Jesus mutante, o mal das carnes processadas, depressão, engenharia genética, o que não postar no Facebook… E mais

Por , em 15.03.2013

Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 11/03/13:

10 maneiras de irritar seus amigos com atualizações de status

Você está satisfeito com seu corpo? Quantas calorias perdeu hoje na academia? Responda isso mentalmente, por favor, e não em seu Facebook. A coisa que mais irrita seus amigos na rede social são informações pessoais sobre dietas e exercícios. Isso é o que indica uma nova pesquisa do site Sweatband. Confira 10 coisas que mais irritam no Facebook.

Antigo texto egípcio descreve um Jesus “mutante”

Decifrado recentemente, um texto egípcio de 1,2 mil anos conta que Jesus teria celebrado a Santa Ceia com Pôncio Pilatos (o juiz que autorizou sua crucificação, de acordo com os Evangelhos Canônicos), numa terça-feira e não numa quinta, e que Jesus era capaz de mudar sua aparência (uma explicação para a maneira que Judas teria usado para ajudar soldados romanos a identificá-lo na hora da prisão).

Salame, salsicha, bacon, nuggets e outras carnes processadas podem te matar prematuramente

Se você é um consumidor voraz de salame, bacon, nuggets e outros tipos de carne processada, cuidado: um estudo realizado com mais de 440 mil pessoas mostrou que o consumo excessivo desses alimentos pode aumentar suas chances de morrer de câncer ou de doenças cardíacas.

A hidroelétrica que reduziu a velocidade de rotação da Terra

A Hidrelétrica de Três Gargantas é a central hidrelétrica com maior barragem e maior represa do mundo, e, segundo alguns, é tão grande que teria alterado a velocidade de rotação da Terra. Ela interrompe o fluxo do rio Yangtze, o maior rio da China, na província de Hubei. Será que elevar 39 trilhões de quilogramas de água a 175 metros acima do nível do mar altera o momento de inércia da Terra?

O que é depressão?

Todo mundo já se sentiu triste ou para baixo pelo menos uma vez na vida – é uma parte normal de ser humano. Podemos experimentar emoções negativas devido a muitas coisas, como um dia ruim no trabalho, o término de um relacionamento, um filme triste, etc. Às vezes, dizemos até que estamos nos sentindo um pouco “deprimidos”. Mas o que isso significa e quando podemos dizer se é mais do que apenas um sentimento passageiro?

Dente criado a partir de células da gengiva pode acabar com implantes dentários e dentaduras

Embora sejam bem melhores do que as de alguns séculos atrás, as dentaduras atuais podem causar desconforto (além de outros problemas), enquanto próteses dentárias podem desgastar a região ao redor do implante. Assim, pesquisadores do King’s College London (Inglaterra) procuraram criar uma alternativa mais natural: um dente “verdadeiro”, feito a partir do cultivo de células.

10 casos insanos de engenharia genética

Engenharia genética e modificação genética são termos para o processo de manipulação dos genes em um organismo, geralmente fora de seu processo reprodutivo normal – como os gatos que brilham no escuro, geneticamente modificados com pigmentação fluorescente em sua pele. Este é apenas um caso, basicamente inofensivo, desta tecnologia. Para melhor ou para pior, parece que a engenharia genética está aqui para ficar, o que levanta questões importantes, como quando vamos saber se fomos longe demais? Qual é a linha entre o progresso científico e a mudança irreversível do DNA de uma forma de vida? Veja 10 casos insanos de engenharia genética.

Cientistas descobrem como o sono fixa a memória no cérebro

Uma nova pesquisa da Universidade da Califórnia em Riverside (EUA) confirmou o mecanismo que permite que o cérebro consolide memórias e descobriu que um remédio para dormir comumente prescrito melhora esse processo. As descobertas podem conduzir a novas terapias do sono que melhorem a memória de adultos mais velhos e pessoas com demência, doença de Alzheimer e esquizofrenia.

Cientistas criam ratos mais inteligentes utilizando neurônios humanos

Introduzindo células humanas no cérebro de ratos, cientistas conseguiram elevar consideravelmente a inteligência dos animais – que podem não chegar ao ponto de criar planos para dominar o mundo, mas com certeza são mais espertos do que seus “colegas”.

Cientistas criaram energia do nada?

Existem algumas esquisitices na mecânica quântica. Uma delas é o estado de vácuo que, mesmo não abrigando nenhuma partícula, não está vazio – ele contém ondas eletromagnéticas flutuantes, e as assim chamadas partículas virtuais, que ficam saltando entre a existência e a não existência. Além disso, o estado do vácuo tem uma energia de ponto zero, que se manifesta como o efeito Casimir estático, uma força de atração entre paredes opostas em uma cavidade eletromagnética. Agora, pesquisadores da Universidade Aalto e do Centro de Pesquisa Técnico VTT, ambos na Finlândia, demonstraram que existe um “efeito Casimir dinâmico” no qual, em certas condições, fótons reais podem ser criados em uma cavidade eletromagnética, o que é consistente com as predições da teoria de campo quântico.

Veja outros artigos populares da semana: