Depressão pode ser fator de risco para Alzheimer ou outros tipos de demências

Uma nova pesquisa descobriu que pessoas que tiveram depressão na meia idade têm maior risco de desenvolver demência mais tarde.
A demência de que estamos falando é a demência vascular, que se trata de uma doença causada por acidentes vasculares cerebrais (derrames). É o segundo tipo de demência mais comum, depois do Alzheimer, sendo que as duas condições têm sintomas parecidos, mas processos diferentes.
O estudo também descobriu que pessoas que têm depressão já mais tarde na vida possuem maior risco de desenvolver mal de Alzheimer.
Os pesquisadores seguiram 13.000 adultos de 30 a 40 anos até seus 80 anos. Eles descobriram que sintomas de depressão na meia idade levavam a 20% mais risco de demência vascular, e depressão na terceira idade levava a 70% mais risco de Alzheimer, sempre em comparação com pessoas que não tiveram depressão.
“Os participantes do estudo eram 3,5 vezes mais propensos a desenvolver demência vascular se tivessem sintomas de depressão tanto na meia-idade quanto mais tarde na vida, o que sugere que a depressão recorrente provoca alterações vasculares que coloca as pessoas em risco para a demência”, explicou a autora do estudo, Deborah E. Barnes, professora de psiquiatria da Universidade da Califórnia, em San Francisco, EUA.
Porém, o estudo tem falhas. Foi baseado apenas em questionários sem aprofundamento, e os cientistas não viram imagens dos cérebros dos pacientes que tiveram demência nem souberam que se eles se trataram e de que forma da depressão.
Portanto, apesar de saberem que existe uma ligação entre as duas condições, os pesquisadores não podem dizer se a depressão causa demência ou se o tratamento da primeira condição pode evitar a segunda.
Não é a primeira vez que estudos sugerem que há uma relação entre demência e depressão. Uma pesquisa que revelou que as mulheres têm mais depressão do que os homens mencionou que evidências crescentes mostram que Alzheimer e Parkinson têm seu início em distúrbios de ansiedade na meia-idade. O início dos sintomas, como ataques de pânico e dificuldade para dormir, pode indicar um possível desenvolvimento de Parkinson de 5 a 6 anos depois.
Outro estudo mostrou que a depressão aumenta o risco de derrame, que, como vimos, é a causa de demência vascular. Também, uma pesquisa descobriu que a viuvez aumenta as chances de desenvolver Alzheimer, e isso pode estar ligado à depressão que o viúvo ou viúva sofre.
A principal questão que os cientistas têm que tentar responder agora é se é possível evitar a demência curando os sintomas da depressão.[CNN, IVDN]
2 comentários
Gostaria de saber se pessoas que sofreram de depressão ainda na adolescência ou no início da fase adulta correm o mesmo risco de ter demência ou Alzheimer que as pessoas que apresentaram um quadro depressivo já em certa altura da vida. E se o fato de terem sofrido de depressão mais cedo pode aumentar significativamente esse risco.
Si Señores de Hypeciancia, puedo decir afirmativamente que la depresion que es producida por el cerebro por la liberacion de un neurotrasmisor llamado Serotonina, que lo inunda y se desparrama por el torrente sanguineo. De la misma forma cuando el cerebro se desequilibra comienza a producir una Proteina llanada Tau, que satura los neurotrasmisores y conducen al mal de Alzneimbrerg. Hablo en calidad ee paciente que sufre la enfermedad.Y me encuentro en tratamiento con bastante exito. Elida Milanellio