Açúcar é tóxico?

Por , em 4.03.2013

A expressão “doce veneno” nunca fez tanto sentido quanto agora: estudo publicado recentemente no periódico PLoS ONE mostrou a força do vínculo entre o consumo excessivo de açúcar e a ocorrência de diabetes tipo 2.

Examinando dados da última década sobre a ocorrência da doença e a disponibilidade de açúcar em 175 países, os pesquisadores concluíram, ainda, que esse vínculo ocorre mesmo em pessoas não obesas (embora a obesidade também possa levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2).

“Você não poderia executar um estudo ‘no mundo real’ que fosse mais conclusivo do que esse”, garante o endocrinologista Rob Lustig, um dos autores da pesquisa.

A análise considerou diversas variáveis para confirmar a “culpa” do açúcar: renda, moradia (cidade ou campo), idade, obesidade, rotina de exercícios, consumo de outros alimentos e ingestão diária de calorias.

Dessa forma, a pesquisa satisfez os critérios para o que é considerada uma inferência médica causal, vinculando dosagem (quanto mais açúcar disponível, maior a ocorrência de diabetes); duração (se açúcar estiver disponível por mais tempo, a prevalência de diabetes aumenta); direcionamento (diabetes não apenas cresce com mais açúcar, também diminui com menos açúcar); e precedência (diabéticos não começam consumindo mais açúcar; pessoas que consomem mais açúcar têm mais chances de se tornar diabéticas). [The New York Times, PLoS ONE, foto de Pink Sherbet Photography]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

10 comentários

  • Clebson:

    Açúcar é um mau…

  • Conrado Romancini:

    Não precisa de pesquisa para sabermos que sal e açucar são inimigos terriveis do nosso organismo.

    • Victor B. Iturriet:

      Concordo em parte, não sei sobre as proporções de sódio que o nosso organismo precisa. Entretanto, o sal realça o sabor dos alimentos, logo nos faz produzir mais saliva ao ingerir alimentos com esse tempero. A saliva é parte importante da digestão, logo, uma comida bem temperada (veja que me refiro à comidas com sabores atrativos, e não comidas ao estilo guacamole e outros entupidos de pimenta) contribui para a digestão.
      Em contrapartida a isso tudo, temos outras alternativas de tempero para melhorar nossa salivação.
      Enfim, são os dados que eu tenho, nada conclusivo.

    • jodeja:

      Concordo com você Conrado, só que o açúcar é mais perigoso, porque se o alimento estiver muito salgado se torna intragável. Já o açúcar, há quem o coma até puro, não é mesmo?

  • Levi Barbosa:

    pior que é sempre assim…

    acho melhor usar o bom senso e a percepção…

    há alimentos que sentimos fazer mal… pra que esperar estudos?

  • Bond James Bond:

    Daqui há seis meses aparecerá outro estudo dizendo o contrário, assim como acontece com o ovo, o álcool e o café!

    • Bond James Bond:

      perdão! daqui a* seis meses

    • Humberto Sousa:

      É com h mesmo, não?

    • Guilherme de Souza:

      É sem “h”, Humberto. Seria com “h” se ele falasse do passado, como “há seis meses apareceu um estudo dizendo X, agora apareceu outro dizendo Y”

    • Cesar Grossmann:

      Não acredito. O açúcar está consistentemente ligado a estas doenças e tem estudos mais antigos afirmando isto. Aliás, não só o açúcar, mas todos os carboidratos de cadeia curta ou refinados.

Deixe seu comentário!