As 10 perguntas mais importantes sobre a Terra

Por , em 18.04.2008

Enquanto naves espaciais voam em órbita e telescópios enxergam outros mundos a própria Terra permanece um mistério em muitos aspectos básicos.

Em uma tentativa para remediar isso um painel de geólogos e cientistas planetários anunciaram esta semana as dez perguntas mais importantes sobre o nosso planeta que sobrevivem até hoje, que vem frustrando a humanidade e pesquisadores há centenas de anos e mais.

“Nós tivemos que olhar para o passado e fazer perguntas fundamentais sobre as origens da Terra e da vida, a estrutura e dinâmica dos planetas e as conexões entre a vida e o clima, por exemplo”, disse o diretor do painel Donald DePaolo, um geoquímico da Universidade de Berkeley na Califórnia, EUA.

O painel de deliberou profundamente para chegar ao foco das seguintes questões:

1. Como a Terra e os outros planetas se formaram?

Os cientistas ficam perplexos sobre como e porque os planetas se formaram em corpos tão distintos com apenas o nosso orbe pedregoso suportando vida (até onde sabemos).

2. O que ocorreu durante o “período negro”, ou pelos primeiros 500 milhões de anos depois que ela se formou?

Entender o desenvolvimento inicial da Terra poderia explicar como a atmosfera e os oceanos se desenvolveram. Uma dificuldade: Poucas pedras daquela época estão preservadas, significando que há pouca evidência concreta.

3. Como a vida começou?

Em adição às rochas e minerais daqui, cientistas também estão investigando Marte, onde os registros sedimentares da história planetária inicial são mais antigas do que as rochas mais velhas da Terra.

4. Como o interior da Terra funciona e como ele afeta a superfície?

Cientistas querem descobrir mais sobre o passado e futuro do movimento de convecção do manto da Terra e seu núcleo que gera vulcanismo, surgimento de montanhas e formação das superfícies no fundo do mar.

5. Porque a Terra possui placas tectônicas e continentes?

Os cientistas querem saber por que a Terra possui placas constantemente em movimento e como o tectonismo está ligado à abundância de água, continentes, oceanos e vida.

6. Como os processos da Terra são controlados pelas propriedades dos materiais?

Os maiores geradores de movimentos e sacudidas da Terra, incluindo placas tectônicas, surgem da estrutura atômica e outras propriedades dos materiais da Terra, portanto os cientistas querem saber mais sobre estas propriedades.

7. O que causa mudanças climáticas e o quando ele pode mudar?

Estudos mais profundos da história do clima da Terra podem ajudar os cientistas a predizer a magnitude e conseqüência das mudanças climáticas atuais.

8. Como a vida moldou a Terra e como a Terra moldou a vida?

As inteirações entre geologia e biologia são chave para entender o papel da vida na injeção de oxigênio na atmosfera, extinções em massa e o curso da evolução.

9. Podem os terremotos, erupções vulcânicas e suas conseqüências serem previstas?

Os cientistas ainda não sabem como as rupturas começam e terminam e como o magma se move sob a superfície da Terra.

10. Como o fluxo de fluido e do transporte afeta o ambiente humano?

Os cientistas não tem certeza sobre como os fluídos fluem sob a terra. Mais conhecimento sobre isso irá ajudar a gerenciar os recursos naturais e o ambiente.

O relatório foi solicitado pelo Departamento de Energia dos EUA, pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA, Pesquisa Geológica dos EUA e pela NASA. [Fonte]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 3,62 de 5)

7 comentários

  • Amandinha ! s2:

    site mais que perfeitoo

  • Amandinha ! s2:

    Nossa, esse site me ajudou muito nos meus trabalhos e nas minhas pequisas sobre a Terra !
    Eu gosteii muito !!…
    Esee foi um dos melhores site que já vii !

    E seii que voces podem melhorar ainda mais !…
    BEIJOS..Parabéns pelo exelente site !

  • sarah:

    muito legallllllllllll d++ amei

  • stefani moraes de souza:

    quantos por cento de gelo existe na terra?

  • Marcos F.:

    tentei formular um comentário, olhei o tamanho da Terra, olhei o meu…………..quem sou eu?

  • Richard Fontana:

    Artigo: As 10 perguntas mais importantes sobre a Terra.

    De fato, enquanto naves espaciais voam em órbita e telescópios enxergam outros mundos a própria Terra permanece um mistério em muitos aspectos básicos.

    Porque? Por uma questão de anatomia corporal do próprio homem, que prefere e por ser mais comodo, procurar sempre olhar para a frente e para o ceu (horizonte e firmamento), do que para os próprios pés e para baixo.

    Além do que, voar é muito mais charmoso do que se aventurar em um buraco e pesquisar as profundezas de nosso planeta e de seus mares.

    Por uma questão de racionalidade, assim sendo, sabemos muito mais sobre o que está sobre nossas cabeças do que o que está sob os nossos pés.

    Agora, expor que os cientistas ainda não sabem nada, é um exagero. É só verificarmos o avanço da ciencia nos últimos cinquenta anos. E se podemos hoje receber um artigo como este em forma digital, e escrevermos inclusive comentários que podem ser lidos por qualquer homem na façe da terra com os recursos de Internet e de informática, utilizando apenas e unicamente este exemplo entre milhares, devemos ao espirito investigativo e inventor dos cientistas, e não propriamente daqueles que apenas criticam, sem nada criar.

    Londrina, 28 de Junho de 2008 – 18:35 horas.

    Richard Fontana.

  • Felipe Sarvas:

    em resumo… os cientistas ainda não sabem nada.

Deixe seu comentário!