Atividade física e saúde mental: Como o movimento influencia o bem-estar dos alunos

Por , em 7.08.2023

Quando você pensa na volta às aulas, pode imaginar crianças sentadas em suas carteiras, lápis apontados, prontas para se concentrarem em matemática e leitura. Mas e se a chave para o sucesso dos alunos na escola fosse, na verdade, levá-los para fora e movimentá-los?

Sabemos que o exercício físico traz benefícios para a saúde das crianças, mas novas evidências mostram que ele também tem um impacto positivo no desempenho acadêmico delas e previne o esgotamento escolar.

Pesquisadores da Universidade do Leste da Finlândia examinaram dados coletados de mais de 34.000 adolescentes na coorte do estudo de Promoção da Saúde Escolar de 2015, que incluiu quase metade de todos os alunos do oitavo e nono anos nas escolas finlandesas. Suas descobertas, publicadas em 24 de julho no European Journal of Public Health, mostraram que os efeitos da atividade física diferiram de acordo com o tipo de atividade.

Os pesquisadores analisaram dois tipos comuns de atividade física: “transporte ativo para a escola”, como caminhar ou andar de bicicleta, e “atividade física de lazer” que era “moderada a vigorosa”, como praticar esportes. Ambos os tipos de exercício mostraram benefícios positivos.

“Em nosso estudo, o transporte ativo para a escola foi associado a uma maior probabilidade de alto desempenho acadêmico percebido e competência autodeclarada em habilidades acadêmicas. Além disso, caminhar ou andar de bicicleta para a escola estava relacionado a um maior prazer na escola”, disse Juuso Jussila, um pesquisador de doutorado da Universidade da Finlândia e um dos autores do estudo, ao HuffPost.

A atividade física de lazer (ou seja, praticar esportes) teve um impacto ainda maior no bem-estar dos alunos. Além do melhor desempenho escolar, o que foi mais pronunciado em matemática, “adolescentes que praticavam atividades físicas de lazer por 4 a 6 horas por semana tiveram chances quase 50% menores de experimentar esgotamento escolar em comparação com seus colegas fisicamente inativos”, disse Jussila.

Embora mesmo pequenas quantidades de atividade física tenham um impacto positivo, quanto mais exercício, maiores os benefícios. Os alunos que praticavam transporte ativo para a escola por 10 a 30 minutos diariamente mostraram chances 30% maiores de “alto desempenho acadêmico percebido” e “alta competência em leitura”. Em comparação, os alunos mais fisicamente ativos do estudo apresentaram chances 86% maiores de alto desempenho acadêmico percebido.

Outro resultado examinado no estudo foi o esgotamento escolar. Semelhante ao esgotamento relacionado ao trabalho em adultos, o esgotamento escolar foi indicado por “exaustão na escola, cinismo em relação ao significado da escola e um sentimento de inadequação na escola”, disse Jussila. Os sintomas incluíam “sentir-se sobrecarregado pela quantidade de trabalhos escolares ou perder o interesse nas tarefas escolares”, continuou ele.

A psicóloga Jennifer Hartstein, que atua em Nova York e não esteve envolvida no estudo, disse ao HuffPost que “o esgotamento é um fenômeno real para os alunos”.

“Isso ocorre quando os alunos estão lidando com muita frustração e estresse, com pouco tempo (ou capacidade) para descansar ou recarregar.” Muitos alunos acordam cedo e gerenciam um dia inteiro de escola, atividades, trabalho e responsabilidades familiares. Mesmo nos finais de semana, “eles não têm muito tempo para relaxar, o que contribui para se sentirem sobrecarregados e, no final das contas, esgotados”, disse Hartstein.

No estudo finlandês, o transporte ativo para a escola não teve um impacto significativo no esgotamento, mas a atividade física de lazer sim. As chances de esgotamento escolar foram menores (caíram de 40% para 24%) nos alunos que praticavam atividades físicas de lazer, e quanto mais tempo eles dedicavam à atividade física, menores eram as chances. Além de serem menos propensos a relatar sinais de esgotamento, eles tinham mais chances (90%) de relatar sinais de “prazer elevado na escola” do que aqueles que não praticavam tal atividade (35%).

Essas descobertas corroboram estudos anteriores. “Estudos ao redor do mundo sugerem que a atividade física – especialmente a atividade física de lazer – melhora o desempenho acadêmico e a saúde mental das crianças e adolescentes”, disse Jussila.

“O esgotamento é um fenômeno real para os alunos. Isso ocorre quando os alunos estão lidando com muita frustração e estresse, com pouco tempo (ou capacidade) para descansar ou recarregar.”

JENNIFER HARTSTEIN, PSICÓLOGA

Este estudo específico analisou a atividade física fora da escola, mas Jussila afirmou que há motivos para acreditar que o exercício físico na escola também tem benefícios semelhantes: “Pesquisas sugerem que a atividade física na escola, como a educação física, pode ser ainda mais benéfica para melhorar o aprendizado e o desempenho acadêmico entre os jovens.”

Embora a correlação entre o exercício e a melhora da saúde mental esteja bem estabelecida, os mecanismos pelos quais isso ocorre ainda não são totalmente compreendidos. Existem explicações neurobiológicas plausíveis, disse Jussila. “A atividade física regular de longo prazo pode aumentar a neuroplasticidade do cérebro, que se refere à capacidade do cérebro de mudar e se reorganizar. Além disso, até mesmo uma única sessão de atividade física pode reduzir o estresse e levar a melhorias agudas no humor, na memória de trabalho, na atenção e na flexibilidade cognitiva.”

Hartstein explicou que “o movimento ativa endorfinas, o que ajuda a criar um humor mais positivo”.

Além disso, há amplas evidências de que o exercício melhora a qualidade do sono, o que sabemos que tem um impacto na saúde mental.

Quanto ao impacto do exercício no desempenho acadêmico, Hartstein observou: “De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outras pesquisas, a atividade física tem um impacto positivo na capacidade de prestar melhor atenção e se concentrar melhor. Esses dois componentes são essenciais para um bom desempenho acadêmico.”

Com seus clientes, Hartstein frequentemente recomenda o exercício como uma maneira para os jovens lidarem com o estresse. “Falamos muito sobre como regular emoções de forma mais eficaz e como desenvolver habilidades para tolerar o estresse (que não pode ser evitado). Uma das habilidades que discutimos é o movimento.”

Além de aumentar as endorfinas, o movimento “pode ser uma ótima forma de liberar emoções difíceis e proporcionar uma reinicialização”, explicou ela.

Embora os pais devam estar cientes da conexão entre a atividade física e a saúde mental, Hartstein adverte contra forçar as crianças a se exercitarem ou privilegiar alguns tipos de movimento em detrimento de outros.

Forçar as crianças a fazer algo “as deixará desinteressadas em fazer qualquer coisa por despeito”, explicou ela.

Os adultos também precisam ser abertos e criativos ao sugerir atividades para seus filhos. “Converse com seu filho sobre o que pode interessá-lo e incentive-o a experimentar. Eles não precisam ser um ‘atleta’. Eles podem caminhar, brincar de bambolê, pular corda”, disse Hartstein.

“Encontre maneiras de tornar o movimento divertido e comece cedo e incentive-o a acontecer com frequência”, acrescentou ela. Você pode ter certeza de que qualquer atividade física em que seu filho esteja envolvido, seja um passeio de bicicleta de 10 minutos até a escola, futebol na equipe da escola ou dança moderna, terá um impacto positivo. [HuffPost]