Assista um palito de fósforo queimando em câmera super lenta!
É difícil acreditar que algo tão dramático possa acontecer diante dos nossos olhos sem que nós sejamos capazes de ver. Quando acendemos um fósforo, tudo o que vemos é um flash rápido de luz seguido por uma chama ardente. Mas este filme capturado pela produtora UltraSlo nos dá um olhar mais profundo sobre a ciência do fogo e da ignição.
A cabeça de um fósforo contém pó de vidro, fósforo vermelho, enxofre e cloreto de potássio. Quando esfregada sobre uma superfície áspera (como a faixa roxa em uma caixa de fósforos), o atrito gera calor suficiente para que o pó de vidro transforme o fósforo vermelho em fósforo branco. O calor gerado pelo fósforo quebra as moléculas de clorato de potássio e, no processo, libera oxigênio. Esse oxigênio combina com o enxofre, permitindo que a chama se sustente tempo suficiente para que nós possamos acender uma vela – ou começar um incêndio.
Essa reação química ocorre em um instante. Neste vídeo, ela é mostrada em 4.000 quadros por segundo. Ainda, a equipe teve que usar mais de 2.000 watts de luzes, espelhos e refletores para a hipnotizante gravação. [Science Alert]