, você pode executar amanhã no nosso computador quântico”, diz Krishna Svore, do departamento de softwares de computação quântica.

Os usuários individuais podem simular problemas que exigem até 30 qubits lógicos, enquanto os clientes corporativos recebem 40 qubits de energia (quanto mais qubits, mais rápida é a máquina). “Os desenvolvedores sem conhecimentos quânticos podem realmente chamar sub-rotinas quânticas, ou escrever sequências de instruções de programação, trabalhando para escrever um programa quântico completo”, diz a Microsoft.

Computadores quânticos primitivos já estão superando os computadores atuais