Como tornar-se um vampiro sem ser mordido por outro

Por , em 28.02.2012

O estudo descrito abaixo foi publicado em uma revista científica, a Psychological Science August, em 2011. De acordo com ele, para se tornar um vampiro você não precisa ser mordido por outro… apenas ler livros sobre esses seres que adoram sangue.

Isso acontece porque as pessoas precisam se sentir parte de um grupo, e a assimilação coletiva de uma narrativa, como livros sobre vampiros, torna isso possível.

“Nós propomos a hipótese da assimilação coletiva da narrativa – em que experimentar a narrativa faz com que psicologicamente uma pessoa se torne parte do coletivo descrito na narrativa. Em um teste desta hipótese, os participantes leram passagens de um livro sobre bruxos (da série Harry Potter) ou um livro sobre vampiros (da saga Crepúsculo)”, disseram os pesquisadores.

O teste mostrou que os participantes tomavam medidas implícitas e explícitas que mostravam que psicologicamente eles se tornavam bruxos ou vampiros, de acordo com a temática do livro que leram.

“Os resultados também sugerem que essa assimilação coletiva da narrativa diz respeito à necessidade básica de conexão humana”, explicam.

De acordo com o estudo, existe uma tendência das pessoas criarem uma necessidade de pertencimento através da assimilação coletiva de uma narrativa, como Harry Potter ou Crepúsculo. As pessoas precisam pertencer a grupos para aumentar a satisfação de vida e o bom humor – mesmo se tornando vampiros ou bruxos psicologicamente, sem receber uma carta de Hogwarts ou ser mordido por um vampiro. [ScienceHumor]

16 comentários

  • Douglas Caetano:

    eu acho isso coisa de loko e vcs a mesma coisa

  • Marlene Amaral:

    BEM DESDE NOVA ADORO TUDO SOBRE VAMPIROS LEIO VEJO FILMES SOU FACINADA PELO QUE DIZEM SER OS VAMPIROS ATE AS VEZES COMO CARNE CRUA E JA TOMEI SANGUE NAO MUDA MUITO PARECE COISA DE LOCO MAS EU ACHO LEGAL

  • Mauro Neto:

    Nossa gente, na boa, se não quer CONTRIBUIR para o debate não comentem… esse nível de piadas o orkut, facebook, e afins já estão cheios! Não sou contra o humor ou piadas, pelo contrário, mas se concentrar nisso e não no FOCO DA PESQUISA fica difícil trocar idéias produtivas as vezes…
    Eu tenho um filho de 6 anos de idade, e não quero proibir ele de ler o que quiser, quando ele crescer… mas como pai, gostaria sim, de saber lidar melhor com situações psico-educacionais que tratam de leitura e assimilação de cultura:
    – se hoje existe os “emos” imaginem as piores possibilidades num futuro próximo!!! Porque antes tivemos os Góticos, e agora os “filhos da saga crepúsculo”, que em minha opinião são adolescentes e pré-adolescentes bem espertos (tecnologicamente) mas imaturos emocionalmente (mais outros problemas de afetação – preconceito geracional eu sei!). E eles ABSORVERAM esse SUCO CULTURAL de livros, músicas, filmes e etc.
    Agora, comprovando que essa “hipótese da assimilação coletiva da narrativa – em que experimentar a narrativa faz com que psicologicamente uma pessoa se torne parte do coletivo descrito na narrativa” esteja certa, poderemos desenvolver métodos de “defesa” mais eficazes, que considero ser mais do que uma boa educação e instrução às nossas crianças…
    Para um adulto, ler pode não levar à “se tornar um vampiro ou um bruxo”, mas para um ser humano em fase de desenvolvimento da consciência e da personalidade já fica mais delicada a questão!
    Agora, convenhamos, quantas pessoas nós conhecemos que já mudaram até o comportamento quando encontram uma boa/má idéia, e um grupo disposto a aceitá-lo, doutriná-lo e fazer dele “parte do sistema”… assistam o filme A ONDA!

  • Mar:

    Então já sou uma vampira a muito tempo, pois eu leio muito sobre vampiros, mas e a imortalidade onde fica?

    • Delfi Delfina:

      Por favo me trazforma em vampira eu te suplico

  • oberdanorris:

    Então posso morrer e ser ressuscitado pelos meus amigos com as esferas do dragão?

    • Geoh Costa:

      kkkkkkkkkkk vc é zika cara….rsrsr muito engraçado

  • Marte:

    Bom artigo. Ótima foto.

  • Jeanette:

    Ótimo! Eu nunca recebi a minha carta de Hogwarts, agora estou mais descansada 🙂

    • jackeline joyce bezerra rodrigues:

      sim;porque eu acredito em vanpiro

  • Isabela:

    Então ser for assim eu já sou uma vampira!

  • Fabrício Custódio:

    E quem lê Bruna Surfistinha?

  • elena:

    shuashu e quem leu como eu toda coleção de diários do vampiro?
    cade o meu poder de controle mental? heheh

  • Paulo Eduardo:

    È só você comprar um relógio do ben 10 e falar bem alto ” hora de morfar” que você se transforma num vampiro!! he he!!

  • Glauco:

    Hehehe, q foto ótima!!

    • Matheus:

      vampiro brasileiro!

Deixe seu comentário!