Bonobos balançam a cabeça para dizer não, assim como nós

Por , em 7.05.2010

O Bonobo, um tipo de primata parecido com o chimpanzé, é um dos macacos mais inteligentes, pelo que se sabe. Agora, para aumentar a sua similaridade com os humanos, os bichos foram filmados várias vezes balançando a cabeça para dizer “não”.

Em um dos filmes, uma mãe balança a cabeça para dizer ao filhote que ele não deve brincar daquela forma com a comida. O vídeo foi feito na Alemanha, no zoológico Leipzig.

Grandes primatas como o bonobo são conhecidos por fazer gestos com a cabeça para se comunicar e, principalmente, para iniciar uma interação e “brincar” com seus colegas, mas esta é a primeira vez que o gesto de negação foi capturado em filme.

Os pesquisadores alemães perceberam o comportamento enquanto estudavam a comunicação dos bonobos pais com os filhotes. Por 13 vezes eles viram os bonobos usando o gesto para dizer não.

Anteriormente, apenas chimpanzés treinados foram flagrados negando alguma coisa com a cabeça. Mas, para os pesquisadores, os bonobos têm mais variedade de gestos de cabeça do que seus primos, mostrando que sua comunicação pode ser mais sofisticada.

É importante notar que os cientistas ainda não têm certeza de que o movimento, para os bichos, signifique “não” literalmente.

O comportamento pode denunciar que os humanos, assim como outros primatas, são programados para balançar a cabeça quando querem negar alguma coisa. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

8 comentários

  • RX:

    Feliz em saber que bonobos não são comunistas.

    Palavra não: a maior invenção da humanidade.

  • BRUNO stelmastchuk:

    Filho o que é ser filosofo par você?? Todo mundo possui uma filosofia criado pela própria pessoa, logo todos somos filósofos, ou você acha que só filosofa aqueles cara que você estudo na escola? O próprio Jesus pode ser considerado um filósofo, já que filosofia nada é mais que pensar, e quem não pensa?

  • vladimir almeida:

    os cientistas tm dúvida sobre os gestos porque os macacos podem não pensar da mesma forma que nós humanos, ou seja esse gestos podem também demonstrar coisas que pra nós são completamente diferentes.

  • Vinicius:

    No Sri Lanka, o balanço da cabeça que para nós quer dizer não significa sim e vice versa…

  • Wallace Vidal:

    Eduardo, quando a sua fé fala mais alto que a razão você comete erros e paga micos grotescos, como esses que você vem pagando só nessa página. Essa frase “cientistas não são filósofos” eu já ouvi ela em muito site criacionista. Você está sendo usado por eles e nem sabe.
    Enfim, vou tentar responder sua dúvida. Os cientistas afirmaram não ter certeza disso porque a área que eles trabalham é ciência e ela funciona assim. Na ciência não importa a autenticidade da pesquisa ou estudo, pois ela está sujeita a mudanças, logo tudo que parece ser unânime na ciência é chamado de teoria; veja por exemplo a teoria da gravidade e a teoria da evolução.
    Cientistas sabem que podem estar errado, mesmo com tantas evidência provando do contrário. Já na religião isso não ocorre. Eles preferem, por exemplo, dizer que os seis dias da criação não significam seis dias como conhecemos e sim eras – ou milhares de anos – do que dizer que estão errados quanto a isso.

    Uma coisa eu posso lhe afirmar. Uma cambada de etólogos, zoólogos e biólogos iram continuar estudando esse assunto. Faz parte da ciência descobrir coisas e saber se está certa ou errada.

    “Eu não me sinto amedrontado diante das coisas que não conheço. Acho que assim é bem melhor” [Freymann]

    E você foi muito ignorante ao dizer que eles não fariam essas coisas fora de contacto com humanos. Você por acaso estuda etologia para poder afirmar isso? Acredito que usa apenas a intuição.
    Tem um vídeo, que queria que você visse, que quando eu assisti fiquei de certa forma “ofendido”. É um vídeo onde a etóloga, chamada [PhD] Jane Goodall fala isso:

    “We find animals doing things that we, in our arrogance, used to think was ‘just human'” [Jane Goodall]

    E eu concordo com a frase, é uma arrogancia tremenda pensar que só nós fazemos tais coisas, segue o link:
    http://www.youtube.com/watch?v=hOLAGYmUQV0

    Enfim. Existe muitas coisas que os primatas e os outros animais fazem sem nunca ter visto os humanos fazendo que são bem mais complexas que um simples balançar de cabeça. Se você “perdesse” seu tempo estudando e assistindo documentários sobre vida animal – etológicos, zoológicos etc. – ao invés de frequentar sites de lavagem cerebral, eu aposto que você estaria sensato ao assunto.

  • eduardo:

    Tá legal….. blz q os macacos fazem esse gesto de negação…. porém, como o vídeo foi gravado em zoo, esses macacos poderiam ter sido treinados pra fazer tal gesto…. gostaria q os cientistas fizessem a mesma pesquisa no habitat natural dos nossos “primos”….. será q eles fariam o mesmo gesto sem nunca ter visto nenhum humano fazê-lo?

  • Alice:

    Ai que burrada que o Eduardo falou.
    Os animais se comunicam de jeitos diferentes dos nossos,e os macacos como nós são animais ¬¬
    Os cães usam a postura corporal e o olhar os leões usam rugidos para demarcar território e fatores químicos.
    Aprende antes de falar valew.

  • Laboceta:

    QUe legal

Deixe seu comentário!