NASA: Curiosity captura o panorama de Marte com a mais alta resolução até agora

Por , em 7.03.2020

O rover Curiosity da NASA capturou seu panorama de maior resolução da superfície de Marte até agora.

O resultado é composto de mais de mil imagens feitas pela Mast Camera do robô em novembro de 2019, e contém 1,8 bilhões de pixels da paisagem marciana. Em 2013, o Curiosity havia feito um panorama de 1,3 bilhões de pixels.

O rover também produziu um panorama de resolução mais baixa, com cerca de 650 milhões de pixel, que inclui seu braço robótico.

Descanso para os cliques

Ambas as imagens mostram a região de “Glen Torridon”, no Monte Sharp, que o Curiosity está atualmente explorando.

Os panoramas representam uma chance rara na qual o robô ficou “de boa”; a equipe da missão estava de férias para o feriado de Ação de Graças americano, de forma que ele pode fazer diversas fotografias de seus arredores do mesmo ponto de vista por vários dias seguidos.

O robô foi programado para fazer os cliques entre meio dia e duas da tarde (horário local de Marte) por quatro dias a fim de capturar as melhoras imagens possíveis em luz consistente.

“Esta é a primeira vez durante a missão que dedicamos nossas operações a um panorama estéreo de 360 graus”, disse Ashwin Vasavada, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA que lidera a missão do Curiosity. [Phys]

4 comentários

  • Clovis Marques Lima:

    Bom dia.

    Não entendo o motivo pelo qual, não apontam o telescópio Hubble para a lua ? não entendo também não colocarem um robô desses na lua, colocando o mundo todo ainda mais familiarizado com o solo lunar.

    Poderiam explicar algo simples, que nos enchem de dúvidas ?!

    • Cesar Grossmann:

      Segundo a NASA, a Lua se move muito rápido no céu para o Hubble apontar para ela, e ela brilha muito pouco no UV para ser capturada pelas lentes do mesmo, mas mesmo com estas dificuldades o Hubble já foi apontado para a Lua e foram feitas imagens da mesma. Sobre colocar um robô na Lua, os chineses fizeram isso e, na década de 1960, os soviéticos também tinham feito isso.

  • Abrahan Nipah:

    Por que será que isso me lembra tanto dos terrenos renderizados naquele programa (esqueci o nome, DAWN!)?
    Anyway, foi só pra descontrair, curti a imagem.

    • Cesar Grossmann:

      Osiris: New Dawn? O enredo do jogo envolve o sujeito sobreviver em um planeta deserto. Marte é um planeta deserto. Não fui atrás de mais informações, mas não duvido que tenham usado imagens de Marte para criar as paisagens do planeta desértico.

Deixe seu comentário!