Curiosity captura o panorama de Marte com a mais alta resolução até agora

Por , em 7.03.2020

O rover Curiosity da NASA capturou seu panorama de maior resolução da superfície de Marte até agora.

O resultado é composto de mais de mil imagens feitas pela Mast Camera do robô em novembro de 2019, e contém 1,8 bilhões de pixels da paisagem marciana. Em 2013, o Curiosity havia feito um panorama de 1,3 bilhões de pixels.

O rover também produziu um panorama de resolução mais baixa, com cerca de 650 milhões de pixel, que inclui seu braço robótico.

Descanso para os cliques

Ambas as imagens mostram a região de “Glen Torridon”, no Monte Sharp, que o Curiosity está atualmente explorando.

Os panoramas representam uma chance rara na qual o robô ficou “de boa”; a equipe da missão estava de férias para o feriado de Ação de Graças americano, de forma que ele pode fazer diversas fotografias de seus arredores do mesmo ponto de vista por vários dias seguidos.

O robô foi programado para fazer os cliques entre meio dia e duas da tarde (horário local de Marte) por quatro dias a fim de capturar as melhoras imagens possíveis em luz consistente.

“Esta é a primeira vez durante a missão que dedicamos nossas operações a um panorama estéreo de 360 graus”, disse Ashwin Vasavada, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA que lidera a missão do Curiosity. [Phys]

• Abrahan Nipah:

Por que será que isso me lembra tanto dos terrenos renderizados naquele programa (esqueci o nome, DAWN!)?
    Anyway, foi só pra descontrair, curti a imagem.

Osiris: New Dawn? O enredo do jogo envolve o sujeito sobreviver em um planeta deserto. Marte é um planeta deserto. Não fui atrás de mais informações, mas não duvido que tenham usado imagens de Marte para criar as paisagens do planeta desértico.