Aumento da tolerância ao álcool, próximos passos da evolução humana, lugares misteriosos da Terra… As 10 melhores matérias da semana

Por , em 4.01.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados nas últimas semanas, de 24 e 31/12/12:

8 dicas para aumentar sua tolerância ao álcool e não ser o bêbado idiota da festa de fim de ano

Seja nas festas de fim de ano, ou em qualquer comemoração na qual você está cercado de amigos, parentes e parceiros amorosos em potencial, o ideal é impressionar seus chefes e futuros sogros e se divertir. O problema é recorrer à bebida para uma “ajudinha” e acabar se tornando o “bêbado” da festa – quebrando coisas, ofendendo pessoas, sendo demitido e/ou abandonado, e efetivamente arruinando a sua vida. Confira então algumas dicas para não ser “o inconveniente” ou “a garota dançando em cima da mesa”.

10 possíveis próximos passos da evolução humana

A evolução humana não é somente algo do passado. Embora tenhamos mesmo evoluído durantes todos esses milhões de anos, ainda não paramos de evoluir. Isso significa que ainda há muito espaço para melhoras, e, se a civilização continuar no mesmo caminho que trilha hoje, algumas grandes mudanças podem ser esperadas para os próximos 200.000 anos.

10 lugares misteriosos da Terra

AVISO: conteúdo gráfico pode ser perturbador.

Lugares misteriosos podem ser encontrados em todo o mundo. Enquanto praticamente todos nós já tentamos entrar em uma casa mal assombrada durante um desafio de infância, a lista deste artigo trata de 10 lugares especialmente assustadores, seja por causa de sua aparência, seja por causa de sua associação com histórias nada alegres.

Esqueça sólido, líquido e gasoso: cientistas dizem que existem 500 estados da matéria

Durante muito tempo acreditamos que havia apenas três estados físicos da matéria: sólido, líquido e gasoso. Mesmo décadas de estudos não aumentaram muito essa lista. Contudo, um novo sistema de classificação criado recentemente baseado em mecânica quântica abriga mais de 500 estados físicos.

10 tipos surpreendentes de estrela

Se você é leigo no assunto, provavelmente nem imagina que existem diversos tipos de estrelas. Algumas são velozes, outras são simplesmente gigantes e outras ainda desafiam quase todas as leis da física. Confira alguns tipos impressionantes de estrelas.

100 bilhões de planetas alienígenas em nossa galáxia?

Segundo uma nova pesquisa do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos EUA, nossa galáxia, a Via Láctea, abriga pelo menos 100 bilhões de exoplanetas (planetas fora do nosso sistema solar), ou muito mais. O cálculo pode chegar ao dobro (200 bilhões de exoplanetas, ou 2 para cada estrela da Via Láctea).

7 jeitos estúpidos de acidentalmente se suicidar

As pessoas fazem todo o tipo de coisa idiota que pode acabar as matando. Das mais improváveis, como escutar música alta e não perceber que um helicóptero está para cair na sua cabeça, as com certeza estúpidas, como pular de uma torre em um paraquedas experimental, confira histórias de gente que acidentalmente se suicidou.

Câncer desaparece após tratamento que utiliza vírus

Usando a famosa estratégia do “cavalo de Troia” (no lugar de um cavalo, a equipe usou macrófagos – “células brancas” do sistema imunológico que atacam organismos invasores – e, ao invés de soldados gregos, um tipo de vírus capaz de se tornar “passageiro” de células brancas e driblar o sistema imunológico), cientistas conseguiram destruir tumores de próstata em cobaias – tratamento que, se mostrar resultados igualmente bons em humanos, pode revolucionar o combate ao câncer.

Novo exame de sangue prevê quantos anos de vida você ainda tem

O telômero, um elemento que fica na ponta do cromossomo, encurta cada vez que este é duplicado. Quando é encurtado demais, a célula morre. Sendo assim, esse é um dos motivos pelo qual os seres humanos não podem ser imortais. Baseado neste conceito, a empresa espanhola Life Length está oferecendo em vários países um teste de DNA que visa estimar quanto tempo você tem de vida. Uma amostra de 5 ml de sangue é usada para determinar a porcentagem de células com telômero curto – e assim ver se você tem muitos ou poucos anos bons pela frente.

Pessoas espiritualizadas têm maior risco de problemas de saúde mental

Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, descobriram que pessoas que alegam ter uma crença espiritual, mas não aderem a uma religião em particular têm mais chances de depender de drogas, de sofrer alguma fobia e de ter um transtorno de ansiedade generalizado. Além disso, elas têm mais chances de tomar alguma medicação para problemas de saúde mental.

Veja também outros artigos populares da semana, como “10 inacreditáveis histórias de nascimentos”, “10 dicas fundamentais para sobreviver a um inverno nuclear” e “10 animais bizarros descobertos em 2012”.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

1 comentário

  • Joaquim Guedes Batista:

    muitas são as bobagens que não ha sentido lógico, experimentar, testar, provar, sentir, ver, é muito importante pra se desenvolver uma cura ou um ato científico qualquer.

Deixe seu comentário!