Ateísmo e compaixão, clonagem de Neandertais, bomba de raios gama na Terra… As 10 melhores matérias da semana

Por , em 25.01.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 21/01/13:

Pessoas religiosas agem por compaixão menos que ateus e agnósticos
1

Quando se trata de ajudar o próximo, ateus e agnósticos são mais propensos a agir por compaixão do que pessoas religiosas, conforme descobriu um novo estudo. Os resultados não querem dizer que pessoas que são altamente religiosas não fazem doações ou não ajudam, mas sim que sua caridade é provavelmente movida por outras coisas, que não a compaixão.

Por que o ateísmo pode substituir a religião: estudo
2

A questão de por que o ateísmo é mais predominante em países ricos do que pobres tem ocupado os antropólogos por cerca de 80 anos. A crença em Deus declina na maior parte dos países desenvolvidos (por exemplo, o ateísmo está concentrado em países europeus como a Suécia (64% de descrentes), Dinamarca (48%), França (44%) e Alemanha (42%)), enquanto que na África Subsaariana a quantidade de ateus é inferior a 1%. Baseado no fato que, quanto mais educação, maior a taxa de descrentes, o antropólogo James Fraser propôs que as previsões científicas e o controle da natureza suplantariam a religião como forma de controlar a incerteza nas nossas vidas.

10 estranhas coisas que cães conseguem farejar
3

Os cães, grandes amigos nossos, têm um olfato muito melhor que o humano. Como bons exploradores dos amigos, nós usamos este talento a nosso favor – não que isso seja de todo ruim para eles, já que tem coisa mais divertida para um cão do que sair por aí cheirando coisas? Confira uma lista das 10 coisas mais estranhas que os cães cheiram para nosso proveito.

Procura-se barriga de aluguel para bebê Neandertal
4

Geralmente vistos como uma espécie primitiva e bruta, o geneticista George Church, professor da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA), os vê na verdade como seres muito inteligentes e acredita que poderia os trazer de volta à vida – só precisa de uma “mulher aventureira” e disposta a dar à luz a um Neandertal. Esses ancestrais humanos extintos 33.000 anos atrás podem ser revividos, segundo Church, com o uso de DNA extraído de fósseis e clonagem.

Abraços fazem bem para a saúde, dependendo de quem nos abraça
5

Segundo um estudo da Universidade Médica de Viena (Áustria), abraçar alguém pode ajudar a reduzir o estresse, o medo e a ansiedade, além de reduzir a pressão arterial, promover o bem-estar e melhorar a memória. Estes efeitos positivos são causados pela secreção de ocitocina, ou “hormônio do amor”, no organismo – mas isso só ocorre quando abraçamos alguém que gostamos, confiamos ou conhecemos muito bem.

Despertador dá choque elétrico para você sair da cama
6

Sankalp Sinha, um estudante universitário indiano, inventou um despertador que pode “chocar” seu proprietário acordado. Isso mesmo: o alarme singNshock administra um choque fraco quando seu usuário pressiona o botão de “soneca”. O choque é inofensivo (seu poder de uma fração de um volt é muito menor do que os choques de 50.000 volts administrados por uma arma de choque) e suficiente apenas para acionar suas funções neurológicas.

Facebook pode tornar seus usuários invejosos, diz estudo
7

De acordo com a pesquisa feita pela Universidade Técnica de Darmstadt e pela Universidade Humboldt de Berlim (ambas na Alemanha), mais de um terço dos usuários do Facebook relatam sentimentos predominantemente negativos, como frustração, depois de usar a plataforma. Os pesquisadores sugerem que “inveja” de seus amigos virtuais é a principal razão para esse resultado.

Terra foi atingida por explosão de raios gama e ninguém percebeu
8

No século VIII, uma colisão de estrelas de nêutrons pode ter criado uma enorme explosão de raios gama – a mais poderosa explosão conhecida no universo – no nosso quintal, que passou totalmente despercebida e não documentada na Terra. Isso significa que uma explosão súbita de energia de alta intensidade (cerca de 10.000 vezes a energia da bomba atômica lançada sobre Hiroshima) simplesmente foi ignorada pelos seres humanos. Por quê?

O que excita as mulheres no sexo: cérebro mapeado
9

É como as mulheres sempre dizem: estimular a vagina e estimular o clitóris são coisas diferentes. E agora elas têm fotos da atividade do cérebro para provar isto. Neurocirurgiões usaram ressonância magnética para mapear o cérebro das mulheres enquanto elas se estimulavam, e confirmaram que a região responsável pelo clitóris era diferente da vagina, além de descobrirem que o estímulo nos mamilos ativa não só a região do peito, mas também estimula a região genital no cérebro.

6 fotos de vulcões soltando relâmpagos
10

Por mais estranho que pareça, é verdade: uma erupção vulcânica é capaz de criar raios. Embora esse fenômeno raro, apelidado de “tempestade suja”, não seja bem compreendido, os cientistas têm algumas teorias para explicar sua ocorrência. O que não é suposição, no entanto, é a beleza incrível que esses vulcões explodindo e relampejando exibem.

Veja outras matérias populares da semana:

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

1 comentário

Deixe seu comentário!