Descoberta Inédita na Tailândia: Trilobitas Revelam Segredos do Mundo Antigo

Por , em 26.11.2023

Uma descoberta recente na Tailândia revelou dez novas espécies de trilobitas, criaturas marinhas extintas que permaneceram ocultas por cerca de 490 milhões de anos. Esse achado poderá ser um marco significativo para decifrar a configuração geográfica do mundo antigo.

Os trilobitas, seres do fundo do mar com cabeças em forma de meia-lua que respiravam pelas patas, foram objeto de um estudo detalhado em uma monografia de 100 páginas publicada em uma revista científica britânica de renome. Uma das espécies descobertas foi nomeada em homenagem à Princesa Real da Tailândia, Maha Chakri Sirindhorn.

Estes fósseis foram encontrados entre camadas de cinzas petrificadas em arenito, resultado de erupções vulcânicas antigas que se assentaram no leito do mar, formando uma camada verde conhecida como tufo. O tufo é singular pois contém cristais de zircão, que se formaram durante as erupções. O zircão destaca-se pela sua estabilidade química e resistência ao calor e à intempérie, sendo tão duro quanto o aço e sobrevivendo à erosão de outros minerais.

Nigel Hughes, coautor da monografia e professor de geologia na Universidade da Califórnia em Riverside, explica que técnicas de datação radiométrica permitem determinar a idade do zircão e, consequentemente, a idade da erupção e dos fósseis.

É raro encontrar tufos do período Cambriano tardio, que ocorreu entre 497 e 485 milhões de anos atrás. Hughes comenta que esta é uma das épocas menos datadas na história da Terra.

Shelly Wernette, ex-geóloga no laboratório de Hughes e atualmente na Universidade Estadual do Texas, destaca a importância dos tufos. Eles não apenas ajudam a datar os fósseis tailandeses, mas também contribuem para o entendimento de regiões como China, Austrália e América do Norte, onde foram encontrados fósseis similares em rochas indatáveis.

Os fósseis foram descobertos na costa de Ko Tarutao, uma ilha situada a cerca de 40 minutos ao sudoeste do continente principal por barco de alta velocidade, dentro de um sítio geoparque da UNESCO. Esse local tem atraído a colaboração científica internacional.

Wernette considera particularmente fascinante a identificação de 12 tipos de trilobitas, previamente registrados em outras partes do mundo, mas nunca antes na Tailândia. Essa descoberta estabelece uma conexão entre a Tailândia e partes da Austrália.

Durante a era desses trilobitas, a região estava na periferia de Gondwanaland, um supercontinente antigo que incluía África, Índia, Austrália, América do Sul e Antártica.

Hughes explica que parte do trabalho envolve determinar a posição geográfica passada dessa região tailandesa em relação a Gondwanaland, comparando-a a um quebra-cabeça tridimensional complexo e em constante mudança. Espera-se que esta descoberta ajude nessa tarefa.

Por exemplo, a espécie de trilobita nomeada em homenagem à Princesa Sirindhorn é vista como um tributo ao seu compromisso com o avanço das ciências na Tailândia. Wernette percebe uma certa nobreza nesta espécie, evidenciada por sua ornamentação cefálica expansiva e linhas elegantes. Ao datar os tufos que contêm Tsinania sirindhornae, os pesquisadores esperam determinar a idade das espécies relacionadas de Tsinania encontradas no norte e sul da China.

A equipe acredita que o registro fóssil desvendado contém informações cruciais para os tempos atuais.

Hughes conclui enfatizando a importância dessas descobertas como um registro de mudança evolutiva e extinção, proporcionando uma narrativa histórica escrita pela própria Terra. Ele ressalta a relevância dessas descobertas para entender e enfrentar os desafios ambientais atuais. [UCR]