Chocolate preto com 70% de cacau reduz estresse e inflamação

Por , em 26.04.2018

Se você é chocohólico, esse estudo vai dar ainda mais água na boca. Pesquisadores da Universidade Loma Linda (EUA) chegaram à conclusão que chocolate preto com 70% de cacau tem efeitos positivos para o corpo.

Resultados de dois estudos foram apresentados no evento Experimental Biology 2018, que acontece em San Diego, defendendo que chocolates com alta concentração de cacau (70%, no mínimo) têm efeitos positivos nos níveis de estresse, inflamação, humor, memória e imunidade.

Enquanto sabemos bem que o cacau é uma grande fonte de flavonoides, esta é a primeira vez que este efeito foi estudado em humanos para determinar como ele influencia na saúde cognitiva, endócrina e cardiovascular.

O pesquisador Lee S. Berk, da Universidade Loma Linda (EUA) participou dos dois estudos. “Por anos observamos a influência do chocolate preto em funções neurológicas pelo ponto de vista do açúcar – quanto mais açúcar, mais felizes ficamos. Esta é a primeira vez que observamos o impacto de grandes quantidades de cacau em doses pequenas como barras de chocolate em humanos por períodos de tempo curtos ou longos”.

Os flavonoides encontrados no cacau são agentes antioxidantes e antiinflamatórios extremamente potentes e trazem benefícios já conhecidos para o cérebro e saúde cardiovascular.

O primeiro estudo focou no impacto desse chocolate no sistema imunológico humano, e concluiu que ele causa uma cascata de reações que reduzem inflamações.

O segundo estudo analisou a resposta eletroencefalográfica de voluntários que consumiram 48g de chocolate com 70% cacau 30 minutos e também 120 minutos antes. Os resultados mostram que este alimento melhora a neuroplasticidade, a capacidade do sistema nervoso de moldar-se quando sujeito a novas experiências.

Berk afirma que os estudos requerem maiores investigações, especialmente para determinar a significância desses efeitos nas células imunológicas e no cérebro, em grupos maiores de participantes. A próxima pesquisa que será realizada por esta equipe vai investigar os mecanismos que podem estar envolvidos na relação de causa e efeito de comportamento cerebral após a ingestão desse chocolate com alta concentração de cacau. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (14 votos, média: 4,86 de 5)

Deixe seu comentário!