Golfinhos agridem e matam botos sem razão alguma

Por , em 6.06.2011

Recentemente, casos de golfinhos matando outras criaturas sem nenhuma razão aparente foram relatados em águas britânicas. Agora, golfinhos comuns foram vistos atacando botos no Oceano Pacífico.

Segundo especialistas, os atos aparentemente aleatórios de violência podem ser devido à frustração sexual entre machos jovens.

As novas observações mostraram pela primeira vez que os agressores são machos jovens. Mark Cotter e seus colegas observaram três atos de agressão por golfinhos em botos. Os golfinhos perseguiram os botos em alta velocidade, se chocaram com eles, e os golpearam.

Em um ataque particularmente violento, três golfinhos encurralaram sua vítima, depois mais sete animais se juntaram a eles para golpear o boto até à morte.

Cotter achou mais chocante o fato de que dois golfinhos continuaram na cena depois do assassinato, para brincar com o cadáver.

Segundo os pesquisadores, competição por alimento não parece explicar os ataques, pois a sobreposição alimentar entre as duas espécies é pequena.

Já o fato de que 21 dos 23 agressores golfinhos eram do sexo masculino pode ser revelador. Cotter acredita que os ataques são “objetos de jogo orientados” durante a estação reprodutiva. Os machos jovens que não conseguem acesso às fêmeas devido à concorrência de indivíduos mais velhos estão descontando suas frustrações nos botos.[NewScientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

32 comentários

  • Luan P.:

    È Bullyng….

  • mario:

    dezenas de pessoas são mortas por dia por outras pessoas e ninguém faz ou decobre nada, ai vocês tão preocupados com golfinhos e botos.

    • Silvia:

      Os golfinhos estão aprendendo a arte de ser violentos com os seres que se “dizem” ser humanos

    • ediwanuerj .:

      não, os golfinhos não aprenderam isto conosco. Parece que os seres que têm a mente mais desenvolvida (humanos, golfinhos, chimpanzés) são também violentos sem razão alguma. É algo a se estudar.

  • Maria helena:

    Se este comportamento é atípico e denuncia uma diferença brutal de comportamento … pode ter explicação na contaminação do mar por agentes químicos e/ou radiativo, que possa estar desencadeando um possível desequilíbrio hormonal deste machos levando os mesmo a uma agressividade acima do normal. Outra suposição, já comprovada em manada de elefantes jovens e tbm machos, na África, foi que a matança de adultos de um grupo pode deixar os filhotes sem orientação qto ao comportamento ( padrões ) e estes tornarem-se “rebeldes” ou seja agem sem limites. No caso dos elefantes os ataques a humanos e outros animais só foi resolvido, qdo introduziram dois machos adultos no grupo. O resultado foi imediato, pois estes chegaram impondo limites aos jovens e disciplinando os mesmos. Os mais voluntariosos foram enfrentados pelos dois machos e a paz foi possível na região. Os ataques a aldeias e a outras espécies cessaram imediatamente.
    Supindo que este grupo de golfinhos tenha sido agredido e suas mães , irmãs, tias e primos mais velhos tenham sido mortos, estes ficaram sem a orientção e passaram a agir sem o menor senso. Não diferem ataque para alimentarem-se de um ataque para brincar. Se somarmos as duas hipóteses a coisa fica mais dramática ainda, juntamos falta de cuidado materno e grupal aliado ao fator hormonal.

  • claudemir da silva:

    todos os animais são imprevisivel atacama qualquer momento sem motivo aparente

  • Japaloco:

    Todos nos sabemos que os golfinhos sao animais muito inteligentes, e que eles podem aprender comos humanos….Entao vejao so o exemplo da dinamarca:

    http://www.youtube.com/watch?v=taZpV7t52bw&feature=related

    vendo isso eles so poderiao fazer o mesmo!! Eh uma droga o que o ser humano eh capaz de fazer.

  • Guga:

    Credo, eles estão agindo como HUMANOS!

  • Victor:

    Cambada de golfinhos marombeiros preconceituosos! Fazem isso só porque o boto é cor-de-rosa.

  • tuttygualberto:

    São golfinhos BadBoy. Como os humanos precisam de ajuda psicológica. Golfinhos “mal resolvidos”

  • Stela Up:

    Só para lembrar.. a ORCA que é um golfinho, na verdade, faz esse tipo de coisa.

    Só estudando pra saber o que está acontecendo.

  • Stela Up:

    Achei muito triste isso. Estão parecendo sabe quem? rs

    Concordo um pouco com o primeiro comentário. Pode ser um sinal de evolução. Sarcástico demais.

  • FelipeBleichvel:

    os botos devem começar a malhar!rsrs. A palavra aparentemente se referia a os ataques serem aleatorios ou não. Acho que é sinonimo da evolução da espécie. Ou simplesmente briga por território, mas não são da mesma espécie por que brigariam por território? ha uma grande diferença em brincar e matar. os golfinhos brincaram depois de matarem. se uma leoa chega e morde um antilope no pescoço o mata e da para os filhotes brincarem não significa que a leoa estava brincando antes de matar. pode ser que os golfinhos estejam tentando evoluir ao impor-se a uma espécie semelhante; como o homo sapiens sapiens no passado. não estou dizendo que devemos matar os golfinhos, mas que não são animais que não sabiam que estavam matando o amiguinho. ou podem estar revidando a influencia humana na sua caça(peixes) e a degradação do seu habitat natural. são ipoteses.

  • CLAUDIO:

    Se não é coisa normal entre os golfinhos essa atitude, o que será que está mudando? O por que isso? Teremos outras modificações em outras espécies? Temos alguma culpa por essa agressividade? Seria muito importante sabermos o por que dessa mudança,principalmente pelo motivo dos golfinhos serem um dos animais irracionais conhecido como os mais inteligêntes.

  • Alex:

    Machos jovens, frustrados sexualmente, atacando covardemente em grupo seres semelhantes porém mais fracos?

    Realmente os golfinhos são quase humanos.

  • Ford Prefect:

    Eu os perdoo. Afinal, são apenas a segunda espécie mais inteligente deste planeta…

  • F A M E W H O R E:

    O ser humano faz pior, eles pelo menos tem a desculpa de serem irracionais

  • Ricardo:

    Jesus Cristo! É o fim ! A polícia conseguiu prender esses golfinho vagabundo? Isso não se faz com! Botinhos são maneirinhos.

  • lucifer:

    gente não é certamente, e gente faz pior, não mata só um em ataque maciço…

  • rodolfo:

    tipico de adolescente. algo como ‘vamos sair para zoar uns botos’ e o resto foi fatalidade (acontece o tempo todo entre os racionais humanos). Cotter e seus colegas agradecem o dinheiro que essa noticia injetará nas suas pesquisas e o mundo continua a girar.

  • João Victor:

    Se aqueles marombados de academia que não pegam ninguém começaram a descontar sua frustração nos mais fracos, os nerds estão lascados.Ainda bem que eles não entram aqui… 😛

    • @AtomicBlue:

      João, acho que antes precisariamos passar pra um universo paralelo, onde “marombados de academia” não pegam ninguém, e os nerds pegam…

  • oK:

    @Gargwlas
    Nao acredite em tudo que voce le sem questionar ok filho ?
    “Segundo especialistas, os atos aparentemente” opa, eles sao os donos da verdade? entendem 100 % os golfinhos ? “APARENTEMENTE”

    “Cotter achou mais chocante o fato de que dois golfinhos continuaram na cena depois do assassinato, para brincar com o cadáver.”
    Brincar? como ele sabe que eles realmente estavam brincando? QUESTIONE !
    Pra Completar sua ignorancia, só falta dizer que todos os golfinhos devem ser exterminados por estarem atacando uma outra espécie em bandos.

    • cesar:

      É, como eles são muito inteligentes e andam vendo muita TV e LENDO JORNAIS estão aprendendo com a raça humana e imitando. Acho que andaram tendo aulas com a OTAN. KKKKKKKKKKKKKK

    • gargwlas:

      filho.. voce só leu este artigo.. no minimo eu ja li dezenas..
      então.. no minimo tenho mais embasamento só levando isso em consideração

  • gargwlas:

    agora cade o povo do “deixa disso” dizendo que a raça humana é decadente.. matam uns aos outros..

    que os animais se respeitam e respeitam a natureza… que matam SOMENTE POR COMIDA.. bla bla bla bla bla

    cade?

    • anderea:

      é verdade…..!

    • Ze da Feira:

      Apoiado.

    • joao vitor:

      quer comparar um casos isolados com a maioria esmagadora da ruimdade humana amigo? sem sombra de dúvida algum motivo aparente para eles e oculto para nós, porém aceitável, motivou eles à isso. A única raça capaz de herdar tanta maldade é a nossa, como prova basta ler um livro de história. Para de falar asneira

    • gargwlas:

      pare voce de falar asneira… vai estudar mais em vez de achar que esta no inferno…

      a coisa bem pior pra ser natureza

  • Skill:

    Oras, são animais, esperavam oque? Qualquer tipo de frustação (alimenticia, sexual, territorial, etc) pode desencader isto. Do jeito que falam parece que o bicho é gente.

Deixe seu comentário!