Como Stephen Hawking perdeu U$ 100 por causa do bóson de Higgs

Por , em 6.07.2012

Neste vídeo Stephen Hawking explica a importância da descoberta do bóson de Higgs por ela ser a partícula que dá massa as outras partículas. A descoberta também fortalece o Modelo Padrão da física; que é a teoria que explica todos os resultados dos experimentos até o momento.

Segundo Hawking, Peter Higgs deveria ganhar um prêmio Nobel pela descoberta teórica na década de 1960 de uma partícula que hoje sabemos ser real.

Ele afirma que não esperava estes resultados e portanto fez uma aposta com o físico Gordon Kane da Universidade de Michigan (EUA) de U$ 100 de que a partícula nunca seria encontrada. Loser! [Gizmodo]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

32 comentários

  • Alberto Campos:

    Quanto ao boson de higgs, continua sem solução. Li em janeiro de 2013 um artigo na revista “Scientific American” que diz, no final da pag.67 o seguinte: “Não temos ainda qualquer observação que indique a existência desta partícula. Caso exista o HLC irá detecta-la”. No final da pag. 73, outra frase Denisov disse:
    “A equipe do D-zero completará uma análise independente dos dados da CDF. Ainda não vimos nada. Relatou ele em uma entrevista coletiva”. Com isto, estou cada vez mais convencido que o que digo no blog: “Olhando o Universo”, no capítulo 8, se confirmará. Isto é: boson de higgs, buraco negro e matéria escura, são a mesma coisa em escalas de tamanhos diferentes.

  • Alberto Campos:

    José Ferreira Santiago
    Te dou meus parabém pelo trabalho apresentado. Gostaria de saber como se iniciou este processo.Por exemplo: a criação do criador. Tudo tem um início,é claro e Deus foi criado primeiro para criar o universo. Como se formou este espírito e como um espirito pode fazer tudo isto que existe aqui e quanto tempo foi necessário para isto. Ele ordenou o big bang ou ele mesmo fez. Como fez e para que fez. Faltam muitos detalhes e parece mágica. Um abraço.

  • José Ferreira Santiago:

    José Ferreira Santiago
    Cientista brasileiro J F Santiago descobre origem do universo e a existência de Deus na conservação da energia constante não é criado e nem destruído somente transformado de uma espécie de energia em outra. Na termodinâ-mica a energia interna é definida como a soma das energias cinéticas e de interações de seus constituintes este princípio enuncia a conservação da energia. U = Q – W. A relatividade especial das quatro forças subatômicas nucleares de energias fundamentais da natureza é a grandeza de leis físicas escalarem força ativa Deus, fenômeno físico da equivalência energia-massa, energia-dinâmica simétrica Anton quântica eletrofesfera dos elétrons, a energia do universo é constante. E = mc². Este autorweb e cientista autodidata estudou 40 anos ininterruptos fez intensas pesquisas em varias áreas dos conhecimentos científicos para descobri as estruturas dos fenômenos físicos de sistemas escalar uniforme quantitativo e qualitativo de energia simétrica não vista observáveis a olho nu macroscópico somente explicados por leis físicas através da concepção e observações empírica das ciências físicas nucleares, também intensificou estudos de pesquisas em outras vertentes factíveis de conhecimentos dos sistemas religiosos e seus aspectos conceituais de ritos e crenças. O criacionismo darwinismo evolucionismo ateísmo etc. etc.: Autor cria um divisor de águas atualizando informações de todas as fontes e suas vertentes criando um único conhecimento empírico em ciências exatas e ciência pura.

    Descartando toda informação caracterizada de conjecturas por pseudos-intelectuais ou dogmáticas filosóficas e teológicas dos sistemas religiosos. Tema discorre sob grandezas físicas relevantes: Deus existe é energia e não espírito; Não houve big-bang; Jesus Cristo nunca existiu esse nome é um dogma da igreja católica de nº 5º ao 13º do episcopado ecumênico criado em 325 DAC. No concilio de Nicéia vaticano I criação da Santíssima trindade Pai, Filho e Espírito Santo, modelo de deidade politeísta; A bíblia sagrada não é um livro inspirada e contêm erros. As religiões são mitológicas e cultuam rituais espíritas de crendices e preceitos dogmáticos. Cientista cria modelo virtual inédito de simulação computadorizada 3D tridimensional para representar dados científicos de sua descoberta em ciências físicas nucleares de estudo do núcleo subatômico de energia simétrica das quatro forças de interações fundamentais da natureza, conceitua modelo técnico cientifico do Núcleo de grandeza subatômica de forças de altas energias dinâmica constante Anton quantum simétrico dos eletros-fera Léptonico de Neutrinos e Elétrons as interações de leis físicas do universo é fato. O espaço-tempo cosmológico é uniforme sobre grande pressão negativa que produz energia quântica simétrica constante homogênea enchendo todo vácuo no universo simultaneamente provocando forças e densidade de ação e reação nos campos escalares dinâmicos do cosmo podendo transformar-se em escalas de níveis eletrônico ambientes sob a mesma força de grandeza potencial de magnitude quadrimensionais das quatro forças de ondas de altas energias subatômicas nucleares de irradiação bariônicas sob ondas de interações e entrelaçando energia sobre energia em todos os sistemas ativo formando o núcleo subatômico de forças como se fosse quatro grandes rodas de ondas uma dentro da outra.

    Cientista J F Santiago fundamenta descoberta baseado em dados científicos registrado na internet, em ciências físicas nucleares, ciências matemáticas, historia geral e em parte da bíblia sagrada fonte comprobatória desta descoberta. Os nomes pseudônimos e datas de vários autores inseridos. Gravitação Universal de Isaac Newton 1687. Maxwell 1864. Albert Einstein 1905 relatividade restrita.

    Paul Dirac 1927 Teorias Quântica de Campos e Gross, Wilczek, e Politzer foram gratificados com o premio Nobel de Física em 2004 com a teoria no Cromo dinâmica quântica: Força Nuclear Forte; Flavordinâmica quântica: Força Nuclear Fraca; Eletromagnética quântica: Força Eletromagnética, e Geometrodinâmica quântica: Força de Gravidade. No campo da ciência o cientista da seqüência a estudos e pesquisas de antecessores reformulando dados e fenômenos atualizando informações de novas descobertas dentro do contexto tecnológico de conhecimento cientifico. Em 2011 Jose Ferreira Santiago após 40 anos de estudos e pesquisas lança modelo subatômico nuclear das quatro forças de interações de energia constante fundamentais da natureza.

    • axeowna:

      Sou muito fã de Ciência msm . mais é tudo tão interessante e o mesmo tempo tao contraditório. falam um uma partícula, mais me pergunto de onde veio essa partícula. ela ocupa um espaço então logo algo abrangia ela e qual seria o nome dessa abrangênci. affe ¬¬” só sei que nada sei”

  • Alberto Campos:

    Ele ainda não perdeu nada. A partícula ainda não foi encontrada. Encontraram uma partícula que ainda não se sabe o que é. Estamos ainda no ponto zero.

  • Renato Almeida:

    Muita gente passando fome sede sem emprego etc… e um idiota perde 100 milhoes assim atoa , de pra min esse dinheiro

    • Anju:

      Podemos dizer q o Sr .Hawking foi apens infeliz em sua forma de se expressar provavelmente ele falava do nda convencional…pois sabemos e ele tbm deve saber q flutuaçoes qunticas e campos de higgs são alguma coisa e n nda de fato pelo q define a palavra…na minha opinião os fisicos principalmente os + ateus se frustam sempre com essa coisas de surgimento do universo pois ai q esta o trunfo d Deuz. A muito tempo no passado o homen primitivo qndo se deu conta de se atribuiu o que ele não entendia inclusive a criação do universo a um deuz…Hojé em dia a ciencia, a fisica se ve com o mesmo problema do homen primitivo apenas o problema fica se transferindo de lugar…Se estivessmos no Yugioh game os fisicos estarim na gaiola dos Pesadelos O.o

    • aguiarubra:

      A vertente “niilista” do ateismo (que ignora o Efeito Casimir e a Eletrodinâmica Quântica) tem que se haver agora com o “grande problema” de refutar a existência do Campo de Higgs, para evitar que suas alegações da predominância do nada metafísico os deixe mais ridículos do que já são!

      As “coisas” estão ficando cada vez mais complicadas prá eles!!!

    • aguiarubra:

      Assista o documentário ‘TRABALHO INTERNO’ para entender porquê há gente sem emprego pelo mundo.

      E Hawking não tem 100 milhões para apostar: é só US$ 100,00!

      Quanto a ele ser um “idiota”, talvez ele ajude a resolver os problemas com o uso do petróleo, pois ele o ramo que ele traça nos levará a obter energia do “vácuo”, antes que o século XXI termine.

      As pesquisas na física de partículas tem o potencial de “salvar” a humanidade da extinção pela depauperação do meio-ambiente que nos sustenta.

    • Rosana Oliveira:

      Renato Almeida, são 100 dólares. Querer o bem da humanidade é louvável, mas não saber diferenciar 100 dólares de 100 milhões, é o fim da picada.
      Abre o olho. Isso é mau sinal. Estuuuuda, garoto.
      100 – cem
      1000000 – 1 milhão

    • Renato Almeida:

      quando eu comentei estava marcando US100 milhoes agora q concertaram .

      e quem te disse q eu nao estudo ?

    • Gargwlas Gargw Gargwlas:

      100 dolares camarada…..

    • Máscara Galáctica:

      Se estuda ou não, eu não sei… Mas concertaram “com c”, deve ter fugido das aulas de português.

  • Thiago Francisco:

    “Pois é, os gigantes também erram”

  • Renys de Andrade:

    Será que ele pagou?

  • Alexandre Neuwert:

    Acho que ele está com bastante crédito ainda.

  • Henrique Pereira:

    A risada do Stephen Hawking no final não tem preço

  • tiago ciriaco:

    Bóson de higgs? Será q irá ajudar o homem ser mais feliz?

  • EDSON_HYPE:

    Incrível!!!

    O Sr Hawkings perdeu uma aposta sobre a detecção do bóson de higss, mas está plenamente convicto de que o Universo criou a si mesmo do nada.

    Faça me o favor né!!!

    • Nik:

      Hawking é mais famoso no campo da física TEÓRICA e NINGUÉM pode estar PLENAMENTE CONVICTO de NADA com base em teorias… :]

      Quanto as apostas… ele deve estar realmente orgulhoso de ter perdido, pois tenho certeza de que ele fez esta e outras apostas por pessimismo e não por lógica.

      Quem entendeu sabe o quanto é bom estar errado às vezes…

    • EDSON_HYPE:

      Não acredito que ele esteja feliz não como você disse. Ninguém fica feliz por perder apostas, principalmente quando envolve conhecimento. E, se ele não está convicto como você disse, ele deveria então colocar em suas afirmações constantes de livros, principalmente as que se referem a origiem do Universo, um pouco de dúvida e não afirmações categóricas como ocorrem. Mas o Sr Hawking é tido como um semideus, então diga o que disser, acerte, erre, ganhe ou perca, sempre haverão os que irão desatar as suas alparcas.

    • bengf:

      O universo criou a si mesmo do nada?
      A Teoria do Big Bang fala de como o universo surge, não do que ele surge, na realidade, de que eu saiba (sou leigo no assunto, estudante de fundamental), a Teoria do Big Bang parte de t=0, então, ao meu ver, não acho possível uma relação de causa como “criação”…
      Além de que a convicção dele não é por maus motivos, “teoria”, na metodologia científica, significa “explicação concreta” e não “idéia”.

    • aguiarubra:

      Não caia nas convicções dos cientistas: o Universo não saiu do NADA ABSOLUTO, mas do “vácuo quântico”, ou seja, de “algo” físico, existente e mensurável!

      Por enquanto, do “zero” não surge o “um”, ok?
      E “zero” não multiplica, não divide, não soma e nem subtrai.

    • Amadeus E:

      Saindo do assunto, do zero não sai um, vai estudar engenharia, ciencia da computação, o calculo, vai ver muito 1+1 dar 11 ‘-‘

    • aguiarubra:

      Não entendi nada!

      No cálculo, o zero infinitesimal NUNCA é zero absoluto e em computação 1+1 = 10 binário!!

    • aguiarubra:

      Achei no site do Instituto Humanitas UNISINOS o seguinte artigo: “Abre-se um novo capítulo da Física” http://www.ihu.unisinos.br/noticias/511255-abre-se-um-novo-capitulo-da-fisica

      O texto é de Brian Greene, que escreveu “O Universo Elegante” apresentando a Teoria das Supercordas.

      Preste atenção no seguinte trecho:

      “…a massa de uma partícula é a resistência que você encontra se você avança contra ela. A pergunta é: de onde vem essa resistência? A resposta, segundo a teoria de Higgs, é que o espaço está cheio de uma substância invisível – o campo de Higgs – que age como uma espécie de melaço que exerce uma resistência fluidodinâmica quando as partículas buscam acelerar através dele. Quanto mais uma partícula é “pegajosa”, mais ela é influenciada por esse campo de Higgs e mais pesada parece.

      O vazio interestelar, limpo de qualquer traço de matéria e de radiação, seria, portanto, permeado pelo campo de Higgs. Higgs propôs que se reescrevesse a própria definição de nada, preenchendo o espaço vazio com uma substância capaz de conferir às partículas a sua massa…”.

      Então, o “nada” a que se refere Hawking é o tal “Campo de Higgs”, ok?

    • EDSON_HYPE:

      Explicar de onde veio o Universo, dizendo que é do nada, teoricamente tendo nada = campo de Higgs (conforme vc disse), porém sem explicar de onde veio o bóson de Higgs, acho tão inútil quanto explicar de onde vem o bolo mas não explicar de onde vem o trigo.

    • aguiarubra:

      Ora, o Bóson de Higgs é um “quantum” do campo de Higgs e a investigação de sua origem é o próximo desafio experimental a ser feita nos próximos anos!

      A existência desse campo significa que o “nada” continua “não existindo”(dãããã…) e isso implica que o Universo não surgiu do “nada”!!!

      Mas há muito pesquisa ainda a ser feita, que é a consequencia da comprovação da existencia desse bóson.

      Se quiser algo como comer o bolo cosmológico antes de estar com os ingredientes devidamente “cozidos” no LHC, assista o documentário “Universo Elegante” (além de ler o livro de Greene), onde é apresentado a “Teoria M”, o principal candidato de uma possível Teoria de Tudo que talvez leve todo o nosso atual século para ser comprovada ou descartada!

      O niilismo, depois dessa, implodiu no “nada” que ele sempre foi.

    • EDSON_HYPE:

      Diga isso ao Sr Hawking, afinal a afirmação foi dele.

    • aguiarubra:

      Hawking está apostando contra a metafísica filosófica. O erro é só dele (por simples falta de competência em Filosofia!!!) e o leigo que seguí-lo é só mais um coitado que não sabe pensar por si mesmo e fica “acrítico” com autoridades científicas do porte de Stephen Hawking.

      Mas como explanou bem “Bengf”: “…“teoria”, na metodologia científica, significa “explicação concreta” e não “idéia”…”.

      Hawking faz bem expondo sua “ideia”, mas quem confunde “ideia” com “explicação concreta” certamente não é Hawking!!!!

  • Bruno Oliveira:

    Tem esse vídeo em português?

Deixe seu comentário!