As mulheres só querem que os homens tentem entendê-las

Por , em 6.03.2012

Não é tão difícil quanto os homens pensam manter uma mulher feliz: tudo o que eles precisam fazer é tentar entender as suas emoções, mesmo que não tenham sucesso.

Para os homens, por outro lado, só importa saber se suas parceiras estão felizes. Se eles perceberem que ela está infeliz, e pode terminar o namoro, esse pensamento diminui a sua própria felicidade no relacionamento.

A felicidade das mulheres, no entanto, não diminui em face a insatisfação de um parceiro. Segundo um novo estudo, isso pode ser devido ao reconhecimento da mulher que o parceiro está envolvido no relacionamento.

“Pode ser que, para as mulheres, ver que seu parceiro está chateado reflete um certo grau de investimento do homem e engajamento emocional no relacionamento, mesmo durante tempos difíceis”, disse o pesquisador Shiri Cohen.

Então, o fato de seu parceiro estar passando por alguma emoção, mesmo negativa, ainda é uma boa notícia para as mulheres. Atenção, homens: prefira ficar triste do que indiferente!

Os pesquisadores estudaram 156 casais americanos (102 casais mais jovens e 54 idosos), em um relacionamento afetivo. 71% dos casais eram brancos, 56% eram casados e eles estavam juntos por 3,5 anos, em média.

Os participantes descreveram uma briga recente com o seu parceiro. Os pesquisadores gravaram essa discussão e pegaram clipes de 30 segundos de emoções positivas e negativas de cada parceiro.

Os clipes foram reproduzidos e os participantes responderam questionários sobre seus próprios sentimentos, o que eles pensavam que seu parceiro estava sentindo, e sua satisfação com o relacionamento.

Nos casais em que os homens entenderam que a parceira estava com raiva ou chateada, as mulheres relataram maior satisfação
no relacionamento. Na verdade, mesmo quando o cara entendeu tudo errado, dizendo que a parceira estava feliz quando ela estava na verdade chateada, as mulheres relataram satisfação alta com o relacionamento, ao sentir que ele estava tentando entendê-la.

Esta capacidade de empatia, ou entender as emoções dos outros, pode aumentar a satisfação no relacionamento, segundo pesquisas anteriores.

A precisão dessas estimativas só entrou em jogo quando os homens foram questionados sobre a sua felicidade emocional: homens que adivinharam precisamente os sentimentos felizes da sua parceira estavam mais satisfeitos com seus relacionamentos.

Homens que precisamente entenderam as emoções negativas de suas parceiras, o que pode sinalizar um rompimento iminente, tinham menor satisfação no relacionamento.

A pesquisa é particularmente importante para os terapeutas de casais, para ajudar ambos os parceiros a aumentar a conexão empática e ler as emoções uns dos outros. “Ajudar os parceiros a sintonizar emoções negativas pode ser particularmente importante, especialmente para as mulheres, já que compreender o desconforto de um parceiro pode melhorar a satisfação no relacionamento”, diz Cohen.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

19 comentários

  • PhysicistJB:

    Na verdade eu acho que o cientista fez o estudo certo e chegou a conclusão errada. As mulheres não querem ser compreendidas, pois se quisessem, não dizia “sim” quando queria dizer “não” e vice-versa. O que elas querem é sentir emoção o tempo todo. Qualquer uma! Não sei porque mulher adora tanto uma briga! Elas são incapazes de sossegar quando tá tudo bem, tem que arranjar uma discussão. Ao passo que para os homens quanto mais calmaria melhor. Se não tem confusão, ótimo, tá tudo as mil maravilhas. Me parece que pra mulher isso significa frieza, solidão a dois, falta de pimenta na relação ou falta de emoção total. Acho que essa é a principal diferença entre os homens e mulheres: homem prefere o mais frio, mais estável e mais racional e a mulher o mais quente, mais imprevisível e mais emoção. Não tem jeito, somos diferentes. O jeito é tentar proporcionar muitas emoções às mulheres pra ver se elas não nos chutam!

  • benone:

    mas do que ninguem, os homens é que devem ser compreendidos,
    motivos é o que não faltam

  • len joseph:

    nem sempre nós mulheres queremos que os homens nos entendam, ás vezes é irritante quando um homem nos entende em tudo.
    fazer o que somos assim.

    E essa é a graça dos relacionamentos entre homens e mulheres.

  • Nelson:

    Se algum dia os homens vierem entender as mulheres, seguramente não vão acreditar.

  • Weliton:

    Sou bom em desvendar os segredos da linguagem corporal, então sempre foi mais fácil para mim, modéstia a parte.

  • Lúcia:

    Mesmo dando todas as dicas, os homens custam a nos compreender. Precisam estar com o coração e mente mais atentos, mas parecem tão aéreos…

    • Bruno L. Rocha:

      É difícil. A maioria dos homens sabem que mulheres praticam chantagem emocional e sabem perfeitamente como contornar, com gestos e caricias.

  • Rotten:

    Put’s. Será que sou mulher? Sou homem e tenho o mesmo sentimento ou no minimo muito parecido. >.<

    • Paulo Eduardo:

      Independente de gênero todos os seres humanos querem ser compreendidos, mas infelizmente nem todos os pensamentos compreendidos são plausiveis!!

    • Bruno L. Rocha:

      Você é um macho beta. Pois ate gays, por mais frescos são sejam, ainda são tão levados ao lado material-sexual imediato, quando os outros homens héteros.

  • Flor de Lis:

    É… é só isso mesmo que a gente quer… compreensão.

    • Paulo Eduardo:

      È…Compreensão e conformidade!!

    • Flor de Lis:

      Conformidade é outra história… se a gente for compreendida já é um bom começo!

  • Elias:

    É um desafio realmente interessante o convívio de “mentes” tão diferentes…

  • aguiarubra:

    Mas…

    …O QUE QUEREM AS MULHERES????????????

    Se, às vezes, é ruim ficar com elas, é muito pior ficar sem elas.

    • Jam:

      Também não sei o que querem, apesar de ser mulher, tem algumas que eu não consigo entender. E alguns homens tambem nao entendo, então acho que em alguns casos o problema é a pessoa ser complicada e não o sexo.

  • Glauco:

    Isso aí é verdade mesmo.

  • Paulo Eduardo:

    Não só as mulheres, mas os homens tambem só que enquanto ninguém ceder as suas razões os conflitos continuaram. Talvez o medo de causar uma impressão submissa torne a relação de um casal em desarmonia algumas vezes, mas é preciso parar e avaliar as consequências do conflito colocando o respeito acima de tudo!!

    • Raimundo:

      Hoje em dia só se fala nisso.
      Os homens tem que entender as mulheres !
      Alguém já viu algum artigo dizendo que as mulheres devem tentar entender os homens?

      Bom deve existir mas, se existem, são raros esses artigos.
      Parece que o consenso geral entre a sociedade ocidental é que somente os homens devem tentar entender as mulheres.
      Parece que todos esqueceram do significado da palavra reciprocidade.

      Uma pena.

Deixe seu comentário!