Como dois adolescentes solucionaram um dos problemas mais complicados de Darwin

Por , em 6.08.2023
Uma fundição do holótipo de Charnia masoni. (Smith609 na Wikipédia em inglês / CC BY SA 2.5)

Em 1956, uma jovem chamada Tina Negus passou suas férias de verão com sua família na Floresta de Charnwood, Reino Unido. Enquanto explorava a região, ela encontrou uma impressão intrigante em uma rocha que lembrava uma samambaia. No entanto, como aspirante a geóloga, Negus sabia que as rochas tinham uma idade muito anterior à de qualquer samambaia. De acordo com o registro fóssil estabelecido, as espécies complexas de plantas só surgiriam cerca de sessenta milhões de anos depois, durante o evento conhecido como explosão cambriana.

A explosão cambriana foi um evento significativo na história da vida na Terra, caracterizado por um repentino aumento na biodiversidade. Essa rápida emergência de uma ampla variedade de formas de vida apresentou um desafio para a teoria da evolução de Charles Darwin, que se esforçava para explicar a origem e a rápida evolução de tantas espécies diferentes.

Um diorama do que as formas de vida de Charnia podem ter parecido no Museu Field, em Chicago. (Fossiladder13/Wikimedia Commons/CC BY SA 4.0)

Ao retornar à escola, Negus mostrou sua descoberta ao seu professor de geografia, mas ele não acreditou em suas afirmações. No entanto, um ano depois, em 1957, três adolescentes também perceberam o mesmo fóssil enquanto brincavam perto da mesma rocha. Um dos meninos, Roger Mason, fez um esfregão de lápis da impressão e compartilhou-o com um professor universitário local, Trevor Ford, que era geólogo.

Após examinar o fóssil, Trevor Ford confirmou que era de fato um fóssil precambriano de uma planta, indicando que provavelmente viveu no fundo do mar. Ele nomeou a forma de vida em forma de fronde como “Charnia masoni” em homenagem a Roger Mason.

A descoberta de Charnia, juntamente com os avanços nas técnicas de datação, permitiu que paleontólogos em todo o mundo reavaliassem fósseis antigos e percebessem que algumas formas de vida anteriormente consideradas do período cambriano eram, na verdade, muito mais antigas. Outras descobertas de Charnia precambrianas foram feitas na Austrália, Rússia e Canadá.

Enquanto a comunidade científica estava entusiasmada com a importância da descoberta, Tina Negus permaneceu alheia ao impacto de sua curiosa descoberta. Somente em 1961 ela aprendeu sobre a importância e a influência do fóssil. Em 2004, ela viu uma entrevista com Roger Mason discutindo a descoberta e entrou em contato com ele. Em 2007, ela foi convidada para celebrar o 50º aniversário da identificação de Charnia e foi reconhecida como co-descobridora.

Curiosamente, houve casos anteriores de pessoas percebendo fósseis semelhantes em Charnwood, datando de 1848. Alguns naturalistas já haviam identificado macrofósseis como possíveis formas de vida precambrianas. Isso indica que a resposta para o dilema de Darwin existia antes mesmo de ele expressar sua confusão em 1859.

Hoje, os cientistas descobriram diversas formas de vida precambrianas em várias localidades ao redor do mundo, incluindo Inglaterra, Austrália, América do Norte, Groenlândia, África do Sul, partes da Ásia e Rússia. Agora está claro que plantas complexas prosperaram antes da explosão cambriana, mas a razão para o repentino aumento da diversidade há mais de 500 milhões de anos ainda é desconhecida.

Ao prosseguir, os pesquisadores devem abordar novas descobertas dos períodos precambriano e cambriano com mente aberta. A história de Charnia destaca a possibilidade de que, às vezes, até mesmo os olhos inocentes das crianças podem ver oportunidades que escapam aos cientistas mais experientes e sábios. [ScienceAlert]