Aumento da tolerância ao álcool, próximos passos da evolução humana, lugares misteriosos da Terra… As 10 melhores matérias da semana

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados nas últimas semanas, de 24 e 31/12/12:

Seja nas festas de fim de ano, ou em qualquer comemoração na qual você está cercado de amigos, parentes e parceiros amorosos em potencial, o ideal é impressionar seus chefes e futuros sogros e se divertir. O problema é recorrer à bebida para uma “ajudinha” e acabar se tornando o “bêbado” da festa – quebrando coisas, ofendendo pessoas, sendo demitido e/ou abandonado, e efetivamente arruinando a sua vida. Confira então algumas dicas para não ser “o inconveniente” ou “a garota dançando em cima da mesa”.

A evolução humana não é somente algo do passado. Embora tenhamos mesmo evoluído durantes todos esses milhões de anos, ainda não paramos de evoluir. Isso significa que ainda há muito espaço para melhoras, e, se a civilização continuar no mesmo caminho que trilha hoje, algumas grandes mudanças podem ser esperadas para os próximos 200.000 anos.

AVISO: conteúdo gráfico pode ser perturbador.
Lugares misteriosos podem ser encontrados em todo o mundo. Enquanto praticamente todos nós já tentamos entrar em uma casa mal assombrada durante um desafio de infância, a lista deste artigo trata de 10 lugares especialmente assustadores, seja por causa de sua aparência, seja por causa de sua associação com histórias nada alegres.

Durante muito tempo acreditamos que havia apenas três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Mesmo décadas de estudos não aumentaram muito essa lista. Contudo, um novo sistema de classificação criado recentemente baseado em mecânica quântica abriga mais de 500 estados físicos.

Se você é leigo no assunto, provavelmente nem imagina que existem diversos tipos de estrelas. Algumas são velozes, outras são simplesmente gigantes e outras ainda desafiam quase todas as leis da física. Confira alguns tipos impressionantes de estrelas.

Segundo uma nova pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos EUA, nossa galáxia, a Via Láctea, abriga pelo menos 100 bilhões de exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar), ou muito mais. O cálculo pode chegar ao dobro (200 bilhões de exoplanetas, ou 2 para cada estrela da Via Láctea).

As pessoas fazem todo o tipo de coisa idiota que pode acabar as matando. Das mais improváveis, como escutar música alta e não perceber que um helicóptero está para cair na sua cabeça, as com certeza estúpidas, como pular de uma torre em um paraquedas experimental, confira histórias de gente que acidentalmente se suicidou.

Usando a famosa estratégia do “cavalo de Troia” (no lugar de um cavalo, a equipe usou macrófagos – “células brancas” do sistema imunológico que atacam organismos invasores – e, ao invés de soldados gregos, um tipo de vírus capaz de se tornar “passageiro” de células brancas e driblar o sistema imunológico), cientistas conseguiram destruir tumores de próstata em cobaias – tratamento que, se mostrar resultados igualmente bons em humanos, pode revolucionar o combate ao câncer.

O telômero, um elemento que fica na ponta do cromossomo, encurta cada vez que este é duplicado. Quando é encurtado demais, a célula morre. Sendo assim, esse é um dos motivos pelo qual os seres humanos não podem ser imortais. Baseado neste conceito, a empresa espanhola Life Length está oferecendo em vários países um teste de DNA que visa estimar quanto tempo você tem de vida. Uma amostra de 5 ml de sangue é usada para determinar a porcentagem de células com telômero curto – e assim ver se você tem muitos ou poucos anos bons pela frente.

Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, descobriram que pessoas que alegam ter uma crença espiritual, mas não aderem a uma religião em particular têm mais chances de depender de drogas, de sofrer alguma fobia e de ter um transtorno de ansiedade generalizado. Além disso, elas têm mais chances de tomar alguma medicação para problemas de saúde mental.
Veja também outros artigos populares da semana, como “10 inacreditáveis histórias de nascimentos”, “10 dicas fundamentais para sobreviver a um inverno nuclear” e “10 animais bizarros descobertos em 2012”.
1 comentário
muitas são as bobagens que não ha sentido lógico, experimentar, testar, provar, sentir, ver, é muito importante pra se desenvolver uma cura ou um ato científico qualquer.