Características de Psicopatas: eles são distraídos, não insensíveis, diz pesquisa

Características de Psicopatas
Norman Bates, personagem do filme Psicose

Psicopatas sofrem de um déficit de atenção, e não de uma incapacidade de sentir emoções e por isso são interpretados como insensíveis e destemidos. Ao menos é esta a conclusão de um estudo realizado por Joseph Newman, psicólogo da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos. Newman investigou as reações de prisioneiros com personalidades psicóticas quando sabiam que sentiriam dor.

Características de Psicopatas

Estudos anteriores apontavam que psicopatas poderiam não sentir dor, e estudos com imagens da atividade cerebral de pessoas com esse distúrbio mostram anormalidade na amídala, região cerebral responsável por processar o medo e outras emoções. De acordo com Newman, estas descobertas apóiam a percepção de que psicopatas são vazios emocionalmente: “As pessoas acham que eles são predadores insensíveis”, diz.

Para compreender o comportamento dos psicopatas, o psicólogo recrutou 125 prisioneiros condenados por crimes hediondos. Os participantes da pesquisa foram classificados em várias características típicas do comportamento psicótico, como o narcisismo, a impulsividade e a indiferença. Aproximadamente 20% dos prisioneiros tiveram pontuação suficiente nesta classificação para serem descritos como psicóticos – uma proporção comum para criminosos, mas bem acima da média de 1% na população geral.

Para realizar o teste, os pesquisadores ligaram os prisioneiros a um aparelho que mede a força do fechar de olhos – um indicativo do medo – e colocaram uma tela na frente dos participantes. Eles foram avisados que durante os testes uma letra piscaria na tela, e um choque elétrico poderia acontecer depois de uma letra vermelha, mas nunca após uma letra verde.

Os participantes foram instruídos a apertar botões para indicar se a letra mostrada era verde ou vermelha. Os indivíduos com características psicóticas piscaram, “vacilando” em resposta às letras vermelhas tanto quanto os outros participantes. Entretanto, quando deveriam indicar se as letras eram maiúsculas ou minúsculas, os psicóticos quase não piscaram ao ver as letras vermelhas, enquanto os outros continuavam com medo, antecipando o choque.

De acordo com Newman, a descoberta sugere que os indivíduos psicóticos sentem tanto medo e dor quanto qualquer pessoa, e apenas parecem insensíveis e destemidos pois têm dificuldade em prestar atenção no que é assustador. O pesquisador acredita que a hipótese possa ajudar no tratamento de psicopatas. Além disso, Newman acredita que as suas descobertas devem ajudar no reconhecimento de psicopatas como indivíduos mais humanos.

Newman está atualmente trabalhando com Donald Hands, diretor de psicologia do Departamento de Correções de Wisconson, para criar um programa de tratamento inédito. Ao lembrar os criminosos psicóticos sobre as consequências imediatas de suas ações, o tratamento deve ajudar na diminuição de recaídas ao crime. [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)
Curta no Facebook:

41 respostas para “Características de Psicopatas: eles são distraídos, não insensíveis, diz pesquisa”

  1. Para Gurudass Kaur

    Acredito que o melhor a fazer é buscar apoio com os familiares, com os amigos verdadeiros ou procurar ajuda psicológica. Poderia aconselhar se vingar, mas isso é inútil; pois é difícil saber de verdade o que faz um psicopata sofrer. Eles dissimulam com facilidade que sofrem, mesmo que não saibam o que significa isso em sua essência. Porém, se pretender ir por esse caminho, digo que o que realmente suscitará nele é o ódio, a vingança e, talvez, o prazer por parte dele em maquinar uma deliciosa retaliação… ele sim, sabe como fazê-la sofrer, conhece todos os seus pontos fracos… infelizmente é isso. Aconselho também, se você tiver alguma crença, tipo em Deus ou em qualquer coisa que sirva para fazer você se sentir melhor, se dedicar ao credo. De ante mão, desejo-lhe tudo de bom. E brigado por confiar a mim, a responsabilidade de jogar um pouco de luz que possa lhe dar esperança de superar suas dificuldades.

  2. vi varias pessoas postando coisas como “psicopatas sao monstros insensiveis e merecem se fuder” e indo contra a pesquisa, com argumentos simples de que um psicopata eh alguem maligno, o “diabo na terra” etc.

    essas pessoas nem se quer pensam que um psicopata nasceu nessa condição e tem todo o direito de levar uma vida normal como qualquer um de nós.

    essas pessoas nunca se colocaram no lugar do psicopata, e condenam estas pessoas a descraça por uma doença da qual eles não pediram.
    começo a me perguntar quem são os verdadeiros ‘psicopatas’.

    • qualquer pessoa que tenha sido vitima de um psicopata sabe que este artigo esta cheio de informaçao errada. um psicopata é tudo menos distraido…e é ainda para alem de extremamemte atento, completamente incapaz de sentimentos de empatia, compaixao. conforta se em criar dor ou medo, ou terror em quem persegue…não é capaz de evoluir em termos humanos…não acredito que seja tratavel porque penso que não tem uma origem fisiologica. E sim…sabem que sao diferentes…sao frustrados e invejosos porque sentem se diferentes…quem tem pena de um psicopata deixa se matar. acredito que a maioria dos politicos e pessoas que ocupam lugares de poder ou controle sejam de facto psicipatas ou proximos disso

  3. Olá – ERRO NA MATÉRIA

    Acho que há algo equivocado na sua matéria. Ao contrário do que você diz, os psicopatas são excessivamente atentos. Eles possuem uma atenção acima do normal. O que eles não possuem é atividade na area do cérebro responsável pelas emoções. A parte frontal do cérebro é responável pela atenção. Psicopatas tem MUITA ATENÇÃO e muita atividade nesta área. Por isso é difícil diferencia-los, pois eles por serem muito atentos, imitam as emoções, copiam por prestarem muita atenção na reação dos outros. Assim eles não possuem atividade cerebral na amigdala, mas possuem muita atividade no lóbulo frontal, o que lhes da atenção bastante para cometerem crimes e outras atividades sem serem descobertos. Ao contrário do que vc diz há uma parte no cerebro responsavel pela atenção e outra pelos sentimentos. Não é a mesma parte. Não sei se vc fez uma tradução de outra matéria errada. Mas qualquer livro basico de neurociencia ou sobre o disturbio da psicopatia explica isso . É MUITO PERIGOSO DIVULGAR INFORMAÇÕES INCORRETAS SOBRE COISAS TÃO SÉRIAS. Isso pode gerar preconceitos ou intepretações equivocadas. SUA INFORMAÇÃO ESTA COMPLETAMENTE ERRADA, EQUIVOCADA. Espero que possa corrigi-la. Pessoas desatentas geralmente são destraidas justamente por terem muita atividade na área emocional, ao contrario dos psicopatas. Pessoas que são tomadas pelo emcional, que são muito emotivas é que geralmente são destraidas. Espero que essa informação seja util. Qualquer coisa leia outras informações em um site de neurologia chamada cérebro nosso.
    Abraços

    • Excelente colocação. Espero que o autor do post corrija as informações. São demasiadas sérias para que se cometa este tipo de equívoco!

  4. O que as pessoas nem os psicólogos não entendem é que todo psicopata é extremamente inteligente e articulador,não veja o psicopata como alguém que sai por ai matando pessoas,o psicópata tem um grupo que ele gosta de matar..pode ser gay,carteiro,padre depende do tráuma que ele sofreu.

  5. É impossível crer que a psicopatia tenha cura, uma vez que não se trate de doença. Até mesmo o termo usado psicopata não é o apropriado e sim, predador social, ou do ponto de vista social: anti-social. Mas, para bem da verdade, os psicopatas que também o chamarei assim por força do hábito, são pessoas naturalmente normais que tiram proveito de outras e que não dão importância para as condições físicas ou emocionais daquelas que o serviram como degraus para atingirem seus objetivos.

  6. na minha opinião o psicopata tem cura mais é como na maioria dos casos quem quer mudar muda quem não quer…
    Por isso o psicopata não muda pois o que o interessa é se aproveitar da ingenuidade das pessoas. Mas se ele quiser mudar muda, pois tem consciência sim pois é um ser humano mas aproveita do seu desvio de personalidade para se conseguir o que quer. Pois se não tivesse consciência do que estava fazendo não o faria. É dai que se conhece um psicopata pois ele planeja e para planejar tem que ter consciência do que faz.

  7. não sei se são distraidos… mas acho que eles tentam transparecer isso quando são pegos… é incrível a dissimulação. penso que poderiam todos se juntar e formar um teatro e viver disso, para parar de prejudicar o resto da humanidade. o pior de tudo é que sentimos amor por essas pessoas, já tive um “amigo” que não tinha nenhuma consideração por mim e fez um monte de coisas e depois agia como se nada tivesse acontecido. ainda hoje nos falamos e fico triste por ele ser assim, isso porque eles nos fascinam com seu charme e inteligencia. fiquem de olhos bem abertos.

  8. Francy, poucas ou nenhuma das pessoas que tem uma mente socialmente “correta” estão prontas para lidar com pessoas sociopatas (termo mais apropriado). Pois pessoas que tem valores éticos, moral e emocional se tornam marionetes descartáveis na mão de alguém que não tem o mínimo de escrúpulo. Ou seja, enquanto o socciopata não atingir seu objetivo com a sua “presa”, ele(a) não a dispensa. Isto é a verdade. Só alguém igual a eles é capaz de conseguir não sair prejudicados em uma relação próxima. Pois o sentimento é a maior fraqueza para que eles consigam dominar sua vítima. O melhor conselho que lhe dou é que, por mais você tenha amor, livrre-se para não sofrer demais. Ou se acostume com o desprezo, a indiferença e a falta de consideração; por tras de uma bem elaborada ilusão… mas superficial que é comprovada por pequenos desentendimentos.

  9. Estou com um problema sério na minha vida…
    Conheço uma criatura há mais de 3 anos, que me tortura psicologicamente. Com conversas que deixam qualquer ser humano
    abalado e se sentirem culpados pelas divergências que a vida lhe trouxe.
    Sinceramente acho que não estou pronta para lhe dar com essas pessoas…
    Para mim ela é uma psicopata perigosa…

  10. Um baita erro no texto, não se referimos a eles coo ‘psicoticos’, pq psicoticos, são pessoas que tem doenças emocionais.
    Eles são psicoticos, nao tem doença nenhua, logo nao tem cura, pq nao ha doença.
    No mais, gostei da pesquisa e da informação.

  11. Francamente alguns psicopatas sabem que são diferentes, mas só os mais espertos sabem o que são, porém não aceitam, pois a sua personalidade esquadrinhada de forma discriminatória é o contrário de como eles se veem, e logo conseguem se utilizar da sua incapacidade de sentir emeções como as “pessoas normais” e provocam muitos problemas a quem se coloca no seu caminho. Alguns são muito insensíveis e visivelmente não confiáveis, enquanto outros são muito inteligentes e habilidosos e mais difíceis de serem indentificados; vai muito pela educação de cada um. Mas, para bem da verdade, eles não são tão perigosos assim, conquanto não haja necessidade…, que é muito difícil aliás.

  12. Ieda, francamente, se você tiver certeza que realmente ele, seu namorado, seja um psicopata, pois não só algumas atitudes simples seja determinante para alguém ser considerado um sociopata (que é o mesmo), saia de perto deste rapaz imediatamente porque, dependendo de como ele é, sua presença não significa muito… Porém, se você continuar na mesmice com alguma esperança, cairá em uma armadilha que no final você mesma será culpada… mesmo que não seja ele fará que você acredite.

    • Gurudass Kaur

      É uma situação difícil, mas acho que você deve buscar apoio com os seus familiares, com os seus amigos verdadeiros, e se os seus não ajudar como você gostaria; aconselho que procure ajuda psicológica. Porém, hipoteticamente, se pensa em vingança… não recomendo. Pois nada do que você fizer vai atingi-lo, ou se atingi-lo é de forma superficial. Mas em tal caso, você o motivará a uma retaliação eficaz, pois ele a conhece muito bem, seus pontos fracos e fortes; e se precisar, ele usará alguém que você goste ou algo, e brincará com seus sentimentos até você sofrer na medida que ele desejar. Portanto, o melhor conselho é se afastar imediatamente. E ficar perto de quem realmente gosta de você. Tudo de bom.

  13. Cada vez mais estou convencida de que meu namorado é psicopata, no entanto não sei como me afastar dele, de certa forma ele dá sentido a minha vida, fico na esperança que permaneça aquele cara bacana que de vez enquanto ele parece ser.Ex: ele viajou quilometros para passar o dia das mães comigo, me trouxe presente e tudo mais, porem durante toda a semana ele não me deu um beijo se quer, creio que por ele sabe que isso me ofende, me aborreço comigo mesma pois quero me afastar e até agora não consegui, por isso estou buscando ajuda. Obrigada

  14. Olha sociopatia e psicopatia seja lá o que for não tem cura!!

    A pessoa nasce assim, morre assim, e deu acabou.
    Não tem tratamento é um desvio de conduta, eles são bichos caçando, doa a quem doer.

    Eu convivi com um sociopata e por mais que eu diga pra essa pessoa as coisas que ele fazia ele distorcia tudo, dissimulava tudo.

    Mesmo tendo provas concretas, depois que descobri tudo ele desapareceu da minha vida, pq eu ja sabia demais. Eles gostam de pessoas burras. Inocentes. Quando são pegos distorcem tudo
    e fazem ainda com que vc se sinta culpado.E como temos sentimentos essa pessoa domina nossos pensamentos.
    É de enlouquecer qualquer ser humano!

    Pra se ter uma noção a pessoa chorava na minha frente se fazendo de coitada, e logo depois mudava do nada. Era incrivel,
    um ator digno de um oscar.

    O que mais me da medo é que tem muita gente assim. São os verdadeiros diabos na terra. Vampiros emocionais.
    Só quem convive intimamente é que sabe o que é.
    TRAUMAS.

    Se a pessoa ta com consciencia limpa, dos seus atos ela não fica tentando desesperadamente te convencer do contrário.E jogando a culpa em cima de vc!

    Nossa não desejo pra ninguém o que eu passei!

    ELES FAZEM QUALQUER UM ENLOUQUECER!

  15. OLHA, COM TODO RESPEITO A PESQUISA, MAS PARA MIM OS PSICOPATAS ENGANARAM ATÉ O PESQUISADOR.
    EU JÁ FUI VÍTIMA DE PSICOPATA E SEI O PODER DE PERSUASÃO PARA ENGANAR QUE ELES TÊM, COMO MENTEM E ACREDITAM NA PRÓPRIA MENTIRA E FAZEM COM QUE AS PESSOAS ACREDITEM.
    SIMULAM SENTIMENTOS, SEMPRE SE COLOCANDO COMO VÍTIMAS. POR ISSO UM ALERTA, NÃO ACREDITEM QUE ELES SÃO DISTRAÍDOS, ELES SÃO PERIGOSOS ATÉ NO SEU GRAU MAIS LEVE, E PODEM TE COLOCAR EM PROBLEMAS SÉRIOS, POIS FAZEM VOCÊ ACREDITAR QUE ELES TÊM RAZÃO. CUIDADO, QUEM AVISA AMIGO É.
    ABRAÇOS

  16. É, meu caro, uma pessoa psicopata não mede esforço pelos seus objetivos e prazeres… Há pessoas assim em todos os lugares. Eles são o exemplo perfeito de que a lei do mais forte e inteligente, e opressor é que determina o êxito de alguém em determinadas coisas da vida. Mas não me atrevo dizer que se trate de regra geral, e tampouco me refiro com afinidade a essa forma de comportamento, e sim, alerto para que as pessoas nunca espere tudo de bom de uma pessoa, amigo ou familiar, por exemplo. Pois de quem menos esperamos, podemos estar sendo manipulados, ou induzidos, visto que uma pessoa psicopata é muito espertinha para enganar qualquer um. Você duvida? Eles até subestimam quem acha que os conhecem de verdade. E para os psicopatas é muito fácil provar que eles são pessoas “normais” e até mesmo generosas e bondosas….

  17. E ao Renan que parece ter repondido com a visão de um psicopata, é isto mesmo eles acham que tudo que o mundo lhe deve lhe é permitido, te digo que trangredir regras sim, mas por pessoas abaixo do coco do cachorro não, lesar pessoas e leva-las a loucura não.

  18. Só quem conviveu com um psicopata pode saber a diferença e quando vc tem sentimento por ele então fica ainda mais complicado.
    Porque vc é enganado duas vezes, uma por dar a ele amor e toda a oportunidade de mudança mesmo apontando sua falhas e outra por ser vítima dele logo que você nao estiver mais nas regras dele.
    Não é sociedade que faz um psicopata é a indole e o carater que ele tem, quem faz alguma “M” pode até se arrepender, o psicopata não, ele tripudia, te mata psicolígica ou literalmente.
    Eles vem pra te dar o que vc quer e vc acredita, porque quem não quer isto, mas ele pede um preço alto demais que não vale o sonho. Mas dae como vc se protege, quem nos protege??????????? E eles não vem com cara de mau, lobo mau é na estória do chapeuzinho vermelho, ele é o próprio chapeuzinho vermelho, somos vítimas sim!!!!!

  19. Eu creio que uma pessoa psicopata não tem como deixar de sê-la, visto que não se trata de uma doença mental ou algo adquirido por causas traumáticas. Uma pessoa nessa condição apenas vê tudo de uma forma que lhe vem a beneficiar ou não; e claramente, lhe será escolhida ficar com a opção de benefício próprio, independentemente se alguém será prejudicado ou não. Eis o que diferencia uma pessoa considerada normal e uma psicopata.

    A psicopatia, aliás, ao meu entendimento, não é uma doença, é mais fácil considerar como uma qualidade (assim como uma pessoa simpática, mais triste, ou espirituosa…), mas não como uma qualidade boa à sociedade e à humanidade, pois os pisicopata se permitem a aceitação de si sem escrúpulos de consciência e concepção religiosa do que é certo ou errado; dando liberdade aos seus desejos, ambições, divertimentos, etc, por mais que pareça cruel a alguém. Indo, portanto, de encontro aos regimentos que dá embazamento a sociedade.

    Em resumo, alguém psicopata é uma pessoa que tem uma consciência que não se delimita a conceitos aceitos por todos só porque é a forma de manter a ordem social e religiosa. Pois a única ordem que um psicopata segue é a sua. Tendo em vista, provavelmente, seu bem-estar. Isso não é uma doença.

  20. Ariane, gostei da tua análise sobre o favorecimento social para este distúrbio, realmente um bom pensamento e reflexão, mas discordo quando expõe ser errado o isolamento de alguém por uma doença que não se enquadra nas normas e moral da sociedade; deve-se sim, quando que, pelos direitos humanos, se tratar de risco à vida da pessoa e de outras pessoas (ressaltando que não é de minha opinião que o sistema prisional venha ‘resolver’ problemas e casos como este).

  21. Eu adorei o artigo!
    Pode ser que a razão do psicopata não seja o défict de atenção para o que é assustador, mas acredito que julgá-los como insensíveis e incorrigíveis é um grande exagero e falta de interesse pelo assunto.

    Primeiro devo dizer que a nossa sociedade estimula a conduta psicopática através de regras individualistas, propagandas violentas e também idividualistas, quase completo descaso com as pessoas sofredoras de abandono, regras familiares anti-sociais, entre muitos outros fatores. Então isso mostra que uma vez elas foram vítimas da ‘frieza’ e ‘psicopatia’ da sociedade em que vivem e por falta de contenção se tornaram o que são.

    Não é justo simplesmente isolar uma pessoa que causa problemas ao não se encaixar nas normas e moral da sociedade, visto que nós também somos responsáveis pelo desencadeamento desse tipo de conduta.

    Acredito que mais estudos devem ser feitos sobre o tema para que possamos entender melhor as causas desse problema e podermos intervir de maneira eficaz e sem preconceitos (o que desaba o conhecimento científico).

  22. Eu não concordo com a pesquisa
    Na minha opinião os psicopatas não sentem dor.
    E que eles são perversos com as pessoas não é com o objetivo de sentirem prazer, mas outro sentimento. Eu tenho certeza disso. Embora não vou justificar minha opinião. Mais posso garantir que tenho provas disse fato, porém não convém revela-las.
    Só estou dando minha opinião para deixarem de se iludir.

    • gostei do comentario da luana mas gostava que ela falasse mais do assunto, pode ser?

    • Duvido.e acho improvável nao sentirem dor. A coisa mais vivenciada e ao mesmo tempo mais incógnita na história da humanidade, é a dor.

      Quando voce pensa nas pessoas em geral. voce pensa mais nas pessoas vivendo o bom da vida ou o mau: Reclamando etc..?..

  23. Parabéns Wladimir, você pontuou o que eu já havia observado e iria comentar: Há uma clara confusão entre estes dois termos (psicopata e psicótico), e obrigada por comentar e expor tão claramente.

  24. Quero fazer uma correção sobre os termos utilizados neste post:
    Psicótico é diferente de Psicopata.
    De um modo geral, o psicótico sofre de alguma doença mental, como esquizofrenia, entre outras, que lhe turva o juizo da realidade e é uma condição que pode ser tratada com medicamentos. Enquanto a psicopatia é um transtorno de personalidade onde não existe alteração do juizo de realidade e também não existe tratamento medicametoso eficaz.

    • Eu não sei como uma pessoa como a que escreveu esse artigo tem coragem de publicar um texto sobre algo tão sério sendo tão ignorante no assunto. É assustadora a cara de pau. Não acha? O mundo tá perdido.

  25. Já inventaram um método praticamente infalível para evitar as “recaídas” daqueles que cometem crimes hediondos. Prisão perpétua.

    E um método ótimo para ESTIMULAR a recaída. Sistema Penal Brasileiro.

Deixe uma resposta