As 10 perguntas mais importantes sobre a Terra

Enquanto naves espaciais voam em órbita e telescópios enxergam outros mundos a própria Terra permanece um mistério em muitos aspectos básicos.
Em uma tentativa para remediar isso um painel de geólogos e cientistas planetários anunciaram esta semana as dez perguntas mais importantes sobre o nosso planeta que sobrevivem até hoje, que vem frustrando a humanidade e pesquisadores há centenas de anos e mais.
“Nós tivemos que olhar para o passado e fazer perguntas fundamentais sobre as origens da Terra e da vida, a estrutura e dinâmica dos planetas e as conexões entre a vida e o clima, por exemplo”, disse o diretor do painel Donald DePaolo, um geoquímico da Universidade de Berkeley na Califórnia, EUA.
O painel de deliberou profundamente para chegar ao foco das seguintes questões:
1. Como a Terra e os outros planetas se formaram?
Os cientistas ficam perplexos sobre como e porque os planetas se formaram em corpos tão distintos com apenas o nosso orbe pedregoso suportando vida (até onde sabemos).
2. O que ocorreu durante o “período negro”, ou pelos primeiros 500 milhões de anos depois que ela se formou?
Entender o desenvolvimento inicial da Terra poderia explicar como a atmosfera e os oceanos se desenvolveram. Uma dificuldade: Poucas pedras daquela época estão preservadas, significando que há pouca evidência concreta.
3. Como a vida começou?
Em adição às rochas e minerais daqui, cientistas também estão investigando Marte, onde os registros sedimentares da história planetária inicial são mais antigas do que as rochas mais velhas da Terra.
4. Como o interior da Terra funciona e como ele afeta a superfície?
Cientistas querem descobrir mais sobre o passado e futuro do movimento de convecção do manto da Terra e seu núcleo que gera vulcanismo, surgimento de montanhas e formação das superfícies no fundo do mar.
5. Porque a Terra possui placas tectônicas e continentes?
Os cientistas querem saber por que a Terra possui placas constantemente em movimento e como o tectonismo está ligado à abundância de água, continentes, oceanos e vida.
6. Como os processos da Terra são controlados pelas propriedades dos materiais?
Os maiores geradores de movimentos e sacudidas da Terra, incluindo placas tectônicas, surgem da estrutura atômica e outras propriedades dos materiais da Terra, portanto os cientistas querem saber mais sobre estas propriedades.
7. O que causa mudanças climáticas e o quando ele pode mudar?
Estudos mais profundos da história do clima da Terra podem ajudar os cientistas a predizer a magnitude e conseqüência das mudanças climáticas atuais.
8. Como a vida moldou a Terra e como a Terra moldou a vida?
As inteirações entre geologia e biologia são chave para entender o papel da vida na injeção de oxigênio na atmosfera, extinções em massa e o curso da evolução.
9. Podem os terremotos, erupções vulcânicas e suas conseqüências serem previstas?
Os cientistas ainda não sabem como as rupturas começam e terminam e como o magma se move sob a superfície da Terra.
10. Como o fluxo de fluido e do transporte afeta o ambiente humano?
Os cientistas não tem certeza sobre como os fluídos fluem sob a terra. Mais conhecimento sobre isso irá ajudar a gerenciar os recursos naturais e o ambiente.
O relatório foi solicitado pelo Departamento de Energia dos EUA, pela Fundação Nacional de Ciência dos EUA, Pesquisa Geológica dos EUA e pela NASA. [Fonte]
7 comentários
site mais que perfeitoo
Nossa, esse site me ajudou muito nos meus trabalhos e nas minhas pequisas sobre a Terra !
Eu gosteii muito !!…
Esee foi um dos melhores site que já vii !
E seii que voces podem melhorar ainda mais !…
BEIJOS..Parabéns pelo exelente site !
muito legallllllllllll d++ amei
quantos por cento de gelo existe na terra?
tentei formular um comentário, olhei o tamanho da Terra, olhei o meu…………..quem sou eu?
Artigo: As 10 perguntas mais importantes sobre a Terra.
De fato, enquanto naves espaciais voam em órbita e telescópios enxergam outros mundos a própria Terra permanece um mistério em muitos aspectos básicos.
Porque? Por uma questão de anatomia corporal do próprio homem, que prefere e por ser mais comodo, procurar sempre olhar para a frente e para o ceu (horizonte e firmamento), do que para os próprios pés e para baixo.
Além do que, voar é muito mais charmoso do que se aventurar em um buraco e pesquisar as profundezas de nosso planeta e de seus mares.
Por uma questão de racionalidade, assim sendo, sabemos muito mais sobre o que está sobre nossas cabeças do que o que está sob os nossos pés.
Agora, expor que os cientistas ainda não sabem nada, é um exagero. É só verificarmos o avanço da ciencia nos últimos cinquenta anos. E se podemos hoje receber um artigo como este em forma digital, e escrevermos inclusive comentários que podem ser lidos por qualquer homem na façe da terra com os recursos de Internet e de informática, utilizando apenas e unicamente este exemplo entre milhares, devemos ao espirito investigativo e inventor dos cientistas, e não propriamente daqueles que apenas criticam, sem nada criar.
Londrina, 28 de Junho de 2008 – 18:35 horas.
Richard Fontana.
em resumo… os cientistas ainda não sabem nada.